Carreira em TI: atuando como consultor / consultora

Neste artigo serão apresentadas algumas realidades vivenciadas por consultores de Tecnologia da Informação.

Este artigo é destinado para quem quer conhecer um pouco melhor como funciona uma consultoria, seu cotidiano e os benefícios que esta carreira proporciona ao profissional.

Existem praticamente dois tipos de linha de atuação que serão descritas a seguir:

  • Única empresa: Neste campo de atuação encontra-se a maioria dos profissionais de TI, os quais atuam exclusivamente para uma única empresa, seja na modalidade CLT ou PJ. Normalmente, o foco destes profissionais é dominar e conhecer todo o ambiente em que atuam, ou seja, se você é DBA Oracle, tentará se inteirar o mais rápido possível sobre as configurações do banco de dados, tabelas, servidores envolvidos, sistemas, etc, para depois poder atuar com mais “tranquilidade” no dia-a-dia, mantendo o banco sempre operacional, com backups regulares, entre outros.
  •  Consultoria: Atuar em consultorias significa que o profissional trabalha para diversas empresas, de diversos tamanhos e segmentos, porém, o foco de atuação é o mesmo, ou seja, seguindo a mesma linha do DBA Oracle, o profissional atuará com banco de dados para diversas empresas, realizando praticamente o mesmo serviço, porém, em ambientes, configurações, pessoas, culturas e regiões diferentes.

A partir desta simples explicação, alguns pontos envolvendo a carreira na área de consultoria serão abordados:

  • Conhecimento: Atuando em consultoria, o profissional consegue evoluir o conhecimento e experiência nas soluções de forma mais rápida. Para exemplificar esta afirmação será utilizado um exemplo de profissional que trabalha com Windows Server. Se o profissional atua em uma única empresa, a quantidade de projetos envolvendo uma instalação, migração ou configuração de recursos como AD, DFS, WSUS, Hyper-V serão poucos. Já na consultoria, ele pode desenvolver diversos projetos deste tipo para diversas empresas em um curto período de tempo, o que proporciona maior amadurecimento e base de conhecimento para resolução de problemas.
  • Networking: Consultores estão em contato com diversas empresas, conhecendo diversos profissionais, ramos de atuação, cenários e ambientes, o que permite criar um bom networking.
  • Soluções Tecnológicas: Dependendo da consultoria que esteja atuando, você poderá participar de projetos envolvendo soluções de ponta, ou seja, clientes demandando projetos complexos com alta tecnologia envolvida. Exemplo: projeto de reestruturação de todo parque tecnológico do Datacenter, envolvendo servidores, firewall, alta disponibilidade, virtualizadores, serviços, sistemas, entre outros. Se o ramo de consultoria que atua for esse, o profissional terá a oportunidade de realizar diversos projetos semelhantes.
  • Treinamentos: Grande parte das consultorias possuem parcerias com fabricantes, o que garante aos profissionais a oportunidade de realizar treinamentos diretamente com os fabricantes das soluções. Exemplo: se o ramo da consultoria for segurança da informação, provavelmente o consultor terá a possibilidade de realizar treinamentos nas soluções de segurança do parceiro, tais como, firewall, antivírus, antispam, DLP, entre outros, e conquistar as certificações dos produtos.
  • Zona de Conforto: Quando atuamos em consultoria, não existe a conhecida “zona de conforto” pelo simples fato de que existem diversos clientes com diversos problemas, projetos e soluções tecnológicas que irão demandar muito estudo, esforço e busca de conhecimento constante para o profissional manter-se sempre atualizado.
  • Consultor Externo: Existem dois tipos de consultores, o que atua de forma remota nos clientes e o que está em campo, ou seja, fisicamente no cliente realizando o trabalho. Neste caso, os profissionais precisam ter disponibilidade para viagens e horário flexível, podendo passar alguns dias, semanas ou até meses na região do cliente para concluir algum projeto.
  • Trabalho em Equipe: Os profissionais que queiram trabalhar como consultores precisam entender que a maioria dos projetos e serviços realizados irão envolver outros consultores, portanto, o profissional precisa aprender a trabalhar em equipe, ter uma boa comunicação e estar sempre disposto a ajudar o próximo, já que o sucesso ou não de um projeto irá depender de todos os envolvidos no mesmo.

Pontos de atenção: Quando se atua na área de consultoria, é importante ter em mente algumas situações que possam ocorrer, entre elas:

  • Dedicação: Conforme já apresentado, o profissional de consultoria precisa estar 100% disposto a evoluir, estudar, aperfeiçoar e corrigir, já que novas soluções surgem constantemente. A consultoria em que trabalha pode mudar de parceiro, de produto, de foco e será necessário realizar todo trabalho de adquirir experiência nas novas soluções.
  • Viagens: Para alguns, pode não ser um ponto de atenção, mas para outros, dependendo do campo de atuação, passar semanas fora do estado que vive ou até mesmo do país pode ser inviável.
  • Projetos: O consultor precisa sempre manter a mente aberta e ter discernimento para tratar da melhor forma possível reclamações de clientes, questionamentos, possíveis conflitos, projetos que não foram bem sucedidos, descontentamento, entre outros. Afinal, quando se atua com diversos projetos, em diferentes clientes, o risco de algo não sair exatamente como deveria é maior.
  • Opiniões: É comum consultores terem uma postura e pensamento já formado sobre diversos aspectos e, neste ponto, algumas recomendações podem ser úteis: – Evite criticar o cliente (seja a estrutura dele, programa, servidor, ERP, entre outros. Em vez de criticar, tente apresentar soluções que possam ser melhores aproveitadas na estrutura); – Evite conversas sobre alguns temas (religião, futebol e política). Dependendo do cliente pode gerar algum clima ou tensão que não são agradáveis; – Tenha sempre em mente que o consultor é o reflexo da consultoria em que trabalha, ou seja, sempre tente transmitir a melhor impressão para os clientes, seja sempre simpático, trate todos com educação e respeito da mesma forma que gostaria de ser tratado.

Os pontos apresentados neste artigo não retratam a realidade de todas as consultorias e também não significa que os profissionais que atuam nesta área vivenciam todos os pontos apresentados, no entanto, são algumas situações que podem ser vivenciadas por profissionais que queiram trabalhar com consultoria. Os pontos de atenção são opiniões de quem atua na área e não existe uma única regra que deve ser seguida.

Gustavo de Castro Rafael

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Fundador da PDCA TI - Consultoria & Treinamentos.
Site: www.pdcati.com.br
Consultor com mais de 7 anos de experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação.
Palestrante em diversos fóruns, empresas e universidades.
Professor dos cursos online e presenciais promovidos pela PDCA TI.


7 Comentários

Nadja Cecim
2

Seu artigo sobre a consultoria é muito importante, porque muitas empresas ainda precisaram diferenciar este serviço.

Davison Reis
3

Bem entendido à nível de negócios sobre o tema Consultoria. Atualmente é um ramo que cresce mais nos serviços de tecnologia oferecidos pelas empresas que trabalham no ramo. Apenas uma sugestão para o artigo, seriam dicas como certificações e cursos que de costume abrem mais os horizontes de um consultor de forma geral.

carlos castillo
4

Gostei do artigo, parabéns! Estou começando como consultor de TI de maneira mais estruturada. Já fui consultor de terreno e de forma remota. Nos meus 10 anos de experiência na área. Nessa caminhada vendo e analisando mais profundamente o comportamento das pessoas perante as tecnologias (desde uma mala direta no Word até um ERP) tomei uma importante decisão e me especializei na área de treinamento de RH (usando a plataforma Moodle). Acho que para o consultor algo muito importante e ganhar grande e rica experiência. Além disso, ter uma rede de contatos, que possam lhe dar suporte nas áreas que não domina tão bem assim. Logo, a comunicação assertiva e a capacidade de estar sempre se atualizando (seja certificado ou não) são requisitos, ao meu ver, imprescindíveis para ter sucesso e longa vida como profissional consultor.
Aguardo mais artigos da área. Abraço a todos!

Felipe
6

Gostaria de saber quanto cobro por uma consultoria para organizar os processos e procedimentos de uma micro empresa!
Empresa no Ramo de Revenda de Lâmpadas
Setores: Recepção, comercial, Logística, Administração.

JOSE SOUZA
7

Saudações a todos!
Gostei do artigo, estou atualmente cursando Tecnologia em Segurança da Informação, pretendo especializar em Consultoria de TI (implantação de redes e treinamento em sistemas ERP) como pessoa jurídica realizando projetos em empresas diversas, pretendo especializar nos sistemas SAP, TOTVS para implantar processos e fazer certificações na área de infraestrutura incluindo especialização em sistemas para servidores e banco de dados.
Será que estou certo? Ou seria querer diversificar demais?
Seria mais viável só certificações em ERP? ou é necessário conhecer infra para tal?
Agradeço a colaboração de vocês em ajudarem sanar minhas dúvidas?
Abraços

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