Aquela velha história de baixar um aplicativo de “trocentos” megas tendo até mesmo que pagá-lo antes de testá-lo, está finalmente caindo por terra. A Amazon lançou em sua Appstore uma versão beta de aplicativos em nuvem, isto é, você testa os aplicativos na própria loja sem precisar fazer o download e o melhor de tudo: não precisa efetuar qualquer pagamento antes!
É muito simples: o usuário entra na Appstore, escolhe um aplicativo e clica no botão verde para testá-lo. Tudo isso em nuvem, sem download, sem versão trial limitada. Você tem o acesso ao aplicativo completo no mesmo instante. Não é uma maravilha?
Os aplicativos podem ser manipulados por controles touchscreen do seu móvel ou de um acelerômetro. O usuário apenas tem que esperar poucos segundos para ver os aplicativos e depois decidir qual deles gostou mais.
O único problema de toda esta novidade da Amazon é que a loja de aplicativos dela esta disponível apenas nos Estados Unidos. Os sortudos americanos podem escolher entre 5 mil aplicativos e testar cada um por 10 minutos, sem ter que baixar ou fazer qualquer pagamento.
Não é a primeira vez que a Amazon lança uma idéia inovadora pensando nos clientes. Em 2011, a loja lançou o Test Drive para computadores na sua Appstore e atualmente mais de 16.000 apps rodam no test drive. O usuário tem cerca de 30 minutos para fazer o teste, seja do aplicativo pago ou gratuito.
Quem sabe o Google Play tome o exemplo da Amazon e lance os aplicativos em nuvem para os usuários testarem antes de desembolsar a grana. Atualmente, se alguém quer testar um app no Play, a pessoa tem que pagar primeiro e depois tem míseros 15 minutos para fazer o teste e avaliar o produto. Caso ele não goste, pode cancelar o pedido e pegar seu dinheiro de volta – mas isso tudo só depois do pagar e fazer o download.