Essa é uma ferramenta fabulosa, se usada corretamente. Além disso, ela é muito cara. Por isso, devemos ter muito cuidado antes de agendar uma reunião!
Calcule quanto custa a hora de cada participante (incluindo você) que deseja convocar, some tudo e veja por quanto sairia essa reunião. Você irá se surpreender!
Portanto, não é sadio nem recomendado agendar reuniões sem pauta, sem um objetivo concreto e sem saber o que se espera obter ao final da reunião.
Uma boa prática que costumo utilizar é estruturar minhas reuniões da seguinte forma:
- Definição do objetivo
- Divisão dos assuntos em tópicos
- Definição do tempo (em minutos) para cada tópico (nunca excedo o limite de 120min para realizar uma reunião)
- Criação da agenda
- Convocação exclusivamente das pessoas (realmente) necessárias para atingir o objetivo definido.
Posteriormente, essa agenda deve ser enviada (no mínimo com um dia de antecedência) a todos os envolvidos, destacando a importância para que todos leiam e estejam cientes dos assuntos que serão abordados.
Em seguida, no dia da reunião, imprima em uma folha A3 essa agenda e cole em um local de destaque no ambiente onde será realizada a reunião. Se possível adote dois papéis centrais para conduzir a reunião: o Facilitador e o Documentador. O primeiro será incumbido de conduzir a reunião, ser o mediador para que todos sejam ouvidos, o foco seja mantido, a agenda respeitada e o objetivo alcançado. O outro será responsável por registrar todas as informações discutidas e controlar o tempo.
Evite conversas paralelas, peça a todos para que, se possível, não atendam seus celulares durante a reunião (se for necessário, eles podem fazer isso se ausentando do local por alguns instantes). Se durante a reunião algum dos assuntos começar a ultrapassar o tempo estipulado e for identificada a necessidade de uma análise maior registre esse ponto e marque outra reunião para isso prosseguindo com os próximos tópicos.
Ao final da reunião, recapitule os pontos abordados, sumarizando as decisões adotadas para cada assunto. Identifique as pendências, seus responsáveis e o prazo para finalizar as mesmas.
Por fim, elabore e envie a ata em no máximo dois dias. Caso contrário, as pessoas terão dificuldades em lembrar tudo que foi dito para validar as informações.
Caso tenha alguma técnica que você e/ou sua equipe utilizam, deixe seu comentário abaixo! 🙂
Boa sorte. E boa reunião para você.
2 Comentários
Carol,
Parabéns! Seu artigo ficou muito bom, objetivo, o que falta nas reunião de hoje em dia para que tornem produtivas. Obrigada excelentes recomendações!
Abrs,
Nathy
Obrigada Nathy =)