A internet foi a principal responsável, nos últimos anos, pela grande mudança que o mundo dos negócios vem passando. A mudança é tão profunda, que hoje a internet já é considerada, em algumas áreas, como vital para a continuidade dos negócios.
O marketing também foi muito afetado pelo crescimento da internet. Hoje, além das grandes mídias (televisão e rádio), é necessário considerar a possibilidade de divulgação de sua marca também na internet.
Marketing Digital
O Marketing Digital é o uso das mídias digitais na divulgação de uma marca, empresa, produto ou serviço. Por mídias digitais, entenda todas as mídias disponíveis com o advento da internet: sites, blogs, e-mails, banners, mídias sociais, mecanismos de buscas, etc.
Um bom plano de Marketing Digital deve ser composto por sete ações estratégicas:
Marketing de Conteúdo
Estudos mostram que aproximadamente 90% das visitas de um site vem dos mecanismos de busca. Nos mecanismos de busca, como o Google, basicamente o usuário realiza pesquisas por palavras chaves. Esses mecanismos analisam o conteúdo dos sites da internet e os relacionam as palavras chaves buscadas pelos usuários.
Portanto, o Marketing de Conteúdo é o uso de técnicas de otimização de sites (técnicas estas, que visam melhorar a posição de um site num mecanismo de busca) em conjunto com um conteúdo adequado ao público-alvo que a empresa deseja atingir.
Marketing nas Mídias Sociais
Segundo Claudio Torres, em seu livro A Bíblia do Marketing Digital, mídias sociais são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos. Para exemplificar essa definição pense nas Redes Sociais principais como Facebook, Twitter, You Tube, Blogs, entre outras.
A idéia do Marketing nas Mídias Sociais é a utilização dessas mídias para divulgação e repasse de conteúdo entre os usuários conectados. Outra vantagem das mídias sociais é a possibilidade de relacionamento entre os usuários, que descobrem afinidades através de fóruns, comunidades, amigos em comum, criando uma vasta rede de divulgação de conteúdo.
E-mail Marketing
E-mail Marketing é a utilização da listas de e-mail para divulgação de informações sobre produtos e serviços de sua empresa. Aqui estamos usando a palavra E-mail, mas o conceito é mais completo e se enquadra também para SMS e MMS.
Marketing Viral
Imagine um vídeo engraçado que você recebeu por e-mail ou através de uma mensagem em alguma rede social, e logo depois de assistir, repassou a um ou mais amigos. O Marketing Viral é exatamente isso, a utilização de ferramentas da internet para criação de um efeito parecido com o boca-a-boca.
A criação de uma campanha de Marketing Viral exige muita criatividade e sensibilidade, para que a peça criada consiga tocar quem a ve (ou a ouve), de modo que essa pessoa retransmita a mensagem para seus amigos e assim a corrente continua.
Pesquisa Online
A Pesquisa Online pode ser considerada como uma atividade base do Marketing. A Pesquisa Online é a utilização das informações contidas na internet para levantamento de informações (pesquisa de tendências, comportamentos, estatísticas, etc) que servirão para tomadas de decisão pela empresa.
Publicidade Online
Publicidade Online é a publicidade tradicional utilizada na internet, no formato de banners. A grande diferença com relação a publicidade tradicional é que, com o tempo, os banners foram ganhando novas tecnologias que permitem que eles interajam com os usuários através de animações, vídeos, sons e outros.
Também são incluídos na Publicidade Online os jogos e aplicativos criados como forma de divulgação.
Monitoramento
Tão importante quanto ações citadas anterirmente, é a monitoração. É preciso monitorar essas ações, de modo que seja possível a mensuração do resultado obtido.
(Post originalmente publicado no Blog PME 2.0)
2 Comentários
Olá Davi,
Parabéns pelo artigo pois ele esta ótimo, particularmente eu achei brilhante a forma abrangente, como você explicou o que é marketing digital.
Um grande abraço