Desde que iniciei meus estudos em Análise de Sistemas, não consigo imaginar uma situação ao qual não usaria Casos de Uso na construção de software. Pois sem dúvida, podemos defini-los como uma ferramenta essencial na captura de requisitos, no planejamento e no controle de um projeto.
Um assunto sempre polêmico, mesmo ainda iniciante nesta área, tenho visto algumas definições diversificadas de profissionais (especialistas ou não) sobre o tema.
Alguns definem Casos de Uso apenas em sua notação gráfica (os diagramas), porém, Casos de Uso vão muito além. Casos de Uso são elementos primários no desenvolvimento e planejamento do projeto. Ele facilita o entendimento e a comunicação com o stakeholder, pois Casos de Uso representam uma visão externa do sistema e aplicando uma boa técnica na sua utilização, eles são com certeza uma melhor maneira de levantar bons requisitos de sistema. Em outras palavras, Casos de Uso descrevem o comportamento do sistema sob diversas condições conforme o sistema responde a uma requisição de um ator primário, no qual este (ator primário) inicia uma interação com o sistema para atingir algum objetivo.
Um formato simples para captura de um Caso de Uso consiste na descrição de seu cenário primário como uma sequência de passos numerados e as alternativas como variações naquela sequência.
Existe muita variação no modo como você pode descrever os conteúdos de um Caso de Uso, porém, a UML não especifica padrão algum. Mas, acrescente informações sempre que julgar necessárias, principalmente, vendo isto pela perspectiva do risco, ou seja, acrescente detalhes de acordo com o grau de risco, quanto maior o risco, mais detalhes você precisa. Mas, não se desespere em detalhes, ou seja, entre neles aos poucos durante sua elaboração e durante as iterações, vá acrescentando mais detalhes à medida do necessário. Porém, chamo sua atenção para a simplicidade, pois um Caso de Uso bem escrito é fácil de ler, porém, aprender a escrever um bom caso de uso é difícil.
Mas, o que é realmente, um Caso de Uso?
Um Caso de Uso captura um contrato entre os stakeholders de um sistema sobre o seu comportamento. Um Caso de Uso descreve o comportamento do sistema sob diversas condições conforme o sistema responde a uma requisição de um ator primário.
Alistair Cockburn
Uma outra definição mais compreensiva, explico primeiro o que é um cenário.
Cenário: é uma sequência de passos que descreve uma interação entre um usuário e um sistema.
Caso de Uso, então, é um conjunto de cenários amarrados por um objetivo comum de um usuário.
Martin Fowler
Finalizando, Casos de Uso têm uma grande importância na construção de projeto e é um assunto para mais de “Gigas”. Sobre diversos aspectos, eles são essenciais em uma infinidade de coisas desde o início ao fim das iterações do projeto. Para iniciantes na área, dedicar-se na leitura de bons livros sobre o assunto irá fazer toda a diferença na hora de analisar e/ou dirigir um projeto.
Fonte: Blog Rafael Amaral
Twitter: @rafaelamaralll
5 Comentários
Ótimo Artigo!!
Parabéns!!!
Bom dia!
Bom artigo, realmente escrever um bom caso de uso é difícil. Hoje realizo somente representação por fluxo, algo ainda não muito próximo do aconselhado mas consigo fazer com que os usuários compreendam o comportamento do sistema e definir bem o que será desenvolvido. Em caso de uso eu não consigo achar o limite dos detalhes, o que acaba poluindo o caso de uso. Com certeza, devo praticar bastante a utilização do caso de uso para facilitar ainda mais a compreensão aos usuários.
Abraço!
Pessoal,
obrigado pelo feedback!
Abçs!!!
Muito bom artigo! Irei usar nesse semestre na Faculdade, me ajudou bastante!
E concordo que é impossível fazer um sistema sem usar esse método, há pessoas que pensam que é só chegar e programar, compilar e pronto! Tem todo um caminho a seguir para que desenvolvamos bons sistemas que funcionem bem e atenda as expectativas dos clientes!!!!
Obrigada pela informação.