Profissionais de TI ligados à área de programação sabem da importância de se dominar bem a linguagem utilizada para o trabalho. Afinal, como um desenvolvedor espera realizar bem o seu serviço sem antes conhecer a sua ferramenta? É o mesmo que um marceneiro ou pedreiro que não dominam as técnicas e os utensílios usados para a realização de seus trabalhos.
Dentro desse contexto, sempre surge uma pergunta: “que linguagem de programação eu devo aprender?”
Esse é um questionamento bastante comum, principalmente entre programadores iniciantes que estão começando as suas carreiras dentro da área de TI. E essa é uma dúvida bastante pertinente, especialmente porque hoje existem muitas linguagens de programação – e várias que se intitulam “a melhor para iniciantes“.
Sem entrar no mérito de qual é a melhor linguagem de programação para quem está iniciando, vamos listar quais são as opções para aqueles que não sabem por onde começar. A lista está organizada em ordem alfabética e não traz nenhum tipo de preferência. Porém, algumas linguagens de programação são mais voltadas para determinada área, o que pode, de certa forma, ajudar aqueles que estiverem entre duas ou três opções para decidir.
1. C# (C-Sharp)
O C# é a linguagem de programação proprietária e desenvolvida pela Microsoft. Ela faz parte da plataforma .NET e tem sua sintaxe orientada a objetos baseada no C++. Porém, sua estrutura, funções e características também possui influência de muitas outras linguagens de programação.
Além de ser interessantíssima para quem é apaixonado pelo ecossistema da Microsoft (Windows e afins), essa linguagem de programação é especialmente importante para os amantes de desenvolvimento de games. Isso porque o C# é utilizado por vários programas como a linguagem base no desenvolvimento, como é o caso do Unity, uma das maiores plataformas para a criação de jogos.
A rixa entre C# e Java é praticamente histórica, mas as duas linguagens se complementam e precisam uma da outra para continuar evoluindo. Muitos consideram uma grande desvantagem essa linguagem ser uma propriedade da Microsoft, enquanto outros acreditam ser esse um dos maiores benefícios. O ambiente de desenvolvimento integrado mais utilizado é o Visual Studio, outro produto da Microsoft.
Este curso pode ajudá-lo a dar início aos seus estudos sobre C#.
2. Go
Criada pela Google, a linguagem de programação Go é a mais nova e provavelmente a menos utilizada da lista. Porém, isso não significa que ela não seja poderosa e mereça atenção da comunidade. No passado, muitos argumentaram que a Gigante das Buscas criou essa linguagem para, no futuro, substituir o Java. Porém, é pouco provável que isso venha a acontecer.
A Go se enquadra no que chamamos de linguagem de programação funcional, categoria que tem ganhado espaço entre os desenvolvedores. Embora seja bastante utilizado no meio acadêmico, a linguagem também é usada em diversos projetos comerciais e tem despontado como uma das grandes apostas de 2019.
A sua sintaxe é muito parecida com C e o objetivo principal da Go é oferecer uma alternativa de linguagem de código aberto em que seja fácil de construir um software simples, confiável e eficiente.
Para quem estiver interessado, este curso ajuda a dar os primeiros passos nessa linguagem de programação.
3. Java
É claro que Java não poderia ficar de fora dessa lista. Embora esteja passando por uma fase de declínio, com redução na quantidade de postos de trabalho que exigem essa linguagem de programação, é mais do que certo afirmar que Java ainda é extremamente importante para a indústria e comunidade de desenvolvedores.
Os aplicativos de Android, sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, são criados com base no Java. Além disso, uma pesquisa recente mostrou que 90% das 500 maiores empresas segundo a Fortune utilizam a implementação dessa linguagem de programação em seus sistemas. Diante disso, é difícil negar que aprender Java em 2019 é um bom negócio.
Você pode começar o seu aprendizado neste curso.
4. JavaScript
Talvez o mais querido da lista seja o JavaScript. E isso é dito sem nenhum juízo de valor, já que diversos sites listam essa linguagem de programação como uma das mais populares e utilizadas no mundo todo.
Segundo pesquisas, JavaScript é usada por 80% dos programadores e 95% dos sites da internet. Isso mostra o poder dessa linguagem de programação e a necessidade de ter, pelo menos, conhecimento básico a respeito dessa linguagem, que pode ser usada tanto no front-end como no back-end.
Por fim, vale ressaltar que o JavaScript já está sendo cogitada como a principal linguagem de programação para se trabalhar com as novas tecnologias, como Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Por isso, não é de se espantar o rápido crescimento que essa linguagem experimentou nos últimos anos.
Se você tem interesse em aprender esta linguagem de programação, conheça este curso.
5. Python
Python é outra linguagem bastante querida entre os desenvolvedores – talvez atrás apenas do JavaScript. Isso porque essa é notoriamente uma linguagem de programação relativamente fácil de aprender e ver seus resultados na prática. Por conta de fatores como esse, muitos encaram Python como uma tendência forte da área de programação.
Uma prova disso é o fato de muitas instituições de ensino terem começado a adotar o Python como linguagem base para o ensino de lógica, estrutura de dados e muitos outros tópicos. Se a academia reconhece que o Python é bom para os alunos, é muito provável que a linguagem realmente tenha benefícios para quem está começando a aprender agora.
Comece a aprender Python agora mesmo neste curso do básico ao avançado 🙂
6. Ruby
Ruby é defendida como linguagem de programação “simples em aparência, mas complexa em seu interior, tal como o corpo humano”. Ela foi criada em 1995 por Yukihiro “Matz” Matsumoto, que uniu partes de suas linguagens favoritas (Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp). O objetivo era formar um anova linguagem capaz de equilibrar programação funcional com programação imperativa.
Foi a partir de 2006 que o Ruby começou a ser mundialmente conhecido. Ela passou a ser pauta de discussão em várias cidades do mundo, e várias conferências sobre a linguagem de programação começaram a se formar. Como acontece com muitos outros produtos tecnológicos, um dos fatores para o crescimento é o fato de Ruby ser totalmente livre. Ou seja, qualquer um pode utilizar, copiar, modificar e distribuir o que é criado com a linguagem livremente.
Para quem quer conhecer mais a respeito da linguagem, sugiro começar com este ótimo curso.
7. Swift
Criada pela Apple, Swift é a linguagem de programação utilizada para a criação de apps para iOS, Mac, Apple TV e Apple Watch. Essa opção veio para substituir o Objective-C, que anteriormente a empresa usava em seus projetos.
Swift é uma linguagem fácil de usar e, por mais incrível que pareça, possui código aberto para que qualquer pessoa com uma boa ideia consiga fazer coisas surpreendentes. Porém, é claro que é preciso possuir um ambiente Apple, o que já não representa a realidade de muitas pessoas.
De olho no tamanho de mercado que os dispositivos da marca possuem, até mesmo algumas instituições de ensino começaram a ensinar o Swift. É claro que, dentro todas as opções desta lista, essa linguagem de programação é a mais específica e que tem um propósito muito claro. Criar apps para o ecossistema Apple.
Caso você esteja interessado em aprender mais a respeito do Swift, veja este curso na nossa parceira Udemy.
—-
Qual outra linguagem deveria estar na lista? Diz pra gente nos comentários qual ou quais e o motivo 🙂
10 Comentários
Babão de C#, verificando em outros sites conceituados como o TIOBE (https://www.tiobe.com/tiobe-index/), você percebe que C# não está nem entre as 5 primeiras posições, no caso, seria mais racional manter javascript, java, python, c# e python entre os primeiros colocados se tratando exatamente de tendencia e não o que condiz com a situação atual do mercado
Ler ajuda a entender e compreender… “Sem entrar no mérito de qual é a melhor linguagem de programação para quem está iniciando, vamos listar quais são as opções para aqueles que não sabem por onde começar. **** A lista está organizada em ordem alfabética e não traz nenhum tipo de preferência. ****”
E a linguagem PHP, umas das mais ensinadas e utilizadas para Web…..não aparece nem entre as 10 ???? Estranho !!!
R está sendo muito usada em Ciência de Dados.
Olá,eu tô querendo começar nessa área,eu queria que vocês me indicassem uma linguagem para criar uma rede social, as empresas usam diversas linguagens,porém,não sei por qual começar. Vocês poderiam me ajudar?
GOLANG NÃO É FUNCIONAL E SIM IMPERATIVA
Visual Basic .NET a um ano atrás estava em 5# e hoje está em 6# posição de acordo com https://www.tiobe.com/tiobe-index/
Pode ser usada em Web, mob, e desk.
POO Windows forms…
sem falar da sintax que é muito boa de se usar. (Não existe ; na Lng)
Agradeço imensamente o seu artigo e peço a sua autorização para usa-lo em minhas aulas de informática. Sou Professora de Informática do município de São Vicente – SP, na EMEF Lions Clube, e estava procurando por um artigo que pudesse ser entendido por crianças de 8º e 9º anos.
Parabéns pelo seu artigo e mais uma vez, obrigada!
Mirian Natalie estava lendo os comentários e me deparei com o seu hehehe que mundo pequeno, estudei no Lions em São Vicente -SP hoje moro em Santa Catarina
O C# é a linguagem de programação proprietária e desenvolvida pela Microsoft. Ela faz parte da plataforma .NET e tem sua sintaxe orientada a objetos baseada no C++. Porém, sua estrutura, funções e características também possui influência de muitas outras linguagens de programação.
Além de ser interessantíssima para quem é apaixonado pelo ecossistema da Microsoft (Windows e afins), essa linguagem de programação é especialmente importante para os amantes de desenvolvimento de games. Isso porque o C# é utilizado por vários programas como a linguagem base no desenvolvimento, como é o caso do Unity, uma das maiores plataformas para a criação de jogos.