Dia desses estava numa festa de família e um amigo (que tem o empreendedorismo na veia) comentou sobre um novo modelo de negócios que ele estava usando para um de seus negócios: o Business Model Generation.
Assim como grande parte de meus amigos que trabalham com TI (por isso estou publicando este artigo no PTI) estou cheio de idéias e nem sempre consigo organizá-las adequadamente, e pensei que o BMG poderia me ajudar – Hoje tenho certeza disso e quero que você também possa usufruir as benesses deste modelo.
Mas então vamos falar sobre o Business Model Generation
O BMG é um modelo de plano de negócios visual, simples assim.
Falar é mais difícil do que visualizar (como o método prega) assim, segue a visualização do Canvas (mais a frente falarei mais sobre o Canvas):
Como eu sei que você vai gostar de usar o BMG aproveite e faça o download do PDF em boa resolução para impressão. Recomendo que faças a impressão num birô de impressão em tamanho A3.
E pra facilitar ainda mais o entendimento, este vídeo abaixo é matador:
Quase 500 (co)autores participaram da criação da ferramenta, que foi uma publicação própria, sem auxilio de editoras. Note que a própria criação do método é feita de uma forma inovadora: estas pessoas PAGARAM para participar da construção do método.
Sério, eles pagaram para escrever e você provavelmente não entendeu o por quê eles fizeram isso, certo?
Dá uma olhada nesse vídeo aqui que tem algumas ‘pistas’.
O livro é um dos mais procurados em diversas categorias no Amazon.com:
- Systems & Planning
- Small Business & Entrepreneurship
- Business Management
Não à toa empresas como 3M, PwC, Deloitte, IBM entre outras gigantes estão usando o BMG.
O livro (que pode ser adquirido na Amazon.com por um preço mais barato do que a impressão do preview em birô) é fantástico, e feito num formato totalmente visual – Para quem, assim como eu, precisa ‘ver as coisas’ o livro é um tapa na cara. Ele começa te fazendo algumas perguntas:
- Você tem um espírito empreendedor?
- Você fica pensando emcomo criar valor e gerar novos negócios e transformar sua empresa?
- Você está buscando formas inovadoras de fazer negócios para acabar com os velhos modos? Se sim, então aqui tem uma boa quantidade de informação sobre como fazer isso.
Sobre o Business Model Canvas
O BMC, é uma ferramenta de gestão estratégica e empreendedora. Ele permite que você para descrever, design, desafio, inventar, e pivô seu modelo de negócio e está dividida em 9 importantes partes que eu descrevo na sequência e devem ser preenchidas e pesquisadas para que o BMC seja completo (para ser mais fiel à publicação manterei os títulos em inglês).
Customer Segments
Este bloco de informações define quais são os diferentes grupos de pessoas (ou empresas) que um organização se propõem a atingir. Este bloco deve responder:
- Para quem nós criamos valor?
- Quais são nossos clientes mais importantes?
Value Propositions
Este bloco se propõem a descrever o conjunto de produtos e/ou serviços que criam valor para um determinado segmento de clientes. Deve responder:
- Para quem nós criamos valor?
- Quais problemas de nossos clientes estamos ajudando a resolver?
- Quais necessidades estamos atendendo?
- Quais os conjuntos de produtos/serviços que estamos oferecendo para cada segmento de clientes?
Channels
De que formas sua empresa/negócio se comunica e atinge os diferentes segmentos? Como é entregue cada uma das proposições de valor?
Além disso:
- Por quais canais nossos diferentes segmentos de clientes desejam ser ouvidos?
- Quais nós usamos?
- Como estes canais estão integrados?
- Quais funcionam melhor para cada segmento de clientes?
- Quais os mais eficientes (sob a visão de custos)?
Customer Relationships
Qual a relação que sua empresa estabelece com cada um dos segmentos de clientes?
Saiba também:
- Qual o tipo de relação cada um dos segmentos de clientes esperam que mantenhamos com eles?
- Quais nós já temos?
- Quanto custa cada um?
- Qual a integração com o restante do modelo de negócios?
Revenue Streams
Este bloco representa a(s) forma(s) que o negócio gera receita a partir de cada um dos segmentos de clientes.
Descubra :
- Por que valor nossos clientes estão dispostos a pagar?
- Pelo que eles atualmente estão pagando?
- Como eles estão pagando?
- Como eles gostariam de pagar?
- Como cada receita contribui para o resultado geral?
Key Resources
Este bloco de informações descreve quais são os principais recursos para que o modelo de negócios opere.
Entenda:
- Quais recursos nossas proposições de valor exigem?
- Quais recursos são exigidos pelos nossos canais de distribuição?
- E quais recursos são exigidos para manter o relacionamento com nossos clientes?
Key Activities
Neste conjunto é evidenciado quais as principais atividades precisam ser realizadas para que o modelo de negócios funcionar.
As principais perguntas a serem respondidas são:
- Quais as principais atividades que precisamos realizar para entregar nossa proposta de valor?
- E por nossos Canais?
- E por nosso tipo de relacionamento com clientes?
Key Partnerships
Este bloco descreve como a rede de fornecedores e parceiros é composta para que o negócio rode.
Você deverá saber:
- Quem são os principais parceiros?
- Quem são nossos fornecedores principais?
- Quais recursos estamos adquirindo de nossos parceiros?
- Quais as principais atividades são executadas pelos parceiros?
Cost Structure
Quanto custa operar todo o negócio.
Procure:
- Quais são os custos mais importantes no modelo de negócios?
- Quais os principais recursos mais caros?
- Quais as principais atividades mais onerosas?
Por fim: use o BMG da forma que você achar mais interessante, incluindo como o pessoal da da BizRevolution.
E nunca é demais lembrar que ao preencher você pode:
- Use os “Sticky Notes” (mais conhecidos como Post-It) para construir os blocos de ideias: as idéias precisam de mobilidade assim ficará fácil movê-las de lugar
- Escreva mas PRINCIPALMENTE desenhe. Lembra daquela expressão “Entendeu ou quer que eu desenhe?”. A minha resposta sempre é DESENHE.
- Use cores nos Sticky Notes agrupando por temas (segmento de clientes, por exemplo).
- Crie alternativas. Não se apaixone pela primeira idéia.
- Crie uma estória com seu plano de negócios.
- Mapeie com o Canvas todos os negócios que você julgar como relevantes e importantes. Você aprenderá pelo exemplo dos melhores.
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