A moda agora é Social Commerce. Se funciona ou não ainda é uma incógnita – pelo menos no Brasil. Para este artigo, vamos nos livrar dos cases de super marcas, porque para tais cases um forte investimento foi realizado. Não existe cases de abertura de mercado sem investimento relevante.
Quebrando então essa barreira imposta pelo mito, vamos pensar de maneira mais racional o processo de integração de uma plataforma de Social-commerce para sua Fan Page. Certamente alguns estão se perguntando o porque de eu estar relacionando o chamado e-commerce para Facebook como Social-commerce, já que muitos apóiam a ideia de que Social-commerce é o processo de relacionamento e não o dito processo de venda.
Amigos, no meu modo de ver, tudo o que integra o potencial estratégico da comunicação das Redes Sociais e a interatividade entre cliente e empresa é Social Commerce. Do momento que integramos uma plataforma e-commerce dentro de uma Rede Social estamos buscando levar nossos produtos para dentro de um ambiente de relacionamento, isso é Social Commerce. Ok?
Outro nome dado a esse processo de integração de lojas virtuais com o Facebook chama-se F-commerce ou Face-commerce. Se ”esbarrar” na rede com um desses nomes, já sabe do que se trata.
Então, como montar seu F-commerce?
Como consultor e-commerce e gestor de mídias eu tenho que ficar atento em certas novidades que julgo importantes no mercado. Claro que F-commerce é bem relevante, mesmo que para nossa realidade atual o quadro seja de grandes fracassos para pequenas e médias empresas.
Já pesquisei e entrei em contato com algumas empresas que desenvolveram uma plataforma para F-commerce e que você pode utilizar dos serviços deles para integração e venda dos seus produtos dentro do Facebook.
Como prezo pela qualidade de atendimento, vou até mesmo (não é jabá) descrever como boa a experiência de atendimento dessas plataformas. Somente a Zeever eu não entrei em contato, mas é uma das mais conhecidas no mercado, por isso relacionei.
O restante tiveram um atendimento legal… satisfatório. De todas que pesquisei, soluções gringas e nacionais, as que dou destaque são:
Zeever: Solução gringa para f-commerce. Está utilizando até o momento o Paypal como módulo de pagamento, mas já existe especulações de que o PagSeguro poderá ser integrado em breve, sem falar no FacebookCredits.
LikeStore: Possui toda a parte administrativa integrada, facilitando o gerenciamento da sua loja integrada no Facebook. Disponibiliza Moip como forma de pagamento, tendo então 15 opções a escolha do cliente. O custo é de 2% por venda realizada na plataforma.
Novelo: O legal da Novelo são as formas de pagamento que são diversas, Moip, Paypal, DineroMail, BankSlip ou PagSeguro.
Loja da Rede Social: Não se tem muita diferença a não ser o pagamento de 3%, mas é uma outra opção que pode aparecer com novidades em ferramentas no mercado.
Essas são algumas das opções disponíveis e relevantes para integrar ou criar uma loja no Facebook. Vale o teste, porém, não quer dizer que não necessite de planejamento. Você terá apenas mais uma “ABA” se não souber planejar essa estratégia direitinho. Cuidado, nem tudo que reluz é ouro.
Espero ter ajudado, sucesso a todos e um forte abraço.