Antigamente, o armazenamento custava caro e os grandes limitadores dos servidores era o espaço disponível em disco. A ideia dos bancos de dados SQL, a princípio, era normalizar as informações para não replicar e salvar o máximo de recursos possíveis.
Hoje o desafio é outro!
A memória e o armazenamento tornaram-se relativamente baratos. A gente não se preocupa tanto com isso. Porém, o tempo de resposta virou algo crucial.
Então, basicamente, os bancos de dados não relacionais são focados para uma solução de rápida resposta, alta escalabilidade e performance.
E por que utilizar o banco de dados não relacionais?
Justamente pela capacidade de ter um bom desempenho com as aplicações que têm grandes volumes de dados. Os bancos NoSQL são orientados a documentos, diferentemente do modelo relacional em que a grande quantidade de relacionamentos, podem comprometer o desempenho da aplicação devido a necessidade de consultar várias tabelas ao mesmo tempo. Em um banco de dados NoSQL toda a informação é agrupada e armazenada no mesmo registro. Já no SQL a estrutura é normalizada separando as informações em várias tabelas.
As vantagens e desvantagens do NoSQL serão discutidos em um webinar promovido pela empresa de desenvolvimento de software e inovação, Softwell Solutions, utilizando a plataforma de desenvolvimento web e mobile – o Maker – demonstrando a manutenção da base de dados e redução de custos.
O webinar GRATUITO vai acontecer dia 13/09, às 16 horas, com transmissão AO VIVO pelo Youtube.