A Importância do Desenvolvimento de Aplicativos na Transformação Digital

Mesmo que seja muito comum ouvirmos este termo por aí, sabemos que pode ser difícil compreender o que a Transformação Digital realmente significa.

O conceito gira em torno de modificar as estruturas das organizações tendo a tecnologia como núcleo das ações e estratégias realizadas pelas empresas, seja em âmbito interno ou externo.

“Transformação” é, sem dúvida, uma palavra que faz jus ao momento ao qual estamos inseridos. No entanto, ela não caminha sozinha, “Transformação Digital” acerta em cheio na hora de definir o que vivemos – e o que ainda está por vir. Se antigamente os avanços tecnológicos pareciam coisa de filme de ficção científica, hoje não precisamos projetar um futuro muito distante para experimentarmos os frutos dessa transformação.

Um bom exemplo disso são os aplicativos. Neste artigo você verá como o desenvolvimento de aplicativos foi capaz de trazer a transformação digital para empresas fazendo uma verdadeira revolução tecnológica no ambiente corporativo e na relação com o consumidor.

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Um país de oportunidades digitais

Para além de um simples conceito, a transformação já é parte da nossa realidade. Podemos observar isso olhando a nossa volta, as tecnologias digitais já alcançaram desde a agricultura familiar até as mais avançadas empresas do mundo.

Parte da contribuição da Transformação Digital das empresas se dá, sem sombra de dúvidas, pelo uso de aplicativos. Uma das inúmeras vantagens que ele oferece é a de proporcionar aos clientes experiências únicas, gerando valor na relação consumidor/marca, permitindo que o usuário receba uma experiência completa e não que apenas adquira um serviço ou produto.

Segundo relatório divulgado pela consultoria App Annie, maior referência em relatórios sobre o tema no mundo, o Brasil já é um dos países mais conectados do planeta, atrás só da China e da Coreia do Sul. Quase 208 milhões de habitantes, mais da metade – praticamente 170 milhões – possuem no mínimo um smarphone. E pasme, passamos em média 3h e 45 minutos por dia navegando nos mais variados apps. Para além disso, o Brasil também atingiu a terceira colocação quando o assunto é crescimento de tempo gasto em aplicativos de compra, pendendo apenas para a Índia e a Indonésia.

Pensando nisso, o desenvolvimento de aplicativos na transformação digital significa conectar empresas, marcas, produtos, serviços e negócios diretamente com quem importa: o público-alvo. Afinal, este deve ser o objetivo final da transformação: satisfazer as necessidades do cliente, gerando maiores lucros para as empresas.

Se antigamente uma marca possuir um perfil comercial nas mídias sociais era apenas uma burocracia a ser realizada, hoje, é fundamental para um relacionamento de qualidade com o público. No entanto, sabemos que mesmo que o uso de redes sociais seja recomendado, já se faz necessário, nos dias de hoje, investir em um aplicativo próprio para proporcionar um diferencial competitivo no mercado, tornando-se autoridade na mente do consumidor. Afinal, assim, a marca gerará uma experiência única para seu usuário.

Por mais simples que o app empresarial seja, ele já será responsável por uma significativa melhora em inúmeros processos internos, otimizando a organização, produtividade e, novamente, gerando crescimento nos resultados das estratégias da empresa, aumentando seus lucros.

Faça parte dessa revolução!

Aplicativos não são apenas “enfeites de marca”, eles vem deixando de ser apenas apoiadores para tornarem-se o verdadeiro “braço direito” das organizações. Os aplicativos são um dos principais pilares de sustentação quando se trata da vantagem competitiva, afinal, eles são capazes de apresentar ao mercado serviços e produtos realmente inovadores.

Engajando o trabalho em equipe

No caso de demandas internas de uma empresa como, por exemplo, a automatização de alguns processos, os aplicativos são capazes de elevar significativamente a produtividade das equipes, mudando seus comportamentos profissionais. Isso pode ser observado graças ao fato de que os apps possibilitam maior colaboração e transparência durante os processos de trabalho.

Graças aos apps, os colaboradores podem acessar e enviar informações ou documentos de maneira rápida, ou até mesmo se comunicarem de forma mais assertiva com outros membros da equipe. Trabalhando muitas vezes até fora do ambiente do escritório.

Participe de um mercado digitalmente maduro

Sabemos que os aplicativos possuem uma estrutura complexa, que deve ser integrada, implantada e gerenciada de maneira eficaz, e assim, poderá gerar benefícios para o ambiente corporativo. Pensando nisso, podemos projetar uma maturidade neste mercado de atuação, afinal, para que a implementação funcione, será cada vez mais necessário o desenvolvimento de novas tecnologias, arquiteturas e metodologias, com o intuito de simplificar as estruturas dos apps.

Mobile Vision

A visão mobile pode ainda estar amadurecendo dentro dos setores de TI da maioria das organizações, no entanto, os líderes precisarão criar uma nova cultura de uso de aplicativos dentro do ambiente de trabalho.

Cada colaborador precisará dominar habilidades e competências específicas para atuar de maneira segura e adequada, garantindo que a tecnologia traga ainda mais benefícios para a organização.

Fale a língua do seu consumidor

A transformação digital é, acima de tudo, se adaptar à nova cultura de consumo do seu público. Os apps na transformação digital possuem o poder de criar novas interações entre o homem e seu dispositivo mobile. O telefone, por exemplo, se antes ele servia apenas para realizar ligações, e talvez, com muita sorte, enviar uma mensagem de texto, hoje é um casulo que retém jogos, empresas, produtos, serviços, conteúdos para as mídias sociais e, até mesmo, gerenciadores de contas bancárias e despesas domésticas.

Empresas que consideram o desenvolvimento de aplicativos na hora de realizarem a sua transformação digital possuem mais chances de conquistar e fidelizar clientes do que aquelas que acreditam que apenas um site irá entreter o seu usuário.

Além disso, inúmeras empresas passaram a olhar não só para os seus clientes, mas sim, para dentro de si. Através de uma rigorosa revisão de processos e resultados, elas notaram que existia a necessidade de implementação de uma tecnologia digital eficaz, que fosse capaz de maximizar a produtividade da equipe, conversar diretamente com o consumidor e aumentar o faturamento da marca. São estas empresas – que sabemos muito bem quais são – que se destacam no mercado digital e proporcionam soluções inovadoras para o usuário, afinal, compreenderam exatamente como ele se comunica e o que espera de uma marca. Você não vai ficar fora dessa, vai?

Redação PTI

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