Se é um profissional de TI e algum dia sonhou em trabalhar na Europa, 2017 vai ser o seu ano de sorte.
O crescimento do setor tecnológico e a digitalização das grandes corporações localizadas na Alemanha faz com que a procura por Profissionais de TI qualificados seja muito maior que a capacidade de dar formação à população local, num valor estimado em 146 mil postos de emprego em 2017.
Oportunidade
Este fato acaba motivando as empresas a buscar talentos em outros países e é nesse momento que o Brasil entra em cena. Como diz Gonçalo Guerreiro, Germany Team Lead da plataforma de emprego Landing.jobs:
“As empresas vêem os profissionais brasileiros como competentes e motivados. Grande parte das empresas a trabalhar connosco estão abertas a talento vindo de fora da Europa, e até ficam contentes pela novidade que é ter perfis diferentes com quem trabalhar.”
Entre todas as oportunidades disponíveis, Gonçalo ainda diz:
“Neste momento na Landing.jobs temos várias empresas à procura de candidatos que estejam motivados a trabalhar na Alemanha, aos quais estas oferecem suporte de visto e expatriação. As vagas estão disponíveis para quase todas as nossas categorias: não há mesmo desculpa para ficar de fora.”
Aproveite essa oportunidade na Landing.jobs agora (em inglês).
Vantagens
São inúmeras as vantagens de encontrar emprego na Alemanha:
- Salário anual bruto por volta de R$ 136.000 para posições júnior, e R$ 238.000 no caso de profissionais experientes (fonte: Make it in Germany);
- Índice de qualidade de vida no top 5 mundial, na frente de países como os Estados Unidos e Reino Unido (fonte: Numbeo);
- Sociedade multicultural, com tradição de acolhimento de emigrantes e epicentro na capital Berlim, cidade que continua a ser um dos locais de maior diversidade na Europa.
Como diz Felipe Nascimento, Senior Java Web Developer:
“A maior diferença é na qualidade de vida. Para quem vem de São Paulo é uma mudança muito grande; aqui consegue-se fazer tudo do dia-a-dia utilizando transporte público. E as opções de atividades esportivas e lazer também são muitas, incluindo parques, piscinas públicas e festivais”
Felipe trabalha na Binder Consulting, em Munique, e é um dos muitos candidatos brasileiros que a Landing.jobs já colocou em empresas europeias. E não se arrependeu.
Por onde começar
Se já está convencido em ir para a Alemanha, aqui fica uma pequena lista de assuntos a ter em mente:
- A língua inglesa continua sendo indispensável para trabalhar numa posição de TI e o alemão pode ser uma vantagem para empresas mais tradicionais;
- O processo de visto pode ser demorado, já que varia de pessoa para pessoa, o que requer um estudo prévio da parte do candidato;
- As empresas alemãs valorizam um currículo completo, com informação detalhada sobre a experiência profissional do candidato.
Com tudo certo, só falta dizer: Auf Wiedersehen, Brasilien! 🙂
1 Comentários
Pingback: Favoritos #003 | perspicazsite