Eu acredito que uma das prioridades de um bom líder é tornar o dia dos seus liderados mais fácil, leve e harmonioso. De forma prática, devemos entender as pessoas, suas motivações e buscar evoluir suas competências, sejam elas comportamentais ou profissionais. Mas sobretudo, valorizar o trabalho individual de cada membro da equipe.
Esse seria de fato o líder “quase” perfeito, veja que eu usei a palavra líder, e não gestor. Geralmente a visão de um gestor está ligada a tarefas administrativas, como gerenciamento de contratos, férias, indicadores entre outros, e quando possível realizar o controle do time através do gerenciamento centralizado comum nas organizações, famoso “eu mando você obedece”.
Mas, afinal, o que um líder faz?
Liderança é a palavra chave, segundo o dicionário liderança é a “habilidade de motivar, influenciar, inspirar e direcionar um grupo de pessoas afim de atingir objetivos”. É isso que um líder DEVE fazer, nem mais, nem menos.
É claro que pode existir um líder que realize tarefas administrativas e desenvolva o time através de práticas de liderança, na verdade, esse é o perfil que as empresas tanto buscam no mercado, um perfil mais humanizado sem deixar as questões operacionais do dia a dia. Difícil não?
Muitas vezes por cobrança da empresa, entramos em um espiral de entregas e não enxergamos a saúde do time, das relações de trabalho e consequente o impacto disso em toda cadeia organizacional.
Percebendo todo esse dilema que envolve líderes e equipes, Jurgen Appelo, o guru da liderança, desenvolveu e publicou seus conceitos em dois livros que foram transformados posteriormente em um workshop prático de Management 3.0 ou gestão 3.0. Inicialmente os livros foram escritos com a intenção de otimizar os processos de mudanças, gestão em projetos e felicidade no trabalho, através da criação de procedimentos que contribuíam para o desenvolvimento de competências entre os colaboradores e o crescimento da estrutura empresarial, porém, se tornou algo maior, um conjunto de práticas, baseado em princípios atemporais.
Para simplificar o entendimento foi criado o monstrinho Martie, ele representa as seis visões do Management 3.0 e demonstra também que uma empresa é um organismo vivo e não uma um organograma hierárquico na intranet. O Management 3.0 acredita que você pode tornar a gestão da sua organização capaz de enfrentar os desafios e problemas advindos desse século da informação instantânea, temas como incerteza, volatilidade, complexidade e ambiguidade, são tratados e apontados no conceito VUCA.
Ou seja, no Management 3.0 o foco está nas pessoas, no empoderamento dos times, na força da comunicação constante e no aprendizado. Grandes empresas como Google, Thoughtworks, Pixar, Zappos já perceberam a importância dessa nova abordagem e já fazem uso do Management 3.0.
E como começar a implementar o Management 3.0?
É claro que não existe fórmula mágica, mas para impulsionar a produtividade e melhorar o ambiente em que o time está inserido, podemos seguir um passo a passo simples e eficaz, como:
- Criar um ambiente propício para contribuições.
- Reconhecer as conquistas e recompensar o bom desempenho.
- Ter conversas de alinhamento de expectativas periódicas.
- Flexibilizar a hierarquia no momento da geração de ideias.
- Montar equipes interdisciplinares e autônomas.
No Management 3.0, reconhecer esforços e valorizar deve ser um dos objetivos das novas formas de ver a gestão. Para Jurgen Appelo, funcionários valorizados estão mais propensos a alcançar altos níveis de produtividade — e faz parte do escopo de trabalho das lideranças construir esse espaço de desenvolvimento para os colaboradores.
Uma das principais ferramentas do Management 3.0 é o Delegation Poker, ele ajuda a definir os níveis de delegação e empoderar as equipes de maneira ordenada e gradual, esse é um método no qual você pode incentivar o envolvimento dos funcionários por meio da auto-organização controlada e tomada de decisão.
Por isso, o Management 3.0 já é considerado por muitos especialistas o futuro da gestão empresarial, pois mostra ensinamentos sobre como gerir seus funcionários de forma correta para que os resultados sejam de fato alcançados de forma sustentável.
Há na internet uma boa quantidade de material versando sobre o assunto, vale a pena um estudo mais aprofundado do tema para avaliar todas as suas nuances e técnicas que podem ajudar a promover essa nova modalidade de gestão.
O Management 3.0 já é uma realidade e está mudando a rotina de várias organizações e movimentando o mercado de trabalho por parte de profissionais que buscam empresas mais humanas, líderes mais acessíveis e ambientes fundamentalmente colaborativos.
Então, você está pronto para embarcar no futuro da liderança através do Management 3.0.