Ninguém cria um negócio sem pensar em crescimento, não é mesmo? Eu pelo menos não conheci alguém até hoje que decidiu abrir uma empresa sem pensar em dominar e ser referência dentro do nicho em que vai atuar.
Quando um produto ou serviço tem sua qualidade comprovada por seus consumidores, geralmente as empresas crescem e expandem seus horizontes, dando lugar a novas idéias, novas estratégias, novas unidades e novas equipes – tudo isso, na grande maioria das vezes, em um curto período de tempo para conseguir conquistar mercado antes dos concorrentes.
Neste momento, é que começa a surgir um “grande problema” para as equipes de TI: a expansão. Se os negócios mudam constantemente, a exigência por respostas rápidas começam a aparecer e a infraestrutura deve estar preparada para suportar dinamicamente estas mudanças, a fim de tornar o processo o mais transparente possível para usuários, clientes e fornecedores.
Os ambientes de TI devem ser planejados de tal forma a permitir que gestores possam facilmente aumentar ou adaptar sua capacidade diante das demandas exigidas. Não é aceitável nem viável, por exemplo, estar mudando radicalmente um ambiente de TI a cada etapa do crescimento de uma empresa, por isso, mesmo recebendo a menor fatia dos investimentos anuais das empresas, as equipes de TI devem estar atentas a diversos pontos importantes na hora de criar/expandir seus ambientes. Dentre eles, destaco:
- Troca de equipamentos: se o ambiente possui equipamentos antigos, considere, sempre que possível, buscar alternativas de última geração com marcas renomadas. Vale a pena, por exemplo, conhecer a linha de servidores Proliant da HP, que permitem acelerar sua capacidade de expansão com segurança e baixo custo.
- Virtualização: complementando o item anterior, se o ambiente de TI contar com servidores e aplicativos de última geração, torna-se fácil a criação e gestão de ambientes virtualizados. Estes ajudam a reduzir custos e número de máquinas, aumentando o aproveitamento de recursos que anteriormente poderiam estar sendo subutilizados em várias máquinas.
- Escalabilidade: deve-se optar sempre por hardwares/softwares que permitam a expansão de recursos facilitada. Um exemplo claro para isso seria a adição de mais memória em um servidor sem a necessidade de paradas (máquinas antigas não dispõem de tal funcionalidade).
- Suporte: Se o negócio perde o rumo na falta de sistemas informatizados, então a empresa precisa de um bom contrato de SLA. O departamento de TI nunca pode deixar um contrato de SLA passar batido. Deve-se ler, discutir e exigir condições que atendam as necessidades do negócio. De nada adianta ter uma baita estrutura se quando houver algum problema tiverem que esperar horas e horas para solução.
Bom, estes são apenas alguns pontos. Vamos deixar outros, não menos importantes, para outra oportunidade.
Lembre-se que a TI deve estar sempre alinhada às estratégias de negócio, crescendo dinamicamente e acompanhando as mudanças impostas.
Caso discorde ou queira complementar o assunto, deixe seu comentário!
3 Comentários
Concordo com cada palavra. Apesar do setor de TI geralmente receber a menor fatia de investimento em muitas vezes, temos que nos preparar para sempre estarmos alinhados ao negocio da empresa, já que TIC deixou de ser área de apoio a tempos. O planejamento é sem duvida essencial para que a TIC posso estar alinhada ao crescimento do negocio.
Bom dia Jackson.
Parabéns pelo texto!
Realmente, toda expansão se traduz em grandes desafios para qualquer área de TI.
Creio que para amenizar ou eliminar alguns riscos, a palavra chave é “Planejamento”.
A expansão envolve muitos aspectos de TI, desde infraestrutura de redes até licenças adicionais de software.
Atualmente a empresa em que eu trabalho está passando por uma expansão e estamos na fase do planejamento. Estamos levantando informações de números de computadores e impressoras, infraestrutura de redes e upgrade de servidores.
Obrigado.
Belo artigo e pensamento! porém como Gerente de Ti vejo que o principal desafio é corte de custos! Muitas vezes expressar a nossa visão do ambiente de Ti aos Diretores da empresa limita-se basicamente em descrever uma receita de pão para crianças… e aí eles querem expremer o máximo em gastos.
A virtualização é bem vinda para cortar custos, porém lembre-se que o Servidor responsável pela virtualização deve obrigatoriamente ter um contrário de SLA de prioridade maior, uma capacidade maior, e ainda assim, depende-se da utilização da aplicação e se ela permite virtualização. Neste caso eu penso em DIMENSIONAMENTO correto de servidores para aplicações, File Servers, BD´s, etc.
Hoje mesmo em workshop na Bovespa, os Gerentes e Diretores de Ti tinham a mesma reclamação: Custos!
Para uma empresa que esta funcionando perfeitamente bem é complicado perceber que deve gastar mais R$ em algo que já esta funcionando…
Abs!