A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., líder mundial no fornecimento de tecnologia para CAD 3D, anuncia a criação de uma nova tecnologia contra a doença aterosclerose, desenvolvida no software de CAD 3D SolidWorks pela empresa Cardiovascular Systems Inc. (CSI). A aterosclerose ou enrijecimento das artérias é uma doença extremamente comum e fatal. Para tratá-la, mais de um milhão de angioplastias são realizadas nos Estados Unidos todos os anos.
Chamado de aterectomia orbital, o procedimento com a nova ferramenta, DiamondBack 360® PAD System, usa sondas arteriais descartáveis, revestidas de diamante, baseadas em cateter de tamanhos diversos para lixar a placa, que pode ser tão dura quanto um osso. A lixagem cuidadosa e de alta velocidade pode abrir um tubo suave para um fluxo sanguíneo significativamente melhor, reduzindo o risco de ruptura de vasos sanguíneos ou partindo blocos de placas que podem induzir a um acidente vascular cerebral. Mais de 99% das partículas são menores que um glóbulo vermelho e são eliminadas com o fluxo sanguíneo do paciente.
CAD 3D acelera o desenvolvimento do projeto
Na opinião de Christopher Narveson, gerente de serviços de projetos da CSI, o software da SolidWorks ajudou a Cardiovascular Systems a pegar um projeto de produto viável, consistindo apenas de desenhos 2D, e colocá-lo rapidamente no mercado. “Criar o modelo do Diamondback 360 no SolidWorks automaticamente preparou o projeto para fabricação”, explica.
Segundo Narveson, o procedimento pode ajudar um paciente que vive confinado dentro de casa a levantar e andar da noite para o dia. “À medida que os médicos usavam o Diamondback 360 para restaurar a circulação do paciente, percebemos que os pés, que antes estavam pálidos, ficaram com uma cor rosada saudável”, afirma. “Com esse método é possível eliminar a necessidade de amputação, que tem consequências devastadoras no estilo de vida do paciente. Ajudar as pessoas dessa maneira faz com que seja uma satisfação ir trabalhar todos os dias”, comenta o gerente.
CSI obtém economia de 20% com ajuda do SolidWorks
A adoção da ferramenta de CAD 3D encurtou o ciclo de projeto da empresa de dois anos para nove meses e ajudou a CSI a economizar mais de 20% com custos de materiais do produto. A SolidWorks também permitiu um desenvolvimento rápido da segunda e terceira gerações do Diamondback. Esses novos dispositivos exigem menos pessoas e menos equipamentos para serem operados. “Não conseguimos imaginar a vida sem a SolidWorks”, afirma o gerente. “O software nos permite aprimorar continuamente o produto, explicar facilmente como ele funciona e, desse modo, ajudar mais pacientes, além de nossa própria empresa. Sem ele, estaríamos de volta à idade da pedra”, comenta Narveson.
Aplicação dos recursos 3DVIA Composer e Simulation
A utilização do software de editoração 3DVIA Composer da SolidWorks fez a empresa economizar tempo, dinheiro e esforço ao automatizar as instruções de montagem e exibi-las em telas de computador de salas assépticas. Isso permitiu à empresa abrir mão das instruções em papel, que exigem desinfecções constantes. “O 3DVIA Composer também ajuda médicos, propagandistas e parceiros a verem o Diamondback em ação e apreciarem seus benefícios ao visualizarem animações dos modelos de CAD do SolidWorks”, comenta. A CSI também se beneficia dos recursos de simulação de projetos do software SolidWorks Simulation Premium para otimizar o desempenho de componentes de plástico de alta resistência e custo acessível.
O Diamondback 360 é aprovado pela FDA (U.S. Food and Drug Administration) para o uso em artérias dos membros. Os testes clínicos para doença da artéria coronária começarão até este ano.
Para obter mais informações, visite o site da empresa www.solidworksbrasil.com.br
Fonte: GAD Comunicação