Os segredos das grandes realizações na Web – Investimento On-line (parte 01)

Como dizer que não há possibilidade de realizar bons negócios na Internet de hoje? Impossível, existem lojas de artigos comuns vendendo pelo Twitter, micro lojas no FaceBook, construtoras fechando bons negócios também via redes sociais, enfim, um grande mundo de oportunidade nessa janela chamada Internet, basta olhar com atenção através dela que poderemos observar que lá, tudo é possível.

Com investimentos reais impulsionados pela grande participação de consumidores em redes sociais e canais de comunicação dentro do ambiente web, essa forma de obter resultados lucrativos vem se potencializando.

Quem não entrar no mercado enquanto ele ainda pode absorver e amadurecer sem exigir grandes esforços e investimentos gigantescos, vai ter que abrir mão do seu espaço ou de seu investimento para tentar uma pequena fatia do bolo dessa festa.

Investir em ações no universo digital tem como principal agente a capacidade de divulgar a permanência da sua marca na Web, por exemplo, em uma boa parte das campanhas de Adwords a proposta não é somente aparecer como principal resultado na busca no Google e sim fazer com que após acessar seu Site a experiência de navegação seja tão atraente que seu possível cliente não necessite mais do Google para acessar seu site, e sim fazer com que ele entenda que ali, no seu Site, ele encontra o profissionalismo e respeito pelo cliente que ele tanto procura. Fazer com que ele se lembre da sua marca e do seu domínio ao invés de procurar algo no Google, isso é o que considero cliente real, os que acessam diretamente a sua marca.

Nesse caso específico as campanhas de Adwords funcionam como uma porta de entrada para uma fantástica experiência de navegação proporcionada por uma empresa realmente preocupada com seus clientes. Perguntar se isso dá resultado é a mesma coisa que ter que aprender os princípios básicos de se trabalhar com Internet. É trabalhar a expectativa do cliente e encontrar nela a sua oportunidade.

Em falar de trabalhar com Internet, tem gente que acha ser simples fazer as coisas acontecerem na Web, consideram que porque ela existe e nela encontram-se uma multidão de pessoas seu produto ou serviço vai estar visível. A realidade vai muito além, sim a Web concentra uma multidão, portanto estão dispersas, prontas para receber informações sólidas e valiosas. Mas como e quando encontrar esse consumidor?

Investimento no universo digital requer cautela, primeiro para não cair na pegadinha que já está mais que sem graça do “sobrinho” que faz sites, do amigo do amigo que aprendeu a mexer no FireWorks em uma vídeo aula do Youtube, ou no gerente de e-commerce (essa é boa) formado por YouTube, por “achismo” ou por tentativa e erro. Esses existem aos montes, não que sejam uma ameaça, na verdade poucos de nós começamos fora dessa realidade, o problema é que pelo menos nesse período do nosso amadurecimento profissional fomos íntegros de não oferecer serviços profissionais sem na verdade ter competência para isso.

Não considero formação como ponto decisivo. Não, por também não ser formado e minha opção por parar minha faculdade de direito para me lançar ao mundo da Internet foi totalmente saudável, hoje pretendo sim uma formação, mas não tê-la em nada me impede de trazer resultados mais que satisfatórios para meus clientes. Conheço aos montes autodidatas com quem tive oportunidade de trabalhar que são mais competentes e apaixonados por seus trabalhos do que muitos formados que ficam estagnados. O segredo profissional é a paixão. Observe a paixão pelo trabalho, se trata o trabalho com carinho, se investe em um bom ambiente, bons livros, bom conhecimento, se está atento a realidade do mercado, fique de olho em tudo sobre esse profissional.

Para não cair nessas armadilhas uma boa dica que eu posso dar é: pergunte-se, será que esse “profissional” já trabalhou em um projeto antes? O que ele fez? Como fez?

Contratar serviços web não é simples e necessita seriedade. Também existem estilos de consultoria ou administração diferenciados, por exemplo, minhas consultorias são feitas em sua grande maioria através de contatos via Internet, procuro assim ser o mais flexível possível para realizar um bom trabalho. Mantenho-me informado e o cliente recebendo as mesmas informações, porém reescritas de uma forma de fácil compreensão. Existem outros que se dão melhor presencialmente, consideram que trabalhar totalmente com Internet não é o ideal. Começam nesses detalhes as características profissionais que quem vai investir tem que se ater para não contratar equivocadamente um serviço em grande parte profissional mas que não lhe agrada em sua forma de agir.

Estilos de trabalho também podem resultar em um melhor aproveitamento do investimento feito.

Na próxima parte irei comentar sobre as formas de contratos mais usadas na hora da contratação de serviços Web.

Até a próxima.

Não esqueça de enviar assuntos para meu e-mail de contato ([email protected]), terei prazer em fazer um Artigo sobre o assunto desejado.

Luiz Castro Junior

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Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.


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