Com o avanço da tecnologia a execução das tarefas tem sido cada vez mais controlada por sistemas e consequentemente a demanda de atividades atribuídas para cada funcionário dentro de uma organização acaba sendo maior, sendo assim montar um plano de ação para organizar as tarefas é um desafio, principalmente no que diz respeito a prioridade, ou seja, como fazer, quando fazer, entre outros.
O plano de ação 5W2H tem sido usado com frequência entre os profissionais para que possam de forma clara e objetiva expor aos seus gestores, e até a si mesmos, uma visão mais ampla do que estão realizando desde o planejamento a implantação.
Obviamente que este plano não onera uma documentação detalhada sobre todas as atividades ou passos de um projeto bem detalhado, mas de forma sucinta relaciona o que será necessário para alcançar o objetivo.
5W2H?
What? – O que?
O que será realizado, qual o objetivo principal?
Why? – Por que?
Por que realizar esta tarefa, qual é a necessidade?
Who? – Quem?
Quem irá executar a tarefa, uma empresa, um equipe especializada, quem?
Where? – Onde?
Onde será executada a tarefa, na empresa, online, onde?
When? – Quando?
Quando será executada a tarefa, prazo, data de início e fim?
How? – Como?
Como será executada a tarefa, quais as fases?
How much? – Quanto?
Quanto custa, qual será o investimento para concluir a tarefa?
O 5W2H é objetivo, porém, ao relacionar todos estes pontos em um documento, seja este em Word, Excel, PowerPoint, InfoPath, etc com certeza você terá uma visão ampla de como concluir suas tarefas evitando custos e desperdício de tempo.
Arrisco-me a dizer que você pode aplicar o método do 5W2H até para alcançar seus objetivos pessoais.
Se você precisa de mais organização, experimente. Se já usa, deixe suas experiências.