Pra quem ainda não conhece esse novo modelo para transferência de dados, dê uma lida no bom artigo do colunista Cleber Batista entitulado: REDE ELÉTRICA + INTERNET… Revolução ou Decepção?
SÃO PAULO – A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a resolução que define as regras para o uso da tecnologia Power Line Communications (PLC).
A regulamentação define as condições para a implantação do modelo que permite a transferência de dados através da rede elétrica.
Segundo a Aneel, o documento delimita o uso da rede de distribuição para fis de telecomunicações. Isso deve garantir a estabilidade e qualidade do serviço, além de manter um preço compatível das tarifas.
A resolução também traz uma clausula informando que as empresas que prestarem serviços com a tecnologia PLC não devem comprometer a qualidade do fornecimento de energia. Caso haja necessidade de investimento em infra-estrutura, o custo ficará por conta da própria companhia.
Uma das vantagens do novo formato é a possibilidade de utilizar a rede atual para fazer a transmissão de dados, sem que haja a necessidade imediata de expandir ou adequar a estrutura existente. Por exemplo, a agência prevê que o aluguel dos fios para as empresas de internet por ajudar a reduzir as taxas de eletricidade.
O assunto esteve em audiência pública de 12 de março a 13 de maio de 2009. Neste período, o Órgão Regulador recebeu 163 contribuições de agentes do setor elétrico e de telecomunicações, associações de classe e consumidores.
Fonte: INFO