Aqui está minha regra para os negócios: “Rápido” é bom. Mas “instantâneo” é ruim para os negócios – e para sua sanidade.
Você está deixando as pessoas loucas? Talvez você esteja apenas ficando louco.
Eu sei que existe uma mentalidade de trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana para algumas pessoas. Isso é ruim o suficiente. Você não precisa piorar as coisas com os prazos que estabelece para si mesmo.
Algumas pessoas gostam de parecer ocupadas. É uma honra enviar um e-mail no fim de semana. É como se eles estivessem dizendo: “Notou como eu trabalho duro?”
Conheço uma mulher que reconhece que alguns de seus clientes são assim. O que ela faz? Ela envia e-mails no fim de semana. Só que ela não os escreve no fim de semana. Hahahahaha.
Ela escreve seus e-mails durante a semana. Então ela vai ao computador no sábado e os envia. Agora, essa é uma maneira de jogar o jogo.
Depois, houve a mulher que recebeu um e-mail sobre um projeto no final da tarde de sexta-feira, antes do fim de semana do Dia do Trabalho. No sábado, ela enviou sua resposta aos destinatários do e-mail, informando que não havia recebido uma resposta de um dos membros da equipe. Vamos. É um fim de semana de feriado. Dê um tempo para as pessoas!
Um outro amigo se encontrou com um cliente naquela mesma tarde de sexta-feira. Ele passou várias horas na reunião e prometeu enviar uma proposta ao cliente. No fim de semana de feriado, ele pensou: “Devo trabalhar na proposta”. Ele fez? Não.
Ele pensou sobre isso e percebeu que, se enviasse a proposta, seu cliente seria forçado a pensar no trabalho em seu fim de semana de férias. Ele não queria fazer isso. Ele também pensou que, se fizesse uma recuperação rápida, o cliente esperaria esse tipo de resposta instantânea no futuro. Ele não estava disposto a criar essa expectativa.
Em vez disso, na manhã de terça-feira ele enviou um e-mail agradecendo ao cliente pela reunião e disse que ele poderia esperar a proposta até o final do expediente. Ele reconheceu minha regra para os negócios: rápido é bom. Instantâneo é ruim para os negócios e sua sanidade.
Seu trabalho é definir prazos que o mantenham com uma mente sã e minimizem o estresse.
Você espera que outras pessoas trabalhem 24 horas por dia, 7 dias por semana? Não. Conheço gerentes que têm medo de que sua equipe se esgote. Como resultado, eles salvam seus e-mails para segunda-feira de manhã. Eles evitam enviar e-mails no fim de semana. Esses gerentes estão sinalizando para sua equipe que realmente querem que eles relaxem e aproveitem o fim de semana.
Se a cultura da sua empresa é realmente 24 horas por dia, 7 dias por semana, ainda digo que você pode se dar uma folga. A escolha é sua quando você responde. Se algo é tão urgente que você precisa ser contatado em um final de semana, você não acha que alguém vai ligar para você? Eu sou um forte crente em um dia de folga por semana. Meu computador está desligado no sábado. Se você não tem um dia de folga, aposto que está estressado.
Posso prometer a você que o mundo não vai parar se você tirar um dia de folga para sua própria sanidade. Se você definir prazos instantâneos, estará dificultando muito o sucesso nos negócios.
Não acredite na minha palavra. Há uma história de que o criador do mundo trabalhou seis dias e tirou o sétimo dia de folga. Esse plano parece ter funcionado muito bem. Por que não para você também?