Na quarta (27/06), foi liberado o vídeo promocional oficial do tablet Nexux 7, o primeiro portátil que o Google fabricou. O maior objetivo do produto é agir diretamente como concorrência para o iPad da Apple na disputa de portáteis estilo prancheta. O tablet será vendido por US$ 199 (8 GB) e U$ 549 (16 GB), a partir do dia 15 de julho em várias partes do mundo: Reino unido, Canadá, Austrália e Estados Unidos.
O lançamento oficial do tablet ocorreu na Conferência Anual do Google – Google I/O – encontro para desenvolvedores de software, na cidade de San francisco (EUA). Na oportunidade, a empresa também lançou a nova versão do seus sistema operacional, o Android 4.1 Jelly Bean.
O Nexus 7 tem conexão WI-Fi e NFC (Near Field Communication – tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios (wireless), apenas com a aproximação física), com tela sensível ao toque de 7 polegadas, processador Nvidia quad-core (com quatro núcleos), 1 GB de memória, GPS, câmera de 12 megapixels frontal e bateria com autonomia de 8 horas. A tela é brilhante e o tempo de inicialização é muito baixo. A fabricante foi taiuanesa Asus.
O que o gadget traz de bom
É possível acessar no tablet uma divisão do Google Play focalizada em revistas, a Google Play Magazine App. Este recurso promete exibir as novas edições das revistas utilizando um incrível efeito 3D. O usuário escolhe a revista em uma fileira e com um toque pode ir folheando, como se estive lendo uma revista normal. O aplicativo Google Currents, que oferece o serviço de leitura das revistas, terá a opção de tradução para os conteúdos publicados.
O widget “Qual é a música?” também está incluído. Para quem ainda não conhece, ele funciona como o aplicativo “Shazam”. Sempre que uma música tocar, de qualquer mídia, o recurso consegue indentificar qual é a música que está tocando e leva o usuário para página da música no Google Play.
O dispositivo já conta também com a mais recente versão do SO Android, o Jelly Bean (que em Português significa Jujuba – as sobremesas são sempre fontes de inspiração para os nomes dos sistemas operacionais do Google).
Quem se arrisca a responder a pergunta do título da notícia? Será que o Google consegue ganhar um pouco da fatia deste mercado dominado pelo iPad?
Com informações de GIZMODO