O Facebook anunciou ontem a criação da sua loja de aplicativos com o nome de ”App Center”. Sua nova App store permitirá que todos os 900 milhões de usuários do Facebook tenham acesso aos melhores aplicativos em iOS, Android, para a Web e outras plataformas móveis. A loja traz novidades no conceito de vendas, como a valorização da alta qualidade dos produtos em detrimento da quantidade, ela foi projetada para ser um lugar onde os usuários possam conhecer o que há de melhor no mercado.
Obviamente, o Facebook irá vender seus próprios aplicativos na App Center, além de abrir as portas para outros desenvolvedores. Para cada venda de aplicativos, a empresa ganhará US$ 0,30. Essa é uma divisão muito comum no ramo e indica que o Facebook não está tentando ”ganhar nas costas” dos desenvolvedores. No caso de aplicativos que já são populares no meio e que podem ser facilmente encontrados, a loja apenas dará um link de redirecionamento, sem cobrar pelo serviço, como no caso dos apps: Draw Something, Spotify e Pinterest.
Não há duvidas de que a App Center gerará um bom fluxo de receita para a empresa de Mark Zuckerberg, além disso, será um ambiente mais eficiente para os utilizadores encontrarem as aplicações que desejam. A loja adotará alguns clitérios diferenciados para a exibição e ordem dos produtos. Os aplicativos que receberem uma alta nota do público ficarão em destaque e os que recebem notas mais baixas não serão listados.
As notas serão simbolizadas por estrelas, o que permite aos usuários terem uma noção da popularidade de cada app antes de baixá-lo. Segundo a Times, filtrar os aplicativos de acordo com a performance, os pagos e grátis mais baixados e os que receberam melhor aprovação dos usuários será uma diferença marcante da App Center em relação as lojas da Apple e do Google.
A inauguração está prevista para as próximas semanas e quem quiser incluir aplicativos na nova loja do Facebook, deve criar a sua página de aplicação no Developer App, já disponível para os desenvolvedores. E quando a loja entrar no ar, você poderá acessá-la neste endereço: www.facebook.com/appcenter.
Depois do sucesso mundial da rede, da compra do Instagram e agora a App Center, só nos resta saber se o Facebook alcançará o domínio global de gigantes como Google, Apple e outros.
Com informações de The Telegraph