Nas férias de final de ano, coloquei a leitura em dia. E o tema central dos livros e blogs era mudanças organizacionais e questões de reconhecimento através dos modernos processos de avaliação (quantitativos e qualitativos). Esses temas preocupam as organizações em todos os níveis. Afinal não há “bala de prata” que resolva a base de todos os problemas, a tal COMUNICAÇÃO. E meditando sobre o assunto surgiram algumas reflexões.
Comunique bem para que possas liderar bem. Não há nada mais estratégico do que a comunicação dentro do contexto da liderança. A base da liderança é o exemplo, isso não significa saber fazer tudo, mas ter coerência em suas atitudes, ações e decisões. Mas toda liderança natural precisa ser aperfeiçoada e desenvolvida. É um conceito de auto mudança gerencial, no qual eu me aperfeiçoo e posso gerir melhor. Nesse processo uma das melhores ferramentas é o feedback.
Feedback é uma mensagem reversa ou o exercício da meta comunicação. “Feedback consiste em informar uma pessoa sobre o seu desempenho com o objetivo de orientar e estimular ações de melhoria”1, definição do Prof. Bernardo Leite, experiente psicólogo com anos de trabalho em gestão de pessoas.
Então se comunicação é falar e ouvir, o feedback é uma reorientação dada a uma pessoa. Você fala e o liderado sai para a ação, no meio do caminho é necessário reorientá-lo, o problema é que a maioria dos líderes não verifica se comunicou bem da primeira vez e muito menos após um tempo. O acompanhamento não é realizado, muitas das justificativas caem na falta de tempo, pois realmente isso vai demandar uma agenda livre para reforçar os pontos de orientação.
É cada dia mais frustrante no final de um período pré-estabelecido, apenas ter uma mudança brusca de direcionamento, sem que para isso existissem reuniões de acompanhamento e avaliações intermediárias. Ou ainda achar que está tudo claro, como se os liderados possuíssem bolas de cristal. O inverso também é verdadeiro.
Então por onde começar? Antes de mudar de novo, reflita com algumas perguntinhas:
- Que tal descobrindo quem você lidera?
- O que você espera dos seus liderados?
- Que resultado você almeja?
- Como vais comunicar? Que estratégia será utilizada para manter essa mensagem ativa na mente dos seus liderados?
- Como vais acompanhar o processo e apresentar feedbacks?
- Se necessitar mudar o rumo do processo, como será encaminhado?
1 II ENCAD RH apresentado no CRA-RJ 2011
Fonte: rvlopes.wordpress.com