Vejo muitas pessoas usarem o termo “SLA” diariamente, inclusive fora da área de TI, e entendo que isso já se transformou em um jargão de mercado. Porém, muitas dessas pessoas não entendem o conceito apesar de usar o termo frequentemente.
Vou tentar explicar melhor
O termo “SLA” refere-se a Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço em português – com a sigla “ANS”.
Acordo por que estamos falando de um contrato, que deve ser formalizado entre duas partes: um cliente e um fornecedor. Nesse caso um fornecedor de serviços, independente da sua área de atuação.
Nível por que estamos falando de um serviço, algo que não é palpável como um computador ou um produto que pode ser comprado em uma loja do comércio varejista. Então, para avaliar um serviço, precisamos de algo que nos leve a dizer se o serviço é bom ou ruim.
Podemos fazer isso criando um indicador de qualidade que pode ser medido em um período de tempo e estabelecemos um meta para esse valor.
Vamos dizer, por exemplo, que o serviço deve ficar disponível 99% do tempo em um mês. Assim, criamos a Disponibilidade do Serviço e medimos o Nível do serviço. Mais tarde vou mostrar como fazer essa conta.
Então, o que é um Serviço? Vamos ver exemplos: transporte aéreo de passageiros ou de carga, seguros, fornecimento de energia elétrica, fornecimento de água, comunicação de voz e dados, serviços médicos e etc.
Observando esses exemplos, podemos dizer que Serviço é um conjunto de facilidades para ajudar o cliente a realizar um objetivo. Quando pegamos um táxi, por exemplo, queremos chegar em algum lugar, de preferência o mais rápido possível ou pelo menos antes de um compromisso. Então o taxista, usando seu carro, nos presta um serviço e nos ajuda a atingir um objetivo, cobrando um valor por isso. Não compramos o táxi, somente o transporte de um ponto a outro.
E as companhias aéreas, não fazem o mesmo? Os bancos, as empresas que fornecem energia elétrica , as que fornece água, as operadores de telefonia fixa e de celular, são todos prestadores de serviços da mesma forma.
Então, podemos dizer que um Serviço é um conjunto de facilidades que entrega algum valor ao cliente, por que o ajuda a atingir um objetivo.
Respondendo a pergunta inicial, um SLA ou ANS é um contrato entre o cliente e o prestador ou fornecedor do serviço, que descreve o serviço em detalhes, indica como é avaliada a qualidade do serviço e os valores envolvidos.
Nos próximos artigos vamos explorar outros conceitos relacionados, tais como: Requisitos do Cliente, Acordos de Nível Operacionais, Contratos de Apoio entre outros.
9 Comentários
Muito bem explicado, deu para entender bem o que é SLA.
Obrigado e parabéns.
João Paulo,
Obrigado, fico feliz que tenha gostado do artigo, um abraço,
Ricardo
Muito bom o artigo.
Estou fazendo um trabalho de conclusão de semestre e vamos falar sobre SLA.
Você não teria um material pra me enviar por e-mail pra mim??
Obrigado desde já!
Um abraço!
Narcelinho
Parabéns! Fácil de entender!
Pesquisei em mais fontes e vi que é necessário elaborar um SLA. É realmente uma elaboração complexa?
Carla, obrigado.
Fico feliz que tenha gostado. Realmente fazer um contrato de nível de serviço (SLA) bem elaborado é difícil, mas não impossível, tudo depende da situação e maturidade da empresa.
Se precisar de alguma dica, pode entrar em contato comigo, ficarei feliz em ajudar.
Um abraço,
Então Ricardo, eu precisava saber os tópicos para desenvolver um SLA. Estou fazendo pós-graduação em Gestão e Governança de TI, e como TCC estava vendo a possibilidade sobre executar este tema.
Você tem algum email que eu possa entrar em contato?
Abraço!
Olá Ricardo!
Parabéns pelo artigo, muito objetivo e didático!
Muito bom, estou fazendo meu TCC e gostaria de falar sobre SLA, tem algum material que possa me ajudar?
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