ITIL e o Gerenciamento de Mudança: O protetor do ambiente de produção!

super_heroiOlá caro leitor,

O título deste post resume, na minha opinião, qual o objetivo do processo de gerenciamento de mudanças. Como se diz dentro da TI, a única constante é a mudança. A necessidade de habilitar novas funcionalidades nos sistemas, novos arranjos na infraestrutura e projetos que lançam novos produtos requisitam mudanças na infraestrutura, e dada à urgência que estas alterações precisam ser feitas, corre-se um risco enorme de mudanças não corretamente planejadas (e feitas na pressa) gerarem indisponibilidade nos serviços disponibilizados.

O ITIL detalha muito bem o processo para realizar uma mudança, mas este deve ser implementado de acordo com a necessidade da organização. A principal definição a ser feita para começar a implementar o processo é o escopo. A pergunta é: Quais ICs preciso/desejo controlar? A resposta desta pergunta delimita o que deve passar pela gestão de mudança antes de ser alterado. Outras decisões importantes são: definir o dono do processo, o escopo da mudança padrão, normal e emergencial, o comitê de mudança e quem irá conduzir as reuniões.

As atividades comuns neste processo são:

  • Abertura da requisição de mudança
  • Validação
  • Análise
  • Aprovação/Rejeição
  • Programação
  • Execução
  • Revisão pós-implementação

Uma mudança não deveria ser aprovada sem um plano de rollback, o famoso plano B.

Uma pergunta que geralmente me fazem é: durante a execução de um projeto, é preciso gerenciar as mudanças na infraestrutura? A minha resposta é: Se há o risco de algum manuseio inadequado gerar riscos para a infraestrutura em produção, sim. Caso não gere risco, não é necessário, mas antes de entrar em produção é necessário mapear a configuração dos ICs.

A maior parte dos incidentes na infraestrutura são causadas por alguma mudança. Gerenciar a mudança é proteger o ambiente de produção, gerando valor para o negócio e garantindo a satisfação dos usuários.

Um grande abraço e até a próxima!

Original em Governança de TI

Emerson Dorow

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Experiência de 10 anos na área de TI. Coordenador de suporte de serviços de infraestrutura e cloud computing. Mantenedor do site http://www.governancadeti.com.

Certificado em ITILv3 Intermediate, Cobit v4.1 Foundation, HDI-SCM, Linux Professional Institute (LPI) Nível 1 e IBM Tivoli Monitoring Deployment V6.2 Professional. É graduado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi Blumenau e pós-graduando em Governança de TI pelo Senac Florianópolis e MBA em gestão de TI pelo INPG.

Entusiasta de assuntos relacionados a gestão de serviços em TI, governança de TI, Gestão de Projetos, liderança, gestão de equipes e negócios.


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