Redes e mídias sociais alastram-se rapidamente. Neste turbilhão de recursos e opções as empresas buscam inserir seus produtos e angariar seguidores.
Em um esforço de sair na frente ou acompanhar a evolução tecnológica, muitos desperdiçam recursos, quando não, promovem conteúdos e criam perfis sem foco ou estratégia. O resultado, claro, não é nada bom. A empresa acaba por promover sua própria falta de visão e incapacidade.
Antes de prosseguir, vejamos alguns dados curiosos de uma pesquisa realizada pela InSites Consulting:
- Mais de 1 bilhão de pessoas, cerca de 70% dos usuários de internet usam redes sociais
- Uma sessão no Facebook dura em média 37 minutos e no Twitter 23 minutos
- 50% dos usuários de redes sociais se conectam a marcas
- Pessoas se tornam fãs no Facebook porque gostam do produto, não por causa da publicidade
- 36% postam conteúdos sobre uma marca nas redes sociais
- 2 em cada 3 funcionários se orgulham da empresa em que trabalham, porém somente 19% compartilham histórias nas redes sociais
- No Brasil, 86% são membros de pelo menos uma rede social. Os brasileiros são membros de 3,1 redes em média
Como já sabemos, através dos recursos virtuais podemos atingir um público tão grande que é difícil mensurar, mas as ações precisam ser coordenadas de forma que o público certo seja atingido pela mídia certa.
Vemos empresas que sugerem “Nos sigam no Twitter”, “Curtam nossa página no Facebook”… Mas, sinceramente: por que eu deveria fazer isso? Dê-me um bom motivo! Mostre-me assuntos importantes e interessantes para minha vida que farei isso com prazer.
Temos um perfil de interesse para cada uma das redes e mídias sociais. Independente do seu ramo de negócio é possível inserir-se no contexto de cada uma delas.
No geral
- Utilize links para seu site de forma moderada
- Busque o alvo comercial de forma sutil. Desta forma seu consumidor será influenciado harmoniosamente e com prazer
- Escreva sobre fatos relevantes para o dia a dia das pessoas. Curiosidades relacionadas ao seu ramo de negócio são bem vindas
- Escreva artigos específicos para cada mídia abordada, diversifique e obterá maior abrangência
- Lembre-se que #hashtags servem para agrupar assuntos, utilize palavras que estão em voga no momento
- Utilize as ferramentas de colaboração e republicação entre redes. Ex.: Ao publicar no LinkedIn o mesmo pode republicar no Twitter que por sua vez pode republicar no Facebook. Procedendo assim, você estimula seu público a utilizar as outras mídias e terá maior divulgação.
As mídias sociais são fontes poderosas de publicidade, desde que saibamos usá-las seguindo os padrões da comunidade. Não deixe de seguir estas regrinhas para não ter uma marca chata e inconveniente. Sucesso e até a próxima!
4 Comentários
Gostei muito do artigo, eu sempre tentei usar as redes sociais mas nunca consegui êxito pois nunca me atentei para as dicas deste artigo. Parabéns ao autor.
Obrigado pelo comentário Maclei! As redes em suas funções e públicos ainda precisam ser exploradas a fundo por nossas empresas. O potencial é incrível.
Abraço.
Muito bom o artigo, veio a calhar no momento exato. Quando me pedirem concelhos sobre se é bom usar o facebook ou twitter para uma empresa, vou recomendar seu post.
Isso é ótimo Bitetti! A coisa certa na hora certa é sempre bem-vindo.
Fico feliz de contribuir. Fique a vontade para entrar em contato sempre que precisar de alguma ideia.
Grande abraço.