Falhas no estabelecimento e não cumprimento de prazos são com certeza uma constante fonte de problemas para as empresas que possuem como atividade econômica a prestação de serviços. Num mercado altamente competitivo como o atual, quem não respeita os acordos estabelecidos compromete sua visão de excelência perante o mercado, além de colher altos índices de insatisfação junto aos clientes. E se cumprir prazos parece uma tarefa difícil, já que cada serviço envolve diferentes etapas e processos, saiba que a utilização de uma ferramentas BPMS de gestão e a automatização de processos é capaz não só de garantir o cumprimento de prazos estipulados, como também otimizar a execução do serviço, garantindo excelentes resultados.
Mas para garantir esse incremento de performance, é importante ficar de olho em algumas dicas. Para adotar uma ferramenta BPMS, sua empresa precisa, antes de tudo, observar se ela é capaz de registrar o Acordo de Nível de Serviço (ANS), também conhecido como SLA (Service Level Agreement). Esta ferramenta é o que vai possibilitar o controle de aspectos fundamentais, como o tempo exigido em cada etapa do processo, o nível de qualidade pretendido em cada etapa do processo e a operacionalidade das respostas às solicitações.
É preciso observar também se a ferramenta que você vai utilizar possibilita, além do registro de todas as informações do acordo SLA, a definição e configuração de alertas e gatilhos que servirão como lembrete à equipe envolvida. Dessa forma, todos os solucionadores envolvidos na tarefa estarão sempre informados e atuando proativamente no cumprimento dos prazos acordados com o cliente, intervindo se necessário. Os alertas mostram o andamento do serviço e chamam a atenção de eventual fornecedor, a qualquer momento, para que ele tome decisões imediatas e garanta que o serviço respeite o acordo e seja executado com sucesso.
Outro fator importante se refere à visibilidade dos processos do cliente para que ele possa acompanhar o andamento da solicitação de serviço e saiba respeitar seu papel no acordo. Quanto à paralisação do SLA, o BPMS deve contemplar a definição de alguns critérios caso determinada etapa do serviço dependa da liberação de informações, autorizações ou situações que comprometem a continuidade (dependência de fornecedores por exemplo).
A partir da utilização do BPMS todas as informações sobre os processos e SLAs estarão registradas e poderão ser administradas pela empresa por meio de relatórios gerenciais e indicadores gráficos. Fator determinante para a necessária análise de objetivos, índices e da satisfação dos clientes sobre o serviço prestado, garantindo a eficácia de gestão e a melhoria continuada do serviço prestado.
É muito importante observar que processos envolvem diversas equipes de trabalho e o cumprimento dos prazos do SLA é relacionado ao bom desempenho de toda a equipe de colaboradores. Desta forma, outra tarefa que exige atenção do seu negócio é a definição de prazos internos; o chamado Acordo de Nível Operacional.
Fonte: Blog Supravizio BPM
4 Comentários
Muito bacana a matéria !
Vocês possuem algum modelos de TEMPOS DE SLA a serem acordados com a equipe de Suporte Campo ( Fiel Services ) para compartilhar por gentileza ?
Um grande abraço,
RAPHAEL
Olá Raphael,
Acho complicado quantificar tempos para atendimento pois isto pode variar muito: por serviço de TI, por cliente, por criticidade, por complexidade, por impacto financeiro no negócio etc.
Para field services é importante definir algumas políticas e ações, tais como:
* permitir o agendamento de um atendimento e até a data agendada suspender o SLA;
* permitir o aceite da suspensão do SLA pelo cliente;
* criar na pesquisa de satisfação itens para obter a percepção do cliente sobre o tempo de atendimento.
Fico muito grato pelo seu retorno Wallace ! Porém não existe nenhum modelo de mercado como referencia ? Pois para a Infra estrutura eu tenho este aqui:
Crítico – 2h
Alto – 4h
Médio – 8h
Baixo – 12h
Se puder e/ou tiver e compartilhar conosco. Agradeço !
Um forte abraço!
Raphael