Na última década, podemos dizer categoricamente que, se existe algo que deu um boom de grande sucesso na internet, seriam as redes sociais. Só para citar os exemplos mais proeminentes, temos o Orkut (o “pai” das redes sociais de grande alcance mundial, que teve seu império assegurado em meados de 2004), o Twitter (que em meio a tantos outros concorrentes, ainda se mantém ativo) e o Facebook (talvez o exemplo mais certeiro do que estamos falando). Em meio a essa nova realidade, muitos empreendimentos estão estudando as reais vantagens das redes sociais para empresas.
As instituições Wetpaint e Altimeter Group (ambas norte-americanas) chegaram a realizar uma pesquisa para a revista Business Week, a fim de fazer um panorama das principais empresas mundiais e seus investimentos em redes sociais corporativas. O resultado foi representativo. Todas as empresas que investiram em mídias sociais e redes corporativas obtiveram crescimentos significativos em receita. Como se não bastasse, o mesmo estudo apontou que, enquanto as marcas que investiram em mídias sociais cresciam pelo menos 18% ao ano, as outras que não seguiam a mesma trilha recuaram 6% nos mesmos períodos.
Dentro do universo das redes sociais existe uma relação de interdependência. Num dado local de trabalho, os funcionários que, invariavelmente, tenham contas em exemplos como Facebook ou Twitter, podem sentir-se mais confortável em lidar com redes sociais corporativas, o que facilita a implementação desse recurso. Essa busca em interligar o conhecimento de diversas frentes de trabalho não é novidade entre as empresas. Desde os anos 90 se fala nessa integração social – que pode se dar sem problemas por meio da internet – em prol do compartilhamento do know-how. Isso irá facilitar nos projetos que virão a seguir.
As vantagens de uma rede social na empresa
Uma rede social interna (ou rede social corporativa) faz esse meio de campo. Atua em favor do desenvolvimento de trabalhos, compartilhamentos de informação e inter-relação entre os funcionários. Sempre se atentando a qualidade do serviço e o sigilo de dados. A fim de maiores conhecimentos, outras vantagens em se ter uma portal empresarial estão ainda:
- Acesso direto: Em segundos, uma informação pode estar ao seu dispor no notebook, no smartphone, do computador de mesa, etc;
- Compartilhamento de ideias;
- Discussão de problemas e soluções inerentes ao negócio do qual a empresa atual;
- Alcance geográfico.
- Aproximação hierárquica dos funcionários. Ou seja, o CEO da empresa estará mais acessível.
- Comunicação direta;
- Oportunidade dos funcionários se mostrarem;
- Integração de experiências;
- Armazenamento de experiências que poderão ser utilizadas posteriormente;
- Se utiliza de uma tecnologia que todos os funcionários já são familiarizados, sem contar no custo-benefício das ferramentas.
- Protecionismo de informações;
Alguns empreendedores podem ainda acreditar que o uso de uma rede social privada poderá ser um “atraso” para o rendimento de sua empresa, já que seus funcionários estarão distraídos e imersos na comunicação com seus colegas. Entretanto, pesquisas realizadas concluíram que a produtividade de uma empresa está muito mais ligada à abertura para inovações que irão facilitar o trabalho de todos e ajudar na democratização de informação.
Nada melhor que uma rede social empresarial para resumir essa abertura para o novo.