O Windows 8 vem aí. A Microsoft mostrou uma prévia da nova versão do seu sistema operacional na Build, conferência realizada pela empresa que é voltada aos desenvolvedores.
Segundo Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows da Microsoft, o sistema foi redesenhado e traz novas capacidades para a exploração dos desenvolvedores.
O Windows 8 será mais leve que o seu antecessor e rodará em máquinas mais fracas, como o netbook da Lenovo com um processador Atom e 1 Gb de RAM usado na demonstração. Segundo a Microsoft, o Windows 7 com SP1 utiliza cerca de 404 Mb da memória RAM para rodar, enquanto o Windows 8 utiliza apenas 281 Mb.
A Microsoft também utilizou outros computadores de outras marcas para demonstrar a velocidade do sistema, que, em alguns casos, demorou apenas 2 segundos para carregar, superando os 10 segundos anunciados pela empresa.
A interface do usuário foi desenvolvida em cima da plataforma Metro, já utilizada no Xbox e no Windows Mobile.
O Windows 8 estará presente em vários tipos de dispositivos, incluindo tablets. Com isso, ele dará suporte a dispositivos baseados em chipsets ARM (presentes em dispositivos móveis) e X86 (padrão Intel).
A Microsoft garante a compatibilidade entre o Windows 7 e a nova versão, portanto, os softwares que você tem na sua máquina hoje continuarão funcionando com a migração.
A Microsoft liberou uma versão do Windows 8 Developer Preview que poderá ser baixado através do Windows Dev Center.
Ao que tudo indica, esta será a melhor versão do Windows lançada até hoje, com recursos não tão inovadores, mas que ainda não haviam sido implantadas no SO. É esperar pra ver!
Com informações de INFO