Olá Caro leitor!
No último post demos sobre algumas dicas para lhe ajudar a fazer mudanças na área de TI, ele está acessível aqui. Somos “consumidos” pelo dia-a-dia e quando percebemos nosso trabalho se resume a apagar incêndios e não tiramos o tempo para “pensar”, ou planejar as coisas. Uma boa prática para “arejar” a mente é sair do ciclo vicioso do dia-a-dia e fazer algo diferente, como um treinamento, ou então uma solução mais barata e muito boa por sinal que é a leitura de livros, que lhe dão benchmarks das práticas do mercado e o caminhos das pedras. Complementando o post anterior, vou falar neste post sobre algumas publicações que já li e recomendo fortemente.
Implantando a Governança de TI
Este livro é muito interessante para quem deseja conhecer as práticas de mercado em se falando de TI. Ele fala resumidamente sobre cada framework, sem muitos detalhes, mas é um bom começo. Ele dá um direcionamento sobre como fazer um planejamento de TI e traz algumas cases também. Recomendo muito.
TI Inovar e Mudar
Este livro é muito interessante para quem está estudando o ITIL e precisa entender na prática como os processos podem ajudar no seu dia-a-dia. A idéia do livro é muito bacana, pois ensina através da história. Ele fala do Sr. Jorge, um gerente de TI que está tendo muitos problemas na sua TI e também em casa….A certa altura ele contrata um consultor de TI para lhe ajudar nas mudanças que precisam ser feitas, aí a história se desenrola.
Implantação de Help Desk e Gestão de Help Desk
Na minha humilde opinião o help desk/service desk é a base para que uma TI entregue valor para seus clientes/usuários internos. Estes livros foram escritos por uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, o mestre Roberto Cohen, o qual tive o prazer de conhecer na conferência HDI em 2011. O primeiro livro ele aborda como implementar um service desk, e no segundo livro fazer a sua gestão. Quer um caminho mais fácil para implementar/melhorar seu service desk e fazer a gestão? Estes livros são obrigatórios.
O verdadeiro valor de TI
Este é um livro de cabeceira. Em minha opinião este livro é obrigatório para qualquer profissional de TI nos dias atuais. A TI está cada vez mais complexa e é estratégica para a maioria das organizações. Precisamos entregar valor para o negócio, fazendo melhor com o orçamento que temos. Tão importante quanto fazer é comunicar o valor que a TI gera para o negócio. O livro traz o caminho das pedras para sair de uma TI reativa para entrega de valor.
E você, já leu os livros que citei? O que achou? Quais outros livros você recomendaria a leitura?
Um grande abraço e até a próxima!
2 Comentários
Muito bom artigo Emerson! Para mim será de grande valia ler alguns desses livros. Estava pesquisando sobre algum tipo de leitura que pudesse me ajudar profissionalmente…e pelo visto achei! Obrigado!
Abs!
Boa tarde. Fiz minhas monografias, tanto da formação superior em Ciência da Computação quanto no MBA de Gerenciamento de Projetos, utilizando (não só, mas também) o livro “Implantando a Governança de TI.” É um livro que realmente não se aprofunda muito na Governança de TI em si, mas, dá uma boa visão geral da Governança de TI. Recomendo também “Governança de TI” de Peter Weill e Jeanne W. Ross. Este ultimo é mais profundo no assunto.
Excelentes recomendações!