Continuando nossos estudos sobre os processos do ITIL, falaremos hoje sobre o Gerenciamento da Capacidade. Um processo muito importante para uma eficiente Entrega de Serviços, porém que muitas vezes não se dá a devida atenção.
A razão de existir do G.C. é assegurar que a capacidade da infra-estrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio, suportando assim todos os processos do negócio que necessitam da TI, dentro de um custo aceitável.
O plano de Capacidade é o documento principal que descreve as necessidades previstas para o próximo período (1 anos, 2 anos … 5 anos) e podemos dizer que é a saída deste processo.
O processo de G.C. é dividido em três sub-processos:
Gerenciamento da Capacidade de Negócio: Este processo tem por objetivo assegurar que as necessidades atuais e futuras do negócio serão levadas em conta nas operações de TI.
Gerenciamento da Capacidade de Serviço: Este processo tem por objetivo garantir que o desempenho dos serviços de TI esteja de acordo com os Níveis de Serviço (SLAs) acordados.
Gerenciamento da Capacidade de Recursos: Este processo tem por objetivo o gerenciamento dos recursos individuais da TI: Software, Hardware e pessoas
As quatro atividades a seguir fazem parte do Gerenciamento da Capacidade e são chamadas de atividades interativas, quase que um PDCA do Gerenciamento de Capacidade.
Monitoramento: Verificar se todos os Níveis de Serviço (SLAs) previamente acordados estão sendo alcançados.
Análise: Os dados coletados através do monitoramento precisam ser analisados para geração de predições futuras.
Ajuste: Implementa o resultado do monitoramento e análise para assegurar o uso otimizado da infra-estrutura atual e futura.
Implementação: Implementa a nova capacidade.
Todas as informações coletadas no processo são armazenadas no Banco de Dados da Capacidade (BDC). Ele é usado para formar a base dos relatórios para este processo e contém informações técnicas e relevantes para o Gerenciamento da Capacidade. Desta forma a informação contida aqui fornece para os outros processos os dados necessários para as suas análises.
Outros processos do Gerenciamento de Capacidade:
Gerenciamento da Demanda: O Gerenciamento da Demanda é responsável pelo gerenciamento da carga de trabalho na infra-estrutura com o objetivo de utilizar melhor a capacidade atual ao invés de aumentá-la. O comportamento do usuário é influenciado para que se use uma carga de trabalho diferente, por exemplo, usar determinado recurso da TI em outro horário do dia para aliviar a falta de capacidade.
Dimensionamento de Aplicação: O Dimensionamento de Aplicação está relacionado à avaliação dos requisitos de capacidade das aplicações durante seu planejamento e desenvolvimento.
Modelagem: Através de simulação ou com auxílio de modelos matemáticos é possível a predição dos requisitos futuros da capacidade.
Plano de Capacidade: O Plano de Capacidade é desenhado a partir da base dos dados do BDC (banco de dados da capacidade), dados financeiros, dados do negócio, dados técnicos, etc.. O plano é orientado para o futuro, tendo como base um período de pelo menos 12 meses.
Relatórios: Os relatórios conferem a desempenho da capacidade durante um período dado. Os relatórios, por exemplo, podem trazer números que sirvam para comparar os índices dos Acordos de Nível de Serviços.
O responsável pelo processo é o Gerente de Capacidade, suas principais responsabilidades são:
- Desenvolver e manter o Plano de Capacidade
- Gerenciar o processo
- Certificar que o banco de dados da Capacidade está atualizado.
Relacionamentos
O Gerenciamento da Capacidade é parte da Entrega de Serviços e está diretamente relacionado com os requisitos do negócio. E não simplesmente preocupado com o desempenho dos componentes dos sistemas, individualmente ou coletivamente. O Gerenciamento da capacidade está linkado com quase todos os processos do ITIL de forma a monitorar os incidentes e problemas referentes a capacidade de forma a suportar os SLAs acordados.
Bem pessoal, espero ter mais uma vez contribuído para seus estudos. Um grande abraço!
4 Comentários
muito show esse conteudo me ajudou bastante
Obrigado Ana!
Excelente conteúdo.
Estou cursando Gestão de Ti pela estacio e o conteúdo de seu texto parece ter sido usado quase na íntegra no EAD!!
Sinal de qualidade de sua parte.
Um abraço!
Só uma pequena correção ao colega, pois na ITIL V3 e também ITIL 2011 o terceiro sub-processo apresentado como recurso, na verdade é componente a palavra correta.
Pois essa é a palavra utilizada no livro e também é a palavra cobrada no sample do exame do EXIN.
Espero ter acrescentado.