Cobrança indevida na conexão 4G… Você pode estar sendo cobrado sem saber!

Não é de hoje que ouvimos reclamações sobre os serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular. Falta de cobertura, baixa qualidade de sinal e cobranças indevidas são algumas das reclamações mais comuns.

Com o advento da tecnologia 4G, esperávamos uma considerável melhoria na qualidade dos serviços, principalmente de internet móvel. Em relatório divulgado pela consultoria OpenSignal no início de 2017, a velocidade da internet móvel de quarta geração brasileira é de 19,7 Megabit por segundo (Mbps), colocando-o mais de 2 Mbps antes da média global, mas na prática isso é bem diferente.

Uma situação que não é divulgada pelas operadoras é uma falha nas redes 4G que vem gerando cobranças indevidas nos usuários.

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Vejam o relato do que aconteceu com uma pessoa de minha família… Preservarei o nome da pessoa, o nome da operadora e os números de protocolo e telefone:

“Estou indignada com a operadora, venho reparando que meus créditos não duram, fui ver o detalhamento do consumo e me surpreendi com cobranças de acesso à Internet quase diárias sem eu ter utilizado. Fico em casa o dia todo, tenho wifi, raramente ativo os dados e quando saio de casa meu marido roteia a internet dele pra mim. Fui cobrada indevidamente nos dias 3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,29,30 e 31 de maio de 2017, nos dias 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,14,15,16,25 e 29 de junho de 2017, nos dias 1,2,3,10,11,12,13,14,16,17,18,19,20,21,22,25,26 e 27 de julho e nos dias 1,3,4,5 e 6 de agosto de 2017, cobraram 60 dias indevidamente! Quase 60 reais! Inadmissível!”

Para nossa surpresa (ou não), vejamos a resposta da operadora em reclamação feita na Anatel:

“Em atenção à ID N º XXXXXX, referente à reclamação de que está sendo cobrada de internet sem ter utilizado, registrada sob o protocolo Nº XXXXXXX, de 07/08/2017, contatamos a Senhora, no telefone (XX) XXXX-XXXX, para informar que, após análise verificamos que ocorreram cobranças referente a serviços de dados. Foram identificadas conexões, cuja ativação ocorre por meio do aparelho da Cliente, com os serviços de dados ativos ou não devido a ser uma característica da tecnologia 4G por ser mais forte e mais rápida. Sendo assim, mesmo com os dados móveis desligados a cobrança pode ocorrer em pequenas conexões caso ocorra queda, interferência e oscilações na rede WIFI. É necessária a verificação da Assistência Wi-Fi, pois, quando o cliente estiver utilizando com um nível de sinal muito baixo o aparelho busca a rede de dados como alternativa e se registra na rede, porém, não chega a trafegar, é apenas registro. Por exemplo: Motorola – Configurar – Sistema – Programador – “Dados de rede celular sempre ativos” e “Troca agressiva de Wi-fi para celular” (desativar).  Assim como as informações estão sendo esclarecidas neste atendimento, a partir desta a cliente fica ciente de seu funcionamento. Faremos a restituição em dobro e demais encargos, no valor total R$ 103,00 na linha (XX) XXXX-XXXX com prazo de validade de 90 dias, onde estes créditos se expiram em 12/11/2017. Em caráter de exceção foi concedido ao cliente um crédito de bom relacionamento no valor de R$ 20,00, onde a validade deste crédito irá acompanhar o período de vigência da sua última recarga e irá expirar em 12/11/2017 . Colocamo-nos à sua inteira disposição na Central de Relacionamento com o Cliente, para novos esclarecimentos.”

De acordo com a operadora podemos ser cobrados com os serviços de dados ativos ou não, por ser uma característica da tecnologia 4G. Sendo assim, mesmo com os dados móveis desligados a cobrança pode ocorrer.

Essa resposta nos deixa alguns questionamentos:

  • E se a pessoa não estiver acompanhando seu consumo?
  • As operadoras estão fiscalizando para devolver os créditos das cobranças indevidas?

Nós sabemos o tratamento que o consumidor brasileiro tem com as prestadoras deste tipo de serviço, imaginemos quantas pessoas no país estão sendo cobradas indevidamente sem saber, aumentando o lucro das operadoras. Até quando ficaremos reféns dessa situação?


29 Comentários

Jairo
1

Eu já havia percebido isso desde o ano passado e achava que o problema era meu celular, mas parece que não é, pelo visto não acontece só comigo.
Meu plano foi sempre o diário pelo fácil controle que tinha de gastos até ocorrer esse problema.
No inicio do problema eu usava a tim e reclamei com eles, naquela época já usava o LG G3 a uns 6 meses e nunca tinha acontecido aquilo até aquele momento que por raiva me fez eu mudar de operadora pra vivo, mas o problema ainda persistiu. Na época eu também achei que podia ser o celular já que o anterior era a samsung s3 mini e não acontecia o problema quanto testei nele. Mas depois de um tempo eu consegui um plano do itaú que recarrega 32 reais de crédito bonus da vivo e parei de me importar com esse problema, mas ele nunca foi resolvido. Pelo menos agora consigo usar o que paguei quanto preciso telefonar sem se preocupar com a falta de créditos no celular.
Como eu sempre recebo SMS quando usa a net móvel, eu percebi que ele ativa depois da meia noite e ele se auto ativa depois que você usa 1 vez pós domingo… Ai ele continua nesse ritmo por qse toda semana. Até que um dia para de consumir e se auto ativa na semana seguinte.

Edwin
2

Há um tempo atrás eu vinha sofrendo também com essa cobrança de internet todo dia, mesmo não utilizando (eu tinha o Beta diário e sempre que eu via meu saldo, acabava encontrando uso quase todo dia, mesmo não tendo ativado os dados móveis). Engraçado que no relatório de uso da Tim, o acesso era feito as 2h ou 3h da madrugada, sendo que nessa hora eu estava dormindo!!!
Revirei a internet em busca de casos parecidos com o meu e vi que muita gente reclamava disso também. E finalmente encontrei a solução e como resolver isso:
Explicação técnica: https://macmagazine.com.br/2015/07/07/denuncia-as-operadoras-brasileiras-e-suas-cobrancas-indevidas-de-dados/
Resolução: https://www.youtube.com/watch?v=mNmdGcofM8o
Ou seja, a forma de resolver esse problema (pelo menos por enquanto) é desativar o 4G(LTE) e fazer com que o celular só tenha o acesso 3G/2G (nas configurações de qualquer aparelho tem como mudar isso). Caso queira usar a internet do celular no modo 4G basta voltar nas configurações e mudar pra LTE (ou 4G). Mas não esqueça de voltar pro 3G quando acabar de usar ou antes da meia-noite, pois se vc esquecer, pode acabar gerando uma nova cobrança.
É claro que não deveria ser assim. As próprias operadoras deveriam ter o mínimo de cuidado ao fazer essa cobrança e procurar uma solução para que o usuário não precise ficar fazendo essa gambiarra todo santo dia. Mas é aquela coisa… melhor inventar uma desculpa do que resolver o problema de fato.
Abraço

Bruno Gonçalves
3

Essa é só mais uma das cobranças indevidas das operadoras, nós somos usurpados o tempo todo pelas operadoras de telefonia e ninguém faz nada para parar isso. Já processei, já reclamei e nada resolve. O estresse para ser ressarcido é tão grande que por muitas vezes termino deixando passar.
Pior ainda é não ter opção.

Samuel Silva
4

Isso tbm aconteceu comigo com a operadora TIM, onde foi preciso ligar 3x pra central deles, pq desligaram na minha cara, entretanto, na 3° tentativa fiquei puto pq a atendente não quis resolver meu problema e informou que eu tinha ativado minha internet móvel, coisa que não fiz já que esse é um celular que estava com o chip deles é secundário e só uso no WIFI.
Resumindo quebrei o chip da TIm e mudei para a Claro, pq enquanto esta de boa rs.
Obs: na Vivo já tive esse problema mas eles voltaram meu crédito.

Cleber Junior Quirino
5

O que mais nos deixa indignado é que as operadoras sabem disso e não fazem nada. Sabe porque? Imagina o quanto elas estão ganhando em cobranças em todo o Brasil, pessoas que nem acessam a internet e estão pagando esse absurdo!

Roney
6

Infelizmente vi esta matéria depois de ter sido lesado pela TIM. Esta informação deveria ser divulgada em todos os sites de notícias, as pessoas estão sendo roubadas ser saber.

Rose
7

É um absurdo isso, pra que serve então essa porcaria de 4g? Eles cobram, mas na hora que adquire o aparelho, ninguém te explica isso, não vou me falar, já pedi a gravação da minha reclamação no meu e-mail e vou até as últimas consequências, se preciso for, faço boletim de ocorrência, isso é ROUBO, na cara dura.

Claudia Toledo
8

Tenho chip da Vivo 4G, no final de dezembro do ano passado descontaram 5 dias dos meus créditos, liguei lá me devolveram em dobro. No dia 28/01/18 até 10/02/18 ( porque fiquei sem créditos) descontaram a tarifa diaria de dados móveis. Liguei lá mas as atendentes desenformadas só jogavam a culpa em mim dizendo que eu não sabia desativar os dados móveis. Depois de várias ligações tentando recuperar meus créditos e explicando que não havia ativado que tinha ativado sozinho e ouvindo que eu era retardada. resolvi ligar na ouvidoria no primeiro dia o atendente disse que se eu quisesse contestar e não bloquear o uso e se voltasse a acontecer eu não teria mais chance de contestar. somente na terceira ligação a ouvidoria que a atendente disse que na verdade como era 4G eu teria que mesmo desligando os dados moveis teria de deixar no 3 G para não gerar cobrança. Por que eles não falam logo antes e porque as diversas atendentes não falam nada só fui saber depois de ameaçar ir no Procon. o certo seria eles já passar esse informação

Fausto
9

Concordo com todos os comentários.
Passei pelo mesmo problema com a TIM.
Não consigo entender como eles podem simplesmente pelo fato de meu telefone estar configurado para 4G cobrar um serviço que eu não adquire.
Infelizmente a ANATEL não ajuda em nada.
Acho que seria caso de PROCON mas, pela dor de cabeça, acredito, todos desistem.
Infelizmente estamos sozinhos nessa.
Se alguém souber de uma operadora mais decente avise.
Estou pensando em mudar para a VIVO, OI ou CLARO alguém tem alguma opinião.??

Andre
10

Acabei de passar pelo mesmo problema com a TIM. Abri reclamação na ANATEL, não sei se vão resolver.
O Atendente praticamente riu da minha cara no atendimento, sem falar que a primeira desligou a chamada porque queria falar o numero do protocolo e eu não quis saber do código..

Andre
11

Eu tenho um chip da Claro no mesmo aparelho, mas não sei se eu configurar o 4G pra essa linha não acabe acontecendo a mesma coisa.

Andre
12

Update: a TIM na “generosidade” e como bom relacionamento me devolveu/ recarregou 35 reais em créditos na semana passada.

matheus
13

Eu tava com o mesmo problema
Reclamei na ANATEL e eles me deram 40,00 de crédito
Nada mais do que justo pelo transtorno causado

Angelica Macedo
14

Isso é um absurdo. Uma forma de roubarem as pessoas. O meu 4G também estava sendo cobrado mesmo sem eu ativar os dados móveis. Estava usando somente WiFi e percebi que estava ficando sem credito ai resolvi ligar na TIM e informaram que tenho que configurar meu celular para o 3G. Um absurdo.

RAFAEL ANTONIO BELOKUROWS
15

Ativei o plano TIM Beta recentemente e percebi essa cobrança indevida, também. Não ativei os dados móveis nenhuma vez nesse mês e venho sendo cobrado quase que diariamente por consumo de internet. Entrei em contato duas vezes no chat da TIM. Na primeira, falaram que iam me ressarcir e me devolveram 2 centavos (sim, 2 centavos). Entrei em contato hoje e a resposta foi diferente: “consta utilização no sistema, não tem porque reeembolsarmos”.
Vou abrir uma reclamação na Anatel e se não conseguir, no Procon, pra tentar me ressarcir de pelo menos parte desse valor. Enquanto isso, desativei a 4G por enquanto, já que uso pouco mesmo.

Vera Guimarães
16

O meu mesmo passando para o 2 g continua entrando depois das 3 hrs da madrugada , já reclamei e eles continuam afirmando que não são responsáveis , que é problema de conexão de wi-fi , então se for assim não vou poder colocar mais crédito no celular , pois coloco 20 reais e dura em média uma semana sem entrar em dados móveis e os créditos acabam , não é possível que ninguém possa tomar providências contra este roubo das operadoras, ninguém me avisou sobre este chip qdo comprei o aparelho é o chip.

Mirian Thibes
17

Sorte de quem seu saldo ressarcido e ainda em dobro.
Venho sofrendo com esse problema também. Fico em casa com wi-fi, dados desligados, sem usar internet e meus saldos são descontados
quando liguei para as Tim fui tratada grosseiramente e a atendente disse que se eu não estivesse acessado eu não teria sido cobrada, que não iria ressarcir nada. Enfim me senti roubada e sem direito a reclamar

LuhRocha
18

Comigo esta acontecendo a mesma coisa ,liguei na Tim e reclamei e a mesma me informou que pra ela eu estava usando sim e que era minha configuração e respondi tu acha que sou burra não sei mexer no meu celular?Vcs estão roubando sim ,fiquei tão puta da cara que mandei a merda e chamei eles de ladrão.Liguei na Anatel e dois dias depois a Tim me ligou ,a menina disse que essa cobrança é da 4g e que não tem nada a ver com eles,e pediu pra deixar no 3g que não seria cobrado tarifa,que só mudasse para 4g quando fosse usar, devolveram 50 reais mas que geralmente não fazem isso,mas fez isso pq eu não sabia kkkk caras de pau!!
Brasil sendo Brasil
Fizeram essa bosta de 4g pra melhorar que nem é tudo aquilo e ainda somos roubados na caruda!!!

Felipe
19

#Mirian Thibes
O mesmo aconteceu comigo, espero que você tenha guardado o numero de protocolo, pois você tem direito a fazer a reclamação na Anatel.

Gleydson Dias
20

Recentemente fui cobrado por uso de internet por vários dias com o meu aparelho com o uso de dados desativado, até ai e compreensivo acontecer um erro e cobrar o que não se usou, mas fiquei foi de cara com a desculpa da Tim, eles culparam meu aparelho pela cobrança disseram que por ser um aparelho para uso de 4G ele e que faz a cobrança, na hora fiquei de cara com a desculpa, mas não falei nada, mas posteriormente eu procurei saber sobre o que foi me dito pelo Procon, e a resposta deles foi o que eu havia pensado, um bela desculpa esfarrapada culpar o aparelho pela cobrança, o aparelho e a ferramenta para o uso do 4G, a tecnologia 4G quem tem e a operadora e toda cobrança e ela que faz, o Procon pediu que eu informasse a operadora para desativar as cobranças em dias não usados no sistema dela, caso contrario poderei solicitar ao Procon abrir uma reclamação administrativa contra a Tim.
A Tim não me deu resposta da reclamação que fiz no site consumidor.gov.br, mas as cobranças continuam.

Ana Maria
21

Gente alguém tem interesse em uma ação coletiva contra a TIM? Porque realmente uma pessoa ou outra só para ir no PROCON não faz muito impacto, mas se várias forem conseguimos ressarcimento por danos morais também. Estou com essa mesma cobrança de 4G e já tive cobrança indevida de caixa postal também. Quem tiver interesse pessoal de SP ingressamos com uma ação coletiva! Quanto mais gente melhor! Lembrem-se de dar um print das conversas no chat da ANATEL, por que a gravação de voz pelo *144 é mais complicado.

Marcelo
22

É inacreditável, estou passando pela mesma coisa q vcs, a “sorte” é q foram cobrados apenas 3 dias, o wi-fi somente ligado e o 4g estava ligado, acabei de ligar na tim e disseram q eu havia consumido esses dias sim, pra esperar 2 horas q eles teriam acesso a todo o conteudo q usei; disse q eles não veriam nada pois não havia consumo de dados nestes dias, e q eles estavam me roubando e fraudando esses dados, o atendente desligou na minha cara. São “só” r$ 6,00 mas é um absurdo isso, estamos sendo roubados na maior cara de pau, e o pior aceitamos….. Irei ligar na Anatel agora pra ver se resolvam algo. Pelo menos li esse site e mudei agora para o 3g espero q resolva esse problema.
Obrigado.

K Mendes
23

Comigo aconteceu a mesma coisa também, desde o dia 05/10/2018 me descontaram 11,92 de créditos pela 4g estar ligada.
Fiz as alterações nas configurações mas não quiseram me devolver o crédito que se foi, alegaram que não é responsabilidade da operadora TIM.

Guilherme
24

Boa noite. Sou cliente da Tim e passei pelo mesmo problema.
Porém ao tentar registrar a reclamação no atendimento da Tim, a atendente disse que não registraria a reclamação. Falei que era sua obrigação, pedi para falar com o supervisor, que disse que ia registrar, mas não adiantaria.
Aproveitei e na mesma noite registrei a reclamação no site: http://www.consumidor.gov do qual resolveu e devolveram tudo em dobro. No ato da devolução o atendente informou que além dos dados móveis desligados, deveria ainda deixar em 2G.
Porém, agora está cobrando mesmo com dados móveis desligados e no 2G praticamente uso 0 de internet.
Ingressarei com ação no judiciário para reaver o valor em dobro + danos morais por cobrança indevida.
Mas o site do consumidor ajuda muito.
Reclame aqui já não resolve mais. Muitas empresas nem respondem porque o que vale agora para ranking do PROCON é o site do consumidor.
Não deixemos passar para que as operadoras tomem providências necessárias para não cobrarem.
Conto com vocês pois minha parte farei.

MAP
25

Gente, é denúncia no MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL, haja visto a Anatel não ter resolvido esses casos.
Entrem no site, fácil de denunciar. http://www.mpf.mp.br/servicos/sac
Eu já denunciei e a operadora foi “enquadrada”, mas ainda não foi suficiente porque eles nada fizeram.
Denunciarei novamente, e mais, também entrei no Juizado Especial Cível por danos morais e materiais (falaram para mim que o “problema” era o fabricante do meu celular).

Gabriel Siqueira
26

Eu faço isso há um ano:
Quando saio de casa e vou utilizar dados móveis, desligo o wifi, ativo a rede móvel e altera da rede 3G para a 4G. Quando vou desligar, já no final do dia e ficar no wifi de casa, desligo os dados móveis e mudo de 4G para 3G nas configurações do celular. Com a tecnologia 3G selecionada, não cobrança indevida.

Rosângela
27

O meu caso é ainda pior, minha filha está fora do país e o chip da vivo está habilitado pra falar no exterior, só que ela usa o chip de lá e mantém o da vivo com dados móveis desativado e mesmo assim me cobraram 9 dias de uso de internet, cada dia de uso é 39,90 reais, liguei pra vivo e disseram que ela usou sim que houve os acessos, que não tem o que reclamar, mesmo eu alegando que ela não usou, que está desativado, ela me mandou print e tudo, disseram que deveria ter retirado o chip pra não acontecer isto. Estou indignada.

Nayanna Barbosa
28

Faz meses que isso acontece comigo,liguei pra operadora pra reclamar e fui ridicularizada,fiz a reclamação na Anatel e foi mesmo que nada pois qdo a operadora me ligou a opção que foi dada era mudar o celular de aparelho mudei pra 3 aparelhos de 3 marcas diferentes e mesmo assim a cobrança continuou,fui mais uma ridicularizada pelas operadora que me mandou levar os aparelhos as assistências técnicas,pois a culpa é do aparelho e não dá operadora.

Victor
29

Esse aumento no consumo de internet móvel, sem que eu tenha feito uso dessa internet, aconteceu comigo também, exatamente agora, em abril de 2021, 4o mês de um novo plano de telefonia celular móvel, com 200 GB de internet, pela operadora móvel. Por que apareceu o problema apenas no 4o mês de uso deste plano? Seria um extravio de internet devido a tecnologia 4G? Esse problema deve ser investigado por técnicos de informáticas e por advogados especializados em direito do consumidor.

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