Olá pessoas!
Sabem aqueles conceitos, que a gente sempre utiliza e chega alguém com um nome “pomposo” para a parada (que você nunca ouviu falar)? Isso aconteceu comigo com closures.
What (the hell) are closures?
Entendi o conceito de closures enquanto estudava Ruby. Na verdade, fica a dica… se você quer aprender Orientação a Objetos, aprenda linguagens dinâmicas como Ruby, Python e até mesmo PHP. Depois parta para linguagens mais “hardcore” como Java e C++.
Vamos deixar a Wikipedia nos explicar o que é uma closure:
Uma closure ocorre normalmente quando uma função é declarada dentro do corpo de outra, e a função interior referencia variáveis locais da função exterior. Em tempo de execução, quando a função exterior é executada, então uma closure é formada, que consiste do código da função interior e referências para quaisquer variáveis no escopo da função exterior que a closure necessita.
Ok… sou a favor das pessoas que dizem que é difícil compreender alguns conceitos apenas por parágrafos formados por palavras bem escritas. Vamos ao exemplo:
var digaSeuNome = function( nome ) {
var msg = "Olá " + nome + ". Seja bem-vindo!";
var exibeMensagem = function() {
alert( msg );
};
exibeMensagem();
};
digaSeuNome("João"); // Olá João. Seja bem-vindo!
Temos uma função definida dentro de outra função. A função interna utiliza de parâmetros e variáveis da função externa… basicamente, este é o conceito de closure.
Não achou muito útil? Dê uma olhada no exemplo abaixo:
var FabricaDeUsuarios = function( ) {
var id = 0;
var criaUsuario = function( nome ) {
id++;
return {
id: id,
nome: nome
};
};
return criaUsuario;
};
var novoUsuario = FabricaDeUsuarios();
var joao = novoUsuario( "João" );
var jose = novoUsuario( "José" );
alert(joao.id); // 1
alert(jose.id); // 2
Utilizamos o conceito de closure no exemplo acima. Abusamos do contexto da linguagem, onde, mesmo que estejamos “chamando” a função fora do escopo de FabricaDeUsuarios, na verdade novoUsuario trata-se de uma referência a função criaUsuario. Logo, ainda estaremos utilizando os recursos do contexto de FabricaDeUsuarios.
Referências
- Javascript Closures – They’re not magic
- Morris Johns – Javascript Closures for Dummies
- Mozilla Developer Network – Closures
- Walter Cruz – Closures
E você… tem algum exemplo bacana sobre closures? Não deixe de comentar.
Fonte: Blog Klaus Laube
3 Comentários
Closures são bastante úteis, mas devemos evitar elas sempre que puder pois é um processo um pouco custoso para o javascript.
Esse conceito e suas implicações são bem explicadas no livro Javascript de Alto Desempenho (http://www.novatec.com.br/livros/javascriptdesemp/?idA=293)
@michel, obrigado pela dica! Livro adicionado no “to read” 😉
Ótima explicação amigo!