6 motivos suficientes para seu negócio estar na Internet

Falar que um negócio deve estar na Internet até soa algo antigo, lá do tempo em que acessávamos a “grande rede de computadores” com aquele ruído típico da conexão discada… Mas não é!

Hoje em dia ainda há resistência por parte de muitos empreendedores, principalmente dos pequenos, em ter uma presença na Internet. Muitos acham que criar um site é supérfluo, outros acham que não vai ajudar em nada, etc. Por isso, hoje vamos elencar 6 motivos suficientes que provavelmente farão qualquer um mudar de ideia sobre o assunto rapidinho. Vamos lá?

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1. Quem não é visto, não é lembrado! Este é um “ditado” que faz muito sentido na era da Internet. Estamos cada vez mais conectados e buscando informações sobre tudo na Web, então, nada mais adequado do que estar onde a grande maioria das pessoas está.

Ah, tenho um negócio local, pra que eu teria um site? Que tal para ser encontrado por aqueles que desejam algo próximo a eles!

Lembra da época que as Listas Telefônicas estavam em alta? Se não lembra, pergunte para seus pais ou avós. As empresas tinham que estar na Lista Telefônica. Era quase uma lei, pois não existiam outras formas de pesquisa. A Internet hoje é a “Lista Telefônica” em nível mundial, catalogada em macro e micro regiões, áreas de atuação, etc.

Ainda existem Listas Telefônicas, principalmente em cidades muito pequenas, mas mesmo assim, faça uma pesquisa rápida (com amigos e parentes) questionando sobre quando foi a última vez que pesquisaram algo numa Lista e quando foi a última vez que pesquisaram algo na Internet – nem que seja com ajuda de um conhecido.

2. Você não está, mas seu concorrente sim! Voltando no exemplo da lista telefônica… Se antes era necessário tentar “matar” o concorrente com um anúncio maior ou mais chamativo, agora é necessário aparecer numa busca na Internet e ter um site que conquiste seu futuro cliente. Ou seja, apenas saímos do papel e fomos para o digital, pois a didática é a mesma: você deve aparecer (para ser lembrado) e chamar a atenção para conquistar relevância sobre seu concorrente.

É lógico que um site é somente um “cartão de visitas” (assim como qualquer anúncio)… O atendimento, a qualidade do produto/serviço e o preço são os pontos que vão realmente determinar a conversão de um contato em cliente. Nem sempre oferecer um site lindo e cheio de informações é sinônimo de negócio fechado. Pense nisso!

3. Criar um site não é um bicho de 7 cabeças! Antigamente a complexidade de lançar um site era grande, sendo necessários conhecimentos técnicos avançados para tal tarefa. Hoje em dia este é um processo mais fácil por conta de ferramentas que permitem criar sites de forma prática, rápida e com baixo custo, tal como o Wix.

O Wix.com é uma plataforma líder no desenvolvimento web, baseada em computação em nuvem, com milhões de usuários em todo o mundo. Com o Wix, qualquer pessoa pode criar uma presença online completa e profissional, sem limite à criatividade e sem necessidade de programação.

Atenção! Ainda hoje, claro, o conhecimento técnico é necessário para sites mais complexos, com design mais elaborados ou funcionalidades específicas, então cada caso é um caso e uma empresa ou profissional especializado pode ser necessário para projetos diferenciados.

No mais, o Wix atende muito bem! Os layouts oferecidos são criados em HTML5, adaptáveis em dispositivos móveis (conhecido como layout responsivo) e otimizados (SEO) para serem encontrados em sites de busca. Além de tudo isso, você ainda pode montar seu site como achar melhor, escrevendo seus textos e colocando suas próprias fotos e vídeos através de um editor intuitivo, no estilo “arraste e solte”, sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação. O Wix é perfeito para prestadores de serviços, lojas (que podem vender online através do Wix Stores), músicos, fotógrafos, advogados, produtores de eventos, restaurantes e muitos outros segmentos. 

4. Relacionamento é tudo! Mostre trabalhos realizados, apresente novos produtos, responda dúvidas, ofereça conteúdos informativos acerca da sua área de atuação… Agregar valor ao seu produto ou serviço, esse é o caminho! Quantas vezes você já buscou algo no Google e desanimou ao encontrar um site sem informações suficientes, sem boas fotos, SEM UM FORMULÁRIO DE CONTATOS. Use as redes sociais também como um adendo ao seu site, comunique-se!

5. Sem barreiras de tempo e geografia! Se antes sua empresa estava restrita à Lista Telefônica da cidade e ao seu horário comercial, com um site ela pode ser encontrada por milhares de potenciais clientes durante ou fora do seu horário de atendimento. Imagine seu potencial cliente que chega em casa depois do trabalho e vai avaliar sobre aquela reforma necessária em casa ou aquele produto que deseja adquirir. Muito provavelmente ele vai buscar sobre o assunto na Internet para avaliar fotos, depoimentos, reclamações, preços, se informar melhor, etc. Se esta pessoa encontrar seu site e este transmitir a credibilidade almejada, a chance de um contato é grande.

6. Vender! O mais básico dos 5 motivos e o objetivo de qualquer empresa, seja da quitanda do seu Zé ou de uma grande rede de lojas, seja vendendo um produto ou serviço. Estando na Internet sua empresa vai aparecer mais, você vai fazer frente ao seus concorrentes e vai se relacionar mais e melhor com seus clientes e contatos. Tudo isso para “simplesmente” fechar o ciclo e vender o que sua empresa oferece.

Enfim. Este artigo não pretende esgotar o assunto, muito pelo contrário. Existem muitos outros motivos que poderiam ser elencados e discutidos, mas deixamos para um próximo post 🙂 

Redação PTI

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