Cada vez mais empresas estão procurando novas tecnologias para reduzir custos e impulsionar suas vantagens competitivas. Muitas estão utilizando sistemas hiperconvergentes para criar nuvens privadas que oferecem os recursos que o mercado exige.
A modernização do datacenter é uma iniciativa importante para muitas organizações. A adoção da nuvem privada está no centro desses esforços para obter a flexibilidade e elasticidade para adicionar ou remover recursos conforme necessário.
A tecnologia hiperconvergente é a base para muitas dessas implementações de nuvem privada. De fato, 85% das organizações de TI implementaram ou estão planejando implementar um sistema hiperconvergente.
O que é uma infraestrutura hiperconvergente?
É uma solução pré-configurada que moderniza a TI com eficiência ao integrar nativamente os recursos de computação, armazenamento e virtualização em um único dispositivo dimensionável – o convencional servidor x86. Saiba mais sobre “Hiperconvengência” clicando aqui.
Base para a implementação na nuvem
A implementação de uma infraestrutura hiperconvergente prepara a empresa para uma estratégia multicloud com cargas de trabalho de todos os tipos. Essa abordagem acelera a migração para a nuvem, reduzindo o tempo e os custos de projeto, teste e build.
Entrega de soluções automatizadas para usuários
Muitos profissionais de TI projetam estratégias para que suas organizações possam oferecer recursos extensivos de autoatendimento para colaboradores e clientes. Com a nuvem baseada em infraestrutura hiperconvergente, é possível alocar os recursos de TI certos onde e quando eles forem necessários a fim de entregar, rapidamente, soluções automatizadas para uma variedade de necessidades de usuários, incluindo automatização e orquestração de workflows.
Mudança de foco da TI para promover novas iniciativas
Os principais benefícios da nuvem estão relacionados a automatização das atividades que diluem o foco principal da TI – habilitando e acelerando a conquista das metas da empresa. Com a implantação da nuvem baseada em infraestrutura hiperconvergente as tarefas rotineiras e demoradas acontecem de forma automatizada e liberam o tempo da equipe para realizar atividades proativas de valor agregado, ou seja, o foco da equipe muda para a criação de iniciativas inovadoras e orientadas para resultados.
Outras vantagens incluem:
- Atualização automática e pré-validada pelo fabricante dos softwares do produto de hiperconvergência com apenas alguns cliques;
- Escalabilidade simples, apenas adicionando novos nós (servidores) ao cluster;
- Instalação otimizada, utilizando algumas horas para implantar um data center com nós de hiperconvergência;
- Integração com nuvens publicas através dos VMware SDDC Manager.
Construção de uma base para a agilidade
A migração para a nuvem baseada em infraestrutura hiperconvergente cria uma base para eliminar gargalos e para uma rápida adaptação a novas oportunidades, promovendo a agilidade competitiva com os melhores recursos possíveis. As empresas que já aderiram a essa tecnologia têm mais chances de atender às solicitações de provisionamento de VM em menos tempo, por exemplo.
A hiperconvergência possibilita que a empresa opere com mais eficiência, realize cargas de trabalho complexas com agilidade e possa dimensionar facilmente sua estrutura de acordo com a necessidade de expansão.
Saiba mais sobre hiperconvergência e outras tendências de TI em blog.integratto.com.br
Fontes:
- 4 Principais Vantagens das Soluções Hiperconvergentes
- Quatro formas pelas quais a nuvem na infraestrutura hiperconvergente impulsiona a transformação da TI
- Portfólio hiperconvergente da Dell EMC: soluções que abrangem vários casos de uso