Em 2010, 1,6 bilhões de celulares e smartphones foram vendidos no mundo, aumento de 31,8% em relação a 2009, segundo o Gartner.
O mercado está aquecido, mas no geral, individualmente, o resultado foi de queda para a maioria das empresas.
A Motorola que ocupava a 4ª posição no raking dos fabricantes em 2009 com 4,8% do mercado, agora está na 7ª posição com apenas 2,4% do mercado. A Sony Ericsson também caiu. Em 2009 tinha 4,5% do mercado e ocupava a 5ª posição e agora está na 6ª posição, com 2,6% do mercado.
As duas empresas foram superadas pela RIM, que conquistou o 4º lugar com 3% de participação no mercado e pela Apple que assumiu a 5ª posição com 2,9%.
As vendas de Black Berry em 2010 chegaram a 47,5 milhões de unidades, enquanto o iPhone vendeu 46,6 milhões de unidades, o que representa 87,2% a mais de maças no mercado que em 2009.
A Nokia segue na liderança absoluta do mercado mundial de celulares, com 461,3 milhões de unidades vendidas em 2010, porém, sua fatia de mercado diminuiu de 36,4% em 2009 para 28,9% em 2010.
A segunda colocada é a Samsung com 281 milhões de celulares vendidos. Em seguida, vem a LG, que vendeu 114,1 milhões de celulares em 2010. Mas as duas empresas também perderam mercado no período. A Samsung passou de 19,5% para 17,5% de domínio de mercado, enquanto a LG caiu de 10,1% para 7,1%.
No mundo dos smartphones, a Symbian ainda domina com 37,6% de participação e 111,5 milhões de aparelhos comercializados em 2010. Porém, como mostramos em um outro post, o Android vem ganhando terreno e obteve um crescimento de 888% nas vendas, aumentando a sua participação no mercado de 3% para 22,7%, garantindo ao Google a vice liderança do mercado.
Em 2011 haverá uma boa briga no setor e quem ganha com isso é o consumidor, que terá disponível muito mais tecnologia por um preço mais baixo. E a LG já saiu na frente dessa briga com seu lançamento, o Optimus 3D, o smartphone que não necessita de óculos para ver conteúdo em terceira dimensão (3D).
3 Comentários
Com toda essa disputa pelo mercado quem ganha é o consumidor. Que venham os lançamentos…