A Comissão Federal de Comércio – FTC – iniciará uma grande investigação *antitruste contra a Google com o objetivo de saber se a empresa abusou da sua posição dominante no segmento de buscas na internet.
A informação é do Wall Street Journal e esta pode ser a maior e mais grave ação movida contra a Google nos Estados Unidos até hoje.
A empresa já sofreu outras investigações antitruste, todas relacionadas aos processos de fusões e aquisições de outras empresas. Esta nova ação tem como alvo o sistema de publicidade associado às buscas.
Nem a FTC e nem a Google confirmaram as informações.
* Truste é o uso do poder de mercado para restringir a produção e aumentar preços, de modo a não atrair novos competidores, ou eliminar a concorrência. As práticas anticompetitivas também podem ser realizadas através de acordos de exclusividade, vendas casadas e discriminação de preços, no qual o produtor usa de seu poder de mercado para estabelecer preços díspares. A Lei Antitruste se destina a punir estas práticas, que por sinal são comuns em pequenos e grandes mercados de negócios.
Com informações de IDGNow