A Atos Origin, empresa líder internacional em serviços de tecnologia de informação, foi eleita pelo Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), como a empresa de TI que suportará as operações de missões da Agência Espacial Européia para o período de 2010 a 2014. A empresa é a primeira entre os 49 parceiros do ESOC a participar mundialmente do projeto que contemplará atividades de suporte a softwares e tecnologia para sistemas terrestres.
O projeto terá investimento anual de € 20 milhões para o suporte de missões espaciais o que permitirá o desenvolvimento de infraestruturas relacionadas a satélites como o modelo GMES – Sentinel 1,2 e 3, assim como para a missão Bepi-Colombo e ao programa Galileo GNSS. Por meio deste projeto, a ESOC pretende construir uma rede de parcerias européias com foco em soluções inovadoras e que possibilitem otimizar custos de desenvolvimento e manutenção de sistemas.
A Atos Origin já participou de projetos de mais de 50 programas espaciais e tem colaborado com projetos para a Agência Espacial Francesa e com as principais entidades industriais do setor como EADS e Thales Alenia Space, nos últimos vinte anos. “Aproveitamos nossas experiências, além da sólida trajetória para aumentar nossa posição nos setores da Aeronáutica e de Defesa na Europa e internacionalmente” declara Gilles Grapinet, Vice-Presidente Executivo da Atos Origin.
Entre as soluções de TI da empresa que contribuirão com os projetos espaciais europeus estão dinâmica de vôo e detritos espaciais. Entre as áreas nas quais a Atos Origin contribuirá com a ESOC estão:
Domínios de Aplicação:
- Infraestrutura de dados do segmento terrestre
- Sistemas Dinâmica de Vôo
- Sistemas de dados especificos de missão, novas aplicações
- Sistema de Detritos Espaciais
Domínios de TI
- Arquitetura de TI
- Análise Orientada a Objetos, metodologias e tecnologias de desenho, programação, Inteligência Artificial
- Aproximação sistêmica
- Virtualização
- Aplicativos baseados na Web, interface homem-máquina, gestão de dados, estrutura de informação empresarial
Centro de Excelência Espacial e Aeronáutica Atos Origin
O Centro reúne as competências especializadas em diferentes áreas, que permite à Atos Origin responder aos desafios colocados pelos clientes científicos, tanto no que diz respeito a TI (arquitetura de sistemas complexos, técnicas real time, gestão de normas em vigor relativas à aeronáutica etc.), quanto aos principais requisitos dos clientes (dinâmica de vôo, física, estrutura mecânica, simulações digitais e de probabilidades, cálculo da órbitas, navegação por satélite, por exemplo).
O conhecimento da empresa em sistemas críticos tem possibilitado à Atos Origin participar do programa francês eletro-nuclear há 30 anos. Trata-se da única empresa de serviços de TI com capacidade para fornecer sistemas de controle digital para usinas de energia nuclear.
ESA – Agência Espacial Européia
A Agência Espacial Européia (ESA) é uma organização internacional com 18 estados membros. Trata-se da porta de entrada da Europa ao espaço. Sua missão é planejar o desenvolvimento da capacidade espacial da Europa e assegurar que o investimento no espaço continua a trazer benefícios para os cidadãos europeus e do mundo.
ESOC – Centro Europeu de Operações Espaciais
O Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC) em Darmstadt, Alemanha, tem como missão garantir o funcionamento da nave espacial em órbita. As salas de controle, ligadas às estações de controle via satélite em todo o mundo, emite comandos para manobras espaciais e realiza sistemas de monitorização de rotina e de transmissão de instruções de cargas e operacionais. É a casa da Direção das Operações e Infra-estrutura da ESA.
Para mais informações, visite www.atosorigin.com.
Fonte: In Press Porter Novelli – Assessoria de Comunicação