Olá, leitores!
Já tenho mais de 25 anos em TI e posso lhes afirmar: por mais que a tecnologia evolua e tenhamos muita coisa nova para aprender, precisamos sempre lembrar de se lembrar e nunca esquecer que o Peopleware é fundamental.
Para que consigamos atender bem nossos clientes internos e externos nós, profissionais de TI, precisamos de 15 competências em nossa vida e currículo. Vamos a elas:
- Liderança: Desenvolva a capacidade intrínseca de influenciar outros, pois assim você conseguirá ter uma boa liderança. Não espere ser promovido a uma posição de gestão para assumir a postura de líder.
- Confiança: Quando você se prepara diligentemente e tem as informações coletadas adequadamente, sua forma de transmitir fará a diferença. Tenha segurança ao falar e, por conseguinte, suas informações serão confiáveis.
- Visão: Olhar além da sua própria rotina e ser capaz de sugerir melhorias nos processos da sua área e de outros, entendendo o impacto nos resultados da empresa.
- Espirito de equipe: Ofereça ajuda aos colegas mesmo quando não for solicitado, mostrando disposição em servir.
- Maturidade: consegue resolver conflitos sem gerar novos conflitos, agindo com serenidade e boa vontade.
- Integridade: faz o seu trabalho sem prejudicar ninguém, não puxa o tapete dos colegas e nem é ambicioso ao ponto de roubar ideias dos colegas.
- Visibilidade: seja o primeiro a se oferecer para novos desafios, levante a mão e deixe claro que você deseja aquele projeto. Assuma o risco de se expor… O não você já tem.
- Empatia e otimismo: reconheça as entregas bem feitas dos profissionais ao seu redor mesmo que você não seja o chefe delas, crie laços e seja uma pessoa otimista diante das pressões.
- Paciência: não tenha pressa em subir na empresa, é preciso tempo para que a empresa conheça suas habilidades. Continue entregando um bom trabalho.
- Avaliações: sua carreira está em suas mãos, por isso leve a sério todos os feedbacks e avaliações de desempenho que receber ao longo da sua vida profissional. Receba cada sugestão ou crítica como uma oportunidade de melhoria.
- Experiência: conhecimento técnico é importante principalmente para quem lidera uma equipe, mas passar pelos desafios e oportunidades trará experiência. O famoso know-how prático que ninguém consegue da noite para o dia.
- Networking: Uma rede de contatos é ótima fonte de informações e conhecimentos, não esqueça de fazer sua parte nessa troca e passe informações relevantes e que não firam a ética.
- Dedicação: Isso não quer dizer morar na empresa, mas todo gestor consegue perceber quando um funcionário é dedicado ao que faz. Se suas entregas possuem qualidade, seu interesse em anotar ideias, compartilhar experiências e projetos que possam fazer diferença na rotina da empresa.
- Desenvolvimento: Não pare de estudar, conhecimento é sempre importante. Quando você coloca de forma clara suas metas de carreira, observe se tem colocado a preparação como parte do seu plano de desenvolvimento.
- Caráter: Deixei esse ponto por último, pois nada que falamos acima tem sentido sem termos coerência em nossas entregas. Não basta prometer, é preciso entregar. Então assumir uma posição ou função nova, precisa de uma avaliação cuidadosa. Se você tem dúvida se conseguirá ter um bom desempenho é melhor recusar e falar a razão da sua negativa.
De que adianta tantas certificações e titulações se a comunicação não fluir e nosso cliente vive reclamando que não o atendemos bem?
Fica aqui essa lista para você fazer uma autoavaliação e desenvolver as competências que precisar. Elas são antigas e ainda assim muito atuais. Bom desenvolvimento!
7 Comentários
Bom dia Renata,
Obrigado pelas dicas …adorei o artigo.
Obrigado Weslei pelo seu feedback! Abrs
Olá Renata! Adorei seu artigo, e confesso que me identifiquei com todos os pontos colocados. Falo isso devido a minha carreira na última empresa que estive por 9 anos, começando como Analista Jr e saindo como Gestor de TI.
Parabéns pelo artigo!
Meu linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleiton-teixeira/
Abraços!
Bom dia Renata,
Excelente post!
Olá Cleiton, obrigado pela leitura e comentário.
Muito sucesso no novo desafio!
Abrs
Grata Guilherme pelo comentário e leitura.
Abrs
Está de Parabéns, seu Artigo deveria ser levado ao pé da letra por muitos profissionais de TI.