A carreira de um DBA: requisitos técnicos e as diferenças entre os níveis Júnior, Pleno e Sênior

Olá pessoal,

No artigo de hoje estou escrevendo sobre um assunto que leitores do meu blog sempre me pedem alguma orientação e que pode ajudar muita gente que procura informações sobre a carreira de  Administrador de Bancos de Dados (DBA) e que querem entender melhor o que o mercado espera em termos de competências técnicas, qual o salário médio, tempo de experiência e principais informações sobre essa profissão.

Para aqueles que ainda não sabem direito o que é um DBA e quais são as suas atribuições, sugiro a leitura prévia do artigo Tarefas de um DBA – O que faz um DBA?

Na maior parte das empresas a carreira de um profissional é classificada em diversos níveis: Estagiário, JúniorPlenoSênior, Master e Especialista. Esta classificação é feita pelo popular critério de tempo de experiência e é a experiência que fará você crescer na maior parte das empresas. Irei abordar neste artigo apenas as classificações de JúniorPleno Sênior por serem as mais conhecidas e as mais encontradas nas pesquisas de emprego. Para especificar as diferenças, fiz uma pesquisa baseada em vagas oferecidas por diversas empresas no Brasil, onde a principal fonte de referências foi o site da Catho (ver Imagem 01).

Imagem 01 – Exemplo de vaga para DBA Oracle Sênior no site da Catho

Irei compartilhar abaixo, as informações que eu analisei e julguei mais importantes nesta pesquisa (efetuada em 27/08/2012):

1- Das 78 vagas de DBA espalhadas por todo o Brasil, a maioria (56) eram para o estado de SP.  Em segundo lugar estava o estado do PR (7 vagas);

2- Entre todas as vagas pesquisadas, apenas 1 não exigia ou não dava preferência para profissional com curso superior;

3- Não fiz a contagem exata sobre este item, mas olhei vaga por vaga e vi que a maioria eram para DBA em BD Oracle. Em 2º lugar, estavam as vagas para DBA SQL Server. Muitas vagas pediam conhecimentos tanto de Oracle quanto SQL Server e existiam poucas vagas para DBAs de BD DB2Informix Sybase. Algumas vagas para DBA Oracle exigiam também, conhecimentos de BD MySQL.

4- Baseando-se em amostragem (20 vagas), verifiquei que:

  • 60% das vagas exigem inglês intermediário ou fluente;
  • 40% das vagas são para trabalhar com registro CLT.
  • 35% das vagas exigem ou dão preferência para profissionais com certificações Oracle/Microsoft (OCA/OCP e MCDBA)

5- 6% das vagas dão preferência para profissionais que tem conhecimentos em ITIL ou certificação ITIL.

Agora, para completar o artigo, vou comentar abaixo, sobre as principais características e conhecimentos técnicos que as empresas esperam de um DBA, por nível de cargo, baseando-se em todas as pesquisas que eu fiz e também de acordo com e-mails que troquei com alguns profissionais da área:

1: DBA Júnior

– Em geral, profissionais com até 2 anos de experiência salários entre 2 mil e 3 mil reais (CLT);

– Dentre os principais requisitos técnicos, a maior parte das empresas pede:

  • Experiência com geração de relatórios;
  • Conhecimentos de modelagem, extração e manipulação de dados;
  • Conhecimentos de instruções SQL;
  • Conhecimentos de programação em PL/SQL para desenvolver scripts de criação de objetos, modelagem de dados e rotinas de manutenção do BD;
  • Conhecimentos para administrar usuários e para executar tarefas básicas de administração do BD, tais como: gerenciar tabelas e índices e aplicar patches no BD.

– Seguem abaixo alguns conhecimentos que eu julgo importante para contratar um DBA Júnior e que alguns cursos e treinamentos podem auxiliar na capacitação:

  • Conhecer bem os processos de Startup Shutdown do BD e principais parâmetros de inicialização de uma instância do BD;
  • Saber exportar e importar dados;
  • Conhecimentos básicos de gerenciamento de usuários, roles e objetos do BD (tabelas, índices, constraints, visões, triggers, sequences etc.);
  • Conhecimentos básicos de programação em PL/SQL (se for Oracle) ou na linguagem do SGBD em questão (Por exemplo, se for SQL Server, deve conhecer Transact SQL);
  • Conhecimentos sobre a arquitetura geral do Banco de Dados;
  • Experiência ou conhecimentos sólidos de instruções SQL e modelagem de dados;
  • Treinamentos e principalmente certificações, podem ser um diferencial para critérios de desempate, pois a maioria dos júniores não possuem experiência. Um profissional que fez um curso ou é certificado, na maior parte das vezes é um profissional que estudou bastante e que pode ter bons conhecimentos teóricos sobre a tecnologia em questão.

Observações

– Algumas empresas pedem conhecimentos de tuning, segurança, ambientes de missão crítica, alta disponibilidade e migração. Na minha opinião, pedir tudo isso para um DBA Júnior é exploração (ou uma forma de ter um DBA Pleno pagando salário de DBA Júnior)! Estes itens devem ser requisitos para no mínimo nível Pleno;

– Para animar aqueles que querem entrar nessa área, na turma que estou lecionando atualmente o treinamento oficial Oracle Database 11g: Administration Workshop II, tenho uma aluna que acabou de conseguir um emprego como DBA Júnior com um salário de R$ 3.200,00 (CLT). Ressalto, porém, que este valor está acima da média para o cargo e que ela só conseguiu porque a empresa é grande e também porque ela conseguiu negociar valores, devido ao valor do salário que ela já tinha como Analista no emprego anterior.

2: DBA Pleno

– Em geral, profissionais com experiência entre 2 e 4 anos e salários entre 3 mil e 5 mil reais (CLT);

– Dentre os principais requisitos técnicos, é necessário ter experiência em tudo aquilo que as empresas pedem para um DBA Júnior, e também:

  • Para BD Oracle, conhecimentos em ambientes Linux/Unix e rotinas em shell script;
  • Instalação, upgrade e migração de versões de BD;
  • Realização de backup/recovery (RMAN quando o BD é Oracle)
  • Administração de BD via Enterprise Manager, quando o BD é Oracle;
  • Efetuar monitoramento de banco de dados, análise e tuning de performance (quando BD é Oracle tem que saber usar o AWR);
  • Atuar em ambientes de alta disponibilidade (quando o BD é Oracle: RAC) e de recuperação de desastres (quando o BD é Oracle: Data Guard);

3: DBA Sênior

– Em geral, profissionais com  experiência entre 4 e 6 anos e salário médio entre 5 mil e 8 mil reais (CLT);

– Dentre os principais requisitos técnicos, é necessário ter boa experiência em tudo aquilo que as empresas pedem para os cargos anteriores, e também:

  • Ter experiência em ambientes de grande porte, críticos e de alta disponibilidade;
  • Executar ou ser responsável pelas atividades de monitoramento, administração, performance, segurança e aperfeiçoamento contínuo dos BDs;
  • Executar ou ser responsável pelas atividades de aperfeiçoamento contínuo do banco de dados;
  • Habilidade para trabalhar em ambientes sob pressão (considerando principalmente tempo e prazo);

Observações

– Algumas empresas pedem conhecimentos avançados de redes e conhecimentos de gestão de projetos;

– Empresas muito grandes pagam acima da faixa de valores informada acima para profissionais com mais tempo de experiência. Tive um aluno em uma turma de PL/SQL que lecionei em 2011, que informou que um DBA ganhava aproximadamente 15 mil reais na empresa em que ele trabalhava. Um salário desses para essa carreira não é muito comum, mas existe!

Bom pessoal, por hoje é só! Procurei passar as informações da forma mais resumida possível e com foco nos principais requisitos técnicos. Para aqueles que desejam pesquisar também, as habilidades não técnicas que um DBA deve ter, sugiro a leitura do artigo Habilidades não técnicas de um DBA.

Referências:

Fonte: Blog Fabio Prado


9 Comentários

Jefferson Silva
2

Prezado Fábio Prado,
Muito bom o seu blog e esta matéria foi sensacional…
Vamos a alguns pontos:
Sou DBA Júnior em um empresa que presta serviços (ou seja, trabalho com Oracle (linux e windows), SqlServer e as vezes Mysql) na parte de suporte e vejo os salários com bons olhos… Bem, hoje eu ganho abaixo do mercado, existem empresas assim…
Acredito que os três ultimos pontos do DBA Pleno também recaem sobre um Júnior… É fato que em uma empresa onde só existe um DBA, se ele for júnior, será visto como Pleno pelos demais colegas, pois deverá saber (teóricamente) tudo.
Ter conhecimento para a criação de scripts pode ser fundamental, e o inglês também, pois muito material só encontro em inglês.
Gostaria de autorização para postar esta sua matéria em meu blog.
Sem mais,
Jefferson Silva.

Camila Mamede
3

Fábio, em alguma dessas pesquisas vc encontrou vagas ou algo relacionado à bancos de dados não relacionais?

Cesar Augusto Kuehl
5

Olá Fabio
Trabalho em uma empresa com foco em banco de dados aqui em Blumenau e posso afirmar que os salários e requisitos estão bem semelhantes aos apresentados.
Parabéns pelo artigo.

Gregorio
6

Boa noite,
Sr. Fabio,
Li o artigo sobre diferenças entre as carreiras de DBA, e sei que já faz algum tempo que publicou o artigo mas, mesmo assim gostaria de per-lhe mais informações sobre o cargo (se for possível), no que diz respeito a formação de um administrador de banco de dados, por exemplo, é possível que um técnico em informatica possa através de cursos e certificações conseguir trabalhar na área sem ter um curso de nível superior (à princípio), ou de qualquer forma eu terei que fazer uma faculdade e depois disso começar a me certificar para só então conseguir trabalhar na área.
Agradeço desde já,
Gregorio

Fábio
7

Gregório, é possível q qq um se torne um DBA, basta estudar e correr atrás, mas sem estar cursando superior acho difícil, visto que, as empresas em geral exigem que o profissional esteja no mínimo cursando o superior. Se vc é novo não recomendo que fique pensando em pegar atalhos, faça a faculdade em primeiro lugar. Durante a faculdade, se vc tiver tempo, tente a certificação em paralelo ou faça cursos de formação para BD e lá pelo meio do curso, comece a correr atrás! O começo é difícil, mas qto mais vc tentar, mais coisas vc vai descobrir e vc poderá se preparar melhor para as próximas tentativas!
[]s

Brenno Luiz Abreu Almeida
9

Nossa achei que os salários seriam bem melhores… Tipo junior R$4500,00, pleno R$8500,00 e seniors de R$14k a R$20 k.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!