Dentre as principais dicas para obter sucesso com as mídias sociais, um dos fatores determinantes é dar o máximo de atenção possível ao seu público-alvo
Twitter, Facebook, Google+, YouTube ou LinkedIn, você escolhe. O fato é que muitas dessas mídias sociais devem fazer parte da rotina de trabalho das empresas de TI. Mas a pergunta é: como essas empresas podem tirar o melhor proveito do marketing através das mídias sociais? Confira as respostas abaixo:
Ouvir o público-alvo
É preciso construir uma relação com o público-alvo, com o pessoal de TI e aumentar a conscientização da equipe interna sobre a importância das mídias sociais. Isso mostra que a empresa está ouvindo o que os clientes dizem sobre ela e seus produtos. Geralmente, algumas perguntas relacionadas a suporte técnico não podem ser respondidas em apenas 140 caracteres, mas o importante é pelo menos dar atenção ao cliente, mesmo que seja para dizer: “Obrigado pelo contato, nós retornaremos para você”.
Liderança de pensamento
Forneça informações valiosas e relevantes nas redes. Assim, a empresa fica reconhecida como referência no meio, pois os leitores criarão o hábito de sempre consultar sua empresa quando estiverem à procura de informações relacionadas. A fidelidade ocorre porque a empresa oferece conteúdos interessantes de ler (novos produtos ou percepções da indústria), exclusivos para o público-alvo (promoções), leves e engraçados (para os leitores compartilharem em suas redes), que simplesmente agregam valor ao leitor.
Search Engine Optimization (SEO)
Construir um relacionamento com o cliente é uma coisa, construir a sua visibilidade em sites de busca é outra completamente diferente. As mídias sociais têm papel importante diante das técnicas de SEO. Quanto mais você postar, mais chances seu conteúdo tem de ser encontrado nos sites de pesquisa, aumentando o ranqueamento da empresa nesses buscadores. As mídias sociais também são capazes de oferecer aos potencias clientes uma ideia do que a empresa faz e o que ela pode oferecer.
O conteúdo dos posts
Acima de tudo, o objetivo ao postar algo deve ser criar compromisso com os leitores, ou seja, transformar observadores passivos em participantes ativos. Todo like ou retweet conta muito, porque assim a mensagem se expande para outras redes. A melhor mídia social é aquela que faz o internauta se perguntar: “O que será que eles postaram hoje?”. Uma ótima maneira de cativar o público-alvo é postando perguntas que o incentivem a interagir com a empresa, como por exemplo: “O que você acha de…?”; “Você vai participar do evento…?”. O segredo de uma boa comunicação nas mídias sociais é comunicar-se socialmente, da mesma maneira como fazemos em nosso trabalho diário: profissionalmente, mas de uma maneira leve. As mensagens devem ser autênticas e refletir os valores da empresa.
Comunicação boca-a-boca
As mídias sociais são essenciais quando se trata de gestão da marca. Sabemos que fãs e seguidores podem influenciar os outros em suas decisões. Por isso, é preciso criar um conteúdo que eles irão repercutir, seja online ou offline. Quando as histórias contadas são interessantes e, portanto, valem a pena ser compartilhadas, ou quando, no caso da Paessler, o sofware PRTG Network Monitor ajuda a tornar a vida de um cliente mais fácil, há chances de conquistar novos clientes. Isso ocorre pelo fato de que aquelas pessoas, que já conhecem a Paessler, vão comentar sobre ela com seus amigos e, assim, a rede de contatos e de relacionamento da empresa acaba aumentando, o que propicia novos negócios.
Autor: Danton Guerra – Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, Paessler AG