Um grupo de empresas de mídia e de eletrônicos começará em breve a testar um sistema que permitirá ao consumidor assistir aos filmes que comprar onde quer que esteja independente de formatos ou outras incompatibilidades técnicas.
As companhias também criaram um nome para o novo formato e o revelou hoje: UltraViolet.
O padrão aberto apoiado por grandes estúdios como Warner Bros e gigantes de tecnologia como Microsoft representa um desafio a formatos proprietários da Apple e de outras marcas. Esses formatos bloqueiam os consumidores a um número limitado de dispositivos.
Defensores do Ecosistema de Conteúdo de Entretenimento Digital esperam estimular rapidamente o aumento das compras de filmes digitais, que por enquanto respondem por apenas 4% das vendas totais, libertando os usuários de preocupações sobre formatos e compatibilidades.
A ideia é criar um cadeado digital para armazenar sinais que provam a compra de DVDs, discos Blu-rays e downloads. Quando um consumidor adquire um filme na internet ou em uma loja física, ele pode assisti-lo em qualquer lugar, incluindo em dispositivos móveis ou aparelhos de TV sem a necessidade de copiar seus arquivos pessoais.
A marca UltraViolet pretende evocar a presença de uma plataforma invisível e a transcendência entre inúmeros dispositivos.
Especificações para um possível formato de arquivo comum serão divulgadas em breve, e testes do sistema c terão início no final deste ano.
Embora o grupo inclua poderosos como Toshiba, Best Buy e Netflix, ele não conta com Apple e Walt Disney, por exemplo.