Leia a parte UM e DOIS da série. Continuação abaixo…
Sites de Busca
Para usá-los com eficácia faça previamente uma relação de palavras chaves sobre seu produto ou mercado. Procure segmentar, procure ser óbvio, pois esse é o momento que você poderá observar a sua concorrência e como ela se posiciona no Marketing Digital de busca orgânica (SEM) e também quais são os sites que linkam ou falam com mais relevância sobre seu concorrente.
Fóruns
Aqui as informações são inúmeras, porém, também são inúmeros os fóruns que tratam do mesmo assunto. Para não ter erros centralize seus esforços em dois ou três que traduzam a realidade esperada nessa pesquisa, quantidade de visitantes, quantidade de discussões sobre o tema da pesquisa e relevância.
Esse momento demanda tempo para uma profunda análise, use o campo de busca que os fóruns tem para agilizar o processo, pesquise sobre sua marca, sobre a concorrência e sobre seu produto ou mercado. Relacione os questionamentos e as respostas do fórum de uma forma que consiga compreender depois. Eu pessoalmente uso planilhas eletrônicas para esse procedimento, e preparo os campos da mesma de uma forma que para mim sejam mais eficazes e que mostrem claramente as respostas que busco sobre as questões que são importantes naquele momento.
Essa planilha poderá servir posteriormente para comparar a eficácia da campanha quando estiver no ar.
Redes Sociais
A febre do momento no mercado Eletrônico. Elas representam uma forma barata e eficaz de Marketing, porém uma forma mais inteligente de pesquisa é o uso inicial dessa ferramenta. Em sua grande maioria tem-se a possibilidade de criar comunidades de perfis que se interessam naquele produto/marca e que internamente falam sobre o mesmo e fazem um pequeno fórum. Da mesma forma que foi feita a pesquisa dos Fóruns você poderá segmentar os resultados em uma planilha para posterior conferência.
Mais lembre-se, foque nas comunidades que tenham mais participantes e relevância em suas discussões.
Blogs
Blogs permitem que haja interatividade entre consumidor e fornecedor, permitem uma melhor compreensão de determinados critérios dos consumidores para concretizar uma compra ou torna-se fiel à causa de sua empresa.
Procure por Blogs do seu mercado de atuação, procure informações sobre ele, verifique sua relevância para os buscadores (Google, Yahoo…) e após isso observe os comentários que se relacionam ao seu produto ou mercado.
O momento em que o lobo se veste de lebre
Comparar o que a concorrência faz e quais as brechas que elas permitem para você atuar faz com que sua campanha possa ser mais agressiva e resulte em sucesso.
Compreenda o que estão fazendo, como reagem às críticas, como atendem às dúvidas e necessidades de seus consumidores, enfim, crie o hábito de ser cliente de sua concorrência. Eu mesmo muitas vezes compro serviços de outros concorrentes para examiná-los e compreender como pensam e como reagem a pressão de um cliente ou do mercado. Esse é o momento em que a pesquisa precisa de um envolvimento pessoal baseado em seus gostos e por que não trazer para esse momento os gostos de seus consumidores e encarnar um personagem criado a partir de todo o resultado das pesquisas anteriores, já que seu concorrente está diretamente ligado a esse perfil de cliente, ele vende para o seu público, nada mais interessante de saber como ele pretende fazer isso ou melhor como ele está fazendo isso.
Achou que para conquistar um mercado era simplesmente entrar no mercado?
Horrível engano meu caro, o mercado é terra minada, parte dessas minas escondidas e posicionadas por seus concorrentes que fizeram mal aos clientes do mesmo mercado que você pretende atuar, tornando os clientes menos sensíveis as práticas de marketing diversas, amedrontados com as más experiências oferecidas por produtos e serviços de baixa qualidade ou pela falta de respeito e ética comercial. Eu sofro muitas vezes com esse tipo de minas plantadas por outros “Consultores” de E-commece, “Gerentes” de Projetos, “Profissionais” de Marketing Digital que no meu ramo de atuação fizeram uma baderna desenfreada dizendo-se especialistas em uma área delicada como essa e trazendo a ilusão de sucesso de um determinado projeto que resultou em perdas financeiras e motivacionais de muitos empreendedores, que por sua vez não mais flexíveis as mudanças que agora sim são necessárias para levantar seus respectivos comércios e empreendimentos.
Vejo muitas lojas Virtuais não alcançarem o resultado esperado ou até conseguirem um certo êxito, porém, estagnadas nesse patamar quando na verdade poderiam chegar mais longe do que estão simplesmente porque quem prestou ou presta consultoria, ou gerencia, ou faz e administra as campanhas de Marketing Digital para esses empreendimentos não possuem realmente um Feeling de mercado, uma carga de experiência diversificada e sequer talento para o mercado em que se propõem prestar serviços.
Não digo aqui que um profissional na área de comércio eletrônico é exatamente aquele profissional de TI, ou Administrador ou quem sabe da área contábil, mas na verdade, o que interessa é qualidade e a capacidade de desenvolver alternativas inteligentes em momentos de crise.
O mercado On-line tem uma característica única que o diferencia das demais formas de comércio: ele cresce e modifica-se em uma velocidade absurdamente incompreensível aos outros modelos de comércio, ele é exclusivamente feito por pessoas e suas opiniões e não por empresas e o que elas falam de si mesmas, esse mercado é apaixonante por ser diferente, por trazer tantos desafios para o dia-a-dia.
A melhor dica desse artigo é – Tenha critérios bem identificáveis para seus clientes, faça-os entender que o respeito é característica essencial de sua marca e que a ética e a paixão acompanham seu empreendimento desde do inicio. Faça-o compreender que você é um bem necessário e que comprometesse em ser uma experiência feliz e saudável – benéfica em sua totalidade.
Quer ser respeitado por seu consumidor? Então o respeite, dessa forma sua marca terá apoiadores gratuitos. A melhor mídia – o boca-a-boca da Web. Perpetue sua marca ou seu produto conscientemente e de forma eficaz através de seus clientes.
Concluimos aqui o primeiro capítulo da série – Os segredos das grandes realizações na Web – Leia a parte UM e DOIS da série para um entendimento completo.
Até a próxima