Toda empresa, seja ela de qual tamanho ou segmento for, almeja crescer, alavancar resultados, ver sua receita duplicar, triplicar, ter o retorno de todo investimento feito e se tornar referência, esse é o sonho de qualquer empresário e entre os muitos investimentos feitos por uma organização estão os voltados para a automação dos processos, em outras palavras, a implantação de um sistema de gerenciamento, um software ERP ou um módulo novo.
Sabemos que esse é um investimento alto e demanda tempo, mas o que foi projetado lá no início pode não ter o resultado esperado. E por que isso acontece? Os motivos são vários: mau planejamento, execução mal feita, falta de tempo hábil para implantação, profissionais sem qualificação necessária na execução do projeto, entre outras coisas.
E qual é o segredo para transformar meu projeto de implantação ERP num case de sucesso? Nesse artigo vou mostrar algumas etapas fundamentais para seu projeto ser bem sucedido.
1º Mapeamento
Essa etapa é importante para conhecer o cenário atual da empresa, entender qual é a dificuldade, identificar onde está o problema, a necessidade de treinamento, saber qual é a solução mais adequada. O mapeamento serve também para que o consultor conheça os colaboradores e entenda a dificuldade de cada um no desenvolvimento das suas atividades diárias bem como suas sugestões de melhoria.
2º Definição dos Processos
De posse do mapeamento, agora é a etapa de definir os novos processos que passarão a ser adotados pela empresa de acordo com a necessidade que foi mapeada. Essa fase é extremamente importante, pois em alguns casos é necessário mudar alguns hábitos que costumeiramente eram praticados pelos colaboradores por falta de conhecimento no sistema ou, até mesmo, de domínio da sua área. Esse é o passo em que são apresentadas as novas ferramentas que estarão disponíveis para uso.
3º Treinamento e Capacitação
Logo quando são definidos todos os novos processos para a implantação na empresa, os colaboradores envolvidos precisam ser treinados e capacitados a operar o sistema, cada qual na sua função. Nesse ponto a dedicação de cada um fará toda diferença, pois essa também é a melhor oportunidade para crescer como profissional. O treinamento precisa ser detalhado e preciso com o objetivo de deixar a todos seguros em suas atividades.
4º Implantação
Com todos treinados e preparados, é hora de implantar o sistema e começar a disponibilizar para uso. Num primeiro momento numa base de teste, para que antes seja possível simular toda a operação e ter certeza de que não haverá mais nenhum problema. Posteriormente virar para produção e dar início às atividades oficiais.
5º Simulação da Operação e Virada para produção
Com o sistema ou algum módulo novo implantado, é necessário simular toda a operação envolvida. Nessa etapa tudo aquilo que foi definido no 2º passo precisa ser simulado, essa será a garantia de que tudo está realmente de acordo. Após a realização da simulação completa com todos colaboradores começa finalmente a virar a base para a produção e iniciar as atividades.
6º Acompanhamento
Com o sistema funcionando de forma oficial existe a necessidade de acompanhar toda a operação a fim de garantir o funcionamento correto do sistema ou para atender a qualquer imprevisto que surgir.
Sem dúvidas não é uma tarefa fácil tornar seu projeto num case de sucesso, mas é possível! Se houver a dedicação de todos envolvidos certamente isso ocorrerá. Todas essas etapas citadas foram usadas e aprovadas em diversos projetos e em todos foram bem sucedidos. Com o tempo os resultados de uma boa implantação vão aparecendo e a empresa começa a colher os frutos do investimento bem feito.
Em todos meus projetos faço questão de usar etapa por etapa e posso garantir que resultado é certo. Compartilhe suas dicas também! 🙂