60% dos internautas passam a maior parte do tempo em redes sociais

O relatório inédito de pesquisa de hábitos de consumo na internet, de autoria do byMK, divulga pesquisa em primeira mão sobre os internautas adeptos de redes de relacionamento. O estudo tem abrangência nacional e os dados podem ser explorados para população, de maneira geral, com perfil semelhante ao levantado na pesquisa.

Em relação ao uso de redes sociais, 85% dos entrevistados usam o Orkut, 48% participam do twitter e 42% do Facebook. Essas são as três redes de relacionamento com maior audiência, segundo o estudo.

Um dado que chama a atenção é a falta de uso de vídeos online e a realização de cursos na web. 65% não costumam postar vídeos na rede e 60% não realizam cursos online, ou seja, a grande parte dos entrevistados não é adepta desses meios de interação.

Email e IM (Instant Messengers) são usados várias vezes ao dia por 56% dos respondentes. As redes sociais também são grande parte do tempo despendido na internet, sendo 60% dos entrevistados que interagem diversas vezes diariamente com a web 2.0.

Para elaborar o estudo, o byMK enviou um formulário online aos cadastrados na rede social, além da chamada principal na home do site, sem pré-seleção dos respondentes ou definição do perfil desejado.

Foram 1.193 respostas em um universo de 400 mil internautas abordados*. O perfil dos entrevistados teve base no sexo, faixa etária, escolaridade, estado civil, classe social e área profissional que pertencem os respondentes. A pesquisa foi realizada junto aos usuários do byMK – que em sua maior parte são formados por mulheres -, totalizando a participação de 97% do público feminino e 3% do sexo masculino. A maioria dos respondentes tem idade entre 20 e 40 anos, sendo 80% pertencente à classe AB.

No quesito escolaridade, 34% são do ensino médio, 20% têm graduação completa, 11% são pós-graduados, 24% ainda não completaram o ensino superior e 11% fazem parte do ensino fundamental. No campo profissional, a maior parte trabalha em áreas comerciais e de vendas, correspondendo a 17%.

Na participação da pesquisa de acordo com o estado civil do internauta, 43% são solteiros, 28% estão namorando, 26% são casados e 3% separados.

Hábitos de consumo

A compra pela internet e itens de moda ainda não faz parte da rotina de grande parte dos usuários. Os principais fatores são as dúvidas sobre o caimento da peça (25%), desconfiança da troca (21%) e a segurança ao colocar dados de cartão de débito ou crédito na loja virtual (21%). Cerca de 12% não adquirem produtos por não saberem suas medidas.

Dos internautas que compram, 21% adquirem roupas, 30% maquiagem, 16% joias, 26% acessórios, 19% calçados e 9% adquirem peças de lingerie e praia. 61% dos entrevistados realizam o pagamento com algum tipo de operação de crédito. Entre as formas de compra, 31% pagam à vista, 28% parcelam se não tiver juros, 15% parcelam com ou sem juros, 18% compram com cartão de crédito e apenas 8% usam débito online ou boleto.

*Margem de erro de dois pontos percentuais dentro de um nível de confiança de 96%, em universo de 400 mil pessoas

Para mais informações, acesse: www.bymk.com.br

Fonte: NB Press Comunicação

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!