Sabendo que grande parte dos formandos e até mesmo profissionais da área de TI atuam como freelancers em tempo integral ou durante o seu tempo livre, preparei algumas dicas baseadas na minha experiência e também na experiência de alguns amigos com quem tenho contato.
1. Se trabalha não faça freelas
Se você possui um trabalho fixo, fazer algum freela pode ser prejudicial, principalmente se você precisa lidar com códigos ou criação artística (layout). Quem está nessa área precisa descansar a mente pra ser criativo e um freelance pode sugar todo o seu tempo de descanso. Você pode pensar que é de ferro, mas depois de algum tempo seu rendimento, tanto nos projetos em off quanto no trampo real, irá cair.
2. Durma pelo menos 6 horas por noite
Isso mesmo, não é segredo que nessa área os profissionais que trabalham como freelancers possuem hábitos noturnos. Mas nada substitui o sono noturno e esse descanso é indispensável para sua capacidade de criação e raciocínio lógico. Por isso, durma ao menos 6 horas todas as noites, e não apenas nos finais de semana. Aproveite o dia para trabalhar e a noite para dormir.
3. Organize as tarefas
Organize suas tarefas. Utilize um gerenciador simples de tarefas ou até mesmo post-its (aqueles adesivinhos amarelos que você cola em qualquer lugar). Guardar suas tarefas na cabeça não dá certo, uma hora ou outra você acaba esquecendo algo. Se tiver tudo anotado, você não corre esse risco, além de ter maior controle sobre a prioridade das tarefas.
4. Desligue o msn (e afins) enquanto trabalha
Não deixe no modo offline, feche mesmo. Livre-se de toda e qualquer distração, pois ela sugará sua atenção que deveria ser destinada ao seu trabalho. Feche seu MSN, Gtalk, Skype, Orkut, Facebook e principalmente o Twitter. Dedique-se apenas à sua tarefa, e se por acaso lembrar de algo importante que deveria fazer, anote e faça depois, pois agora é hora de trabalhar.
5. Utilize contrato
Isso mesmo, com um contrato você se livra de muitas dores de cabeça causadas por clientes sem noção. Todo freelancer deseja entregar o trabalho e receber a grana, mas nem sempre é o que acontece. Cliente pedindo alterações no projeto é o que mais tem, por isso a importância do contrato.
6. Facilite o pagamento
Se deseja cobrar R$ 1.000,00 de um cliente para tal projeto e tem medo dele não ter tudo isso em mãos, não precisa dividir e ficar recebendo dinheiro picado. Facilite o pagamento. Existem atualmente muitas maneiras de fazer isso. Eu recomendo o Pagseguro, pois dessa forma você pode gerar boleto bancário, pagamento por cartão de crédito e até mesmo parcelar o pagamento para seu cliente, e tudo isso sem receber picado, pois mesmo quando a compra é parcelada, você recebe tudo de uma vez só, tirando a taxa que o pagseguro cobra pra fazer tal negociação.
7. Aumente e explore seu networking
Amigos da mesma área não servem apenas para tirar dúvidas. Sempre que puder ajude também, colabore em projetos de código-aberto, fóruns de discussão e etc. Quando surgir uma chance de conhecer gente nova, não perca tempo, parcerias são sempre bem vindas.
É isso galera, espero que essas dicas tenham sido úteis. Apesar de meio óbvias, a maioria não segue.
Tem mais alguma dica legal? Deixe seu comentário abaixo!
4 Comentários
– Se for trabalhar em casa arrume um lugar silencioso;
– Avise a todos que você está em casa, mas está trabalhando como qualquer profissional;
– Estipule um horário para o trabalho e siga-o a risca;
– Procure não estender o horário demasiadamente, se o fizer não faça isso uma rotina.
Dicas muito legais!
Parabéns e obrigado pelo artigo!
Gostei muito da dica do PagSeguro, não tinha me ligado nessa dica. Obrigada.
Parabéns pelo comentário, a mais pura verdade, pois trabalho em uma cidade pequena como empregado e nas horas vagas como técnico em informática e webdesigner.