Então você está tendo dificuldade em manter seus funcionários? Talvez você não esteja seguindo as três regras simples para contratação e retenção.
Então, por que não consigo manter meus funcionários? Esta frase é ouvida e dita muitas vezes por empresários dos mais variados ramos, incluindo o de Tecnologia da Informação. O custo da constante rotatividade de funcionários é muito maior do que a maioria das pessoas percebe. O custo do treinamento, erros e clientes perdidos por meio de erros cometidos pelos novos funcionários é tremendo. Pior ainda, é o que acontece na Indústria, onde o custo dos acidentes causados por pessoas novas é um verdadeiro absurdo.
Os segredos para manter bons funcionários são coisas simples e de bom senso. Nos meus quase 30 anos de gerenciamento de equipes e direção de empresas, juntei os seguintes três itens a considerar:
1. Contrate o empregado certo
Parece tão simples, mas esta regra frequentemente é ignorada. Você precisa seguir esses passos:
- Contrate pessoas com as quais você se identifique e principalmente alguém em quem você possa confiar os seus negócios e clientes. Lembre-se de que a maioria dos empregos hoje são auto-supervisionados. Você pode confiar nessa pessoa quando não está no local?
- Contrate pessoas com os mesmos valores éticos que você. Se você nunca roubasse de uma empresa, então não contratar alguém que roubará. Não tenha medo de fazer perguntas como “Você já roubou de alguma empresa?”, “Você já roubou alguma ideia, e a tomou como se fosse sua?” Ou “Você já mentiu em um relatório de despesas?” Peça perguntas de sondagem, como que parte de um trabalho que eles mais gostaram; Você pode se surpreender com as respostas que você recebe.
- Contrate pessoas que vivem razoavelmente perto do seu negócio. Se o trajeto for de uma hora e o trabalho paga um valor muito baixo, o funcionário desaparecerá rapidamente, não se engane, isso vai acontecer.
- Contrate pessoas brilhantes inteligentes. Todos sabemos que os funcionários “A” superam muitas vezes os funcionários “C”. Os funcionários “C” inevitavelmente causam erros caros, criam um mau atendimento ao cliente, irritam os OUTROS FUNCIONÁRIOS “A” e simplesmente deixam você louco. Não basta “contratar por contratar”, simplesmente por que você precisa preencher uma posição e não tenha medo de contratar alguém mais inteligente do que você. Lembre-se que a pessoa mais inteligente pode um dia dirigir sua pequena empresa quando precisar sair da cidade por alguns dias. Não basta contratar funcionários que possam realizar as tarefas diárias que você descreve, contratar pessoas que podem ajudá-lo a levar seu negócio mais além. Estes são os funcionários que também podem criar novos produtos, serviços, processos e é claro, trazer mais clientes e consequentemente, mais lucros para o seu negócio.
2. Trate seus funcionários como o ouro
Trate seus funcionários como ouro porque eles são o ouro do negócio. Mesmo com toda a tecnologia de hoje, uma empresa está perdida sem empregados sólidos. Tratar funcionários como o ouro engloba várias áreas:
- Pagamento. Escusado será dizer que você precisará pagar um pouco mais para que as pessoas inteligentes e inteligentes “A” trabalhem para você. Talvez as pessoas “A” ganhem um pouco mais em vez do salário de mercado. Não tenha medo de pagar diferentes salários para mesmos cargos e trabalhadores diferentes. Promova os trabalhadores “A” mais rapidamente do que os outros. Se um trabalhador “C” recebe um valor X de salário, então se você paga para um empregado “A” os mesmos X de salário, então é vergonha para você, pois saberá que está sendo injusto e está colocando em risco o seu próprio negócio, e saiba que o trabalhador “A” vai te deixar e encontrar alguém que saiba valorizar o seu trabalho.
- Quando possível, compartilhe parte dos lucros com seus funcionários. Se você tiver um trabalhador “A” superando suas metas, dê a essa pessoa um bônus trimestral.
- Mantendo contato. Mantenha contato com seus funcionários. Elogie-os em sua performance. Solicite suas idéias. Conheça suas famílias. Quando você usa aquelas frases famosas com o seu time de vendas: “relacionamento” com os principais clientes. Os vendedores bem-sucedidos sabem que quanto melhor a “relação” com um cliente, maior será a chance de continuidade do negócio. Enquanto você sempre deve manter a relação chefe / empregado, não tenha medo de conhecer suas necessidades pessoais. Lembre-se de que, como gerente de um departamento ou proprietário de uma empresa, você também está vendendo para seus funcionários. Você está vendendo por que seus funcionários devem ficar com você e dirigir para um maior sucesso.
3. Faça as pequenas coisas
Enquanto o pagamento é o item que a maioria das pessoas assume que significa mais para os funcionários, na verdade é um dos últimos itens.
No entanto, se você não pagar um salário competitivo, então o volume de negócios do empregado aumentará, porque é natural a busca por renda complementar; Se você paga de forma competitiva, então o pagamento não é uma preocupação. Ofereço os seguintes itens que funcionaram bem para mim:
- Seja flexível sobre as horas de trabalho. Se o tempo flexível funcionar para um trabalho, você terá muito mais interesse dos funcionários. Há muitas pessoas que hoje procuram trabalho adicional, mas precisam trabalhar em torno das horas de outro trabalho. Você ficará surpreso com a qualidade das pessoas que precisam de segundos empregos para sustentar suas famílias. Além disso, muitas pessoas de meia-idade têm demandas com crianças, cônjuges e pais – se não for a criança que vai ao dentista, é o pai ou a esposa que vai ao médico.
- Seja flexível com situações especiais. Talvez a babá não tenha se apresentado para um funcionário e eles precisam levar o filho para o trabalho. Embora trazer uma criança para o trabalho não é apropriado para todos os trabalhos, levar um filho a trabalhar em raras ocasiões não é o fim do mundo. Você manterá um empregado com vida com essa dica.
- Fale com os funcionários, como eles importam. Não volte para a década de 1960 e amedrontem seus funcionários. Se você está gritando com seus funcionários, então você tem o empregado errado ou você é o chefe errado. O funcionário de hoje responde muito melhor para uma parceria do que um chewing out.
- Tenha revisões de desempenho trimestralmente ou semestralmente. Isso parece uma tarefa difícil, mas na verdade é bastante fácil. As melhores avaliações de desempenho são quando os dois lados apenas falam – ouça o que está na mente do seu empregado. Eu sempre estou surpreso com o que eu ouço dos meus melhores funcionários. Enquanto o pagamento é sempre um tópico que surge, muitas vezes eu ouço que os funcionários só querem ser apreciados. Dê-lhes a chance de desabafar sem represálias.
Embora eu poderia ter feito essa lista muito mais extensa, você há de concordar que a maioria dos itens adicionais são secundários a estes três. Se você atingir consistentemente esses três itens, sua retenção de funcionários deverá aumentar junto com sua empresa.
Sucesso hoje e sempre.