Há um ano a Ecosorb, empresa especializada em gestão ambiental, utiliza a solução xRM Connect para alavancar seus negócios. No início de 2009 a companhia percebeu que precisava de um parceiro que lhe permitisse administrar melhor as propostas apresentadas ao mercado e a seus mais de 600 clientes ativos. Até então cada vendedor preenchia sua própria planilha de contatos e as enviava periodicamente aos gestores, que precisavam reuni-las manualmente.
Para saber, por exemplo, quais valores estavam sendo propostos pela área comercial os gestores perdiam tempo para checar um a um os arquivos e uniformizar os dados. Assim como o corpo executivo carecia de informações consistentes para tomada de decisão, os vendedores também dispunham de pouco subsídio para estruturar o processo de venda.
Ao adotar a solução para gestão de relacionamentos da xRM Global, a Ecosorb passou a poder compartilhar suas informações em tempo real. Os vendedores começaram a ter um maior controle sobre os históricos de vistas a clientes e conseguiam saber rapidamente quais os preços praticados pelos outros membros da equipe a seus prospects.
Conforme explica Marcos Nurczyk Iorio, gerente comercial da companhia, logo após o mapeamento das principais necessidades foi feita a customização conjunta da solução. “Especificamos como queríamos que ficassem os relatórios, solicitamos a alteração de algumas nomenclaturas e acompanhamos a integração da xRM Connect ao módulo de faturamento de nosso sistema de gestão empresarial”. Como a solução é acessada pela internet, todos os vendedores passaram a inserir e extrair os dados relevantes com uma agilidade muito maior. A possibilidade de organizar a própria carteira de clientes aliada à interface amigável da solução contribuiu para que toda a área comercial a adotasse proativamente.
E o alto nível de aceitação não se restringiu aos vendedores. O planejamento estratégico da companhia pôde ser aperfeiçoado. “Podemos obter momento a momento uma retrato fiel das oportunidades e negócios que estamos trabalhando. A área gerencial passou a dispor de estimativas precisas por meio do cruzamento de dados e levantamento de estatísticas que nos possibilita avaliar o desempenho de produtos, serviços, cada setor industrial e até mesmo dos nossos colaboradores”, afirma Fernando Pecoraro, presidente da Ecosorb. O executivo comemora ainda o fato de poder, como ele mesmo diz, “calibrar o plano comercial da empresa com maior exatidão”.
Podendo dispor dos dados sempre que precisarem, os executivos promovem ajustes na operação com rapidez e assertividade. “Agora revemos nossa política de preços na medida em que constatamos que determinado serviço não está dando o retorno esperado. Também é possível criar abordagens diferenciadas, segmentar nossas ofertas por região de acordo com o volume de demandas, enfim, uma infinidade de possibilidades”, diz Marcos.
Ainda de acordo com o gerente, a flexibilidade da xRM Connect é outra vantagem que merece ser mencionada. Ele explica que quando precisa de alterações na solução o atendimento da equipe técnica da xRM Global é impecável. “Sou atendido no mesmo dia. Isso me dá uma grande segurança em relação à empresa, pois sei que estarão sempre à disposição para me atender”, conclui. Fernando, por sua vez, revela que por deixar a estratégia mais robusta, o natural é que a solução contribua para o aumento do faturamento nos próximos meses. “Todo o planejamento operacional tende a ficar mais preciso, impactando, principalmente, na percepção do cliente, que receberá seus pedidos corretos e no prazo negociado. Sei que nossa marca ficará mais fortalecida no mercado”.
Fonte: Sing Comunicação de Resultados