As inteligências artificiais não são uma novidade – desde o aparecimento dos primeiros sistemas de computador, algoritmos que tentavam tomar decisões inteligentes ou convencer o usuário de que sua interatividade poderia ser mais natural já estavam disponíveis.
Os jogos, em especial, sempre utilizaram algum grau de IA para que personagens não controláveis pudessem se movimentar, atacar, vender e comprar itens, entre outras ações no universo do jogo, além de fornecerem o teste perfeito para medir o quão avançadas as tecnologias de IA estão quando comparadas à mente humana, como demonstrado pela ExpressVPN.
No entanto, foi com a chegada pública do ChatGPT e concorrentes como o Google Bard que o mundo da IA passou a superar todas as expectativas criadas nas décadas anteriores. Através do uso de modelos de linguagem treinados por máquina, essas ferramentas são capazes de criar frases e textos completos com assustadora naturalidade, além de manter uma conversa fluindo, entender contexto, buscar informações ou até criar cenários hipotéticos.
A ideia de unir esse tipo avançado de IA com os personagens dos games já atraiu a atenção de diversos estúdios, muitos confirmando que novos jogos de suas franquias utilizarão a tecnologia. Mas até lá, fãs dedicados da série Elder Scrolls podem receber um gostinho do que virá a ser a nova geração de jogos potencializados por IA graças a um mod. Confira.
A comunidade de mods para Skyrim
As franquias de RPGs eletrônicos da Bethesda dispensam apresentações. Recursos pioneiros dentro do gênero de RPG, mundos imersivos e gigantescos, NPCs variados, linhas de quests rebuscadas e, principalmente, controle total ao jogador para explorar o mundo aberto e tomar suas próprias decisões, fazem com que jogos de franquias como Fallout e Elder Scrolls sejam imediatamente consagrados como clássicos obrigatórios, e cada lançamento faz com que toda a mídia e gamers ao redor do mundo parem tudo para comprar e jogar imediatamente.
No entanto, nenhum sucesso anterior se compara ao nível alcançado por The Elder Scrolls V: Skyrim. Originalmente lançado em 2011, o jogo está disponível em mais de 8 plataformas, além de edições comemorativas, versão para óculos de realidade virtual, e até mesmo uma aventura via voz para a Amazon Alexa. Skyrim é um dos jogos mais vendidos do mundo, e é possível encontrar no YouTube análises de mais de dez horas sobre os pontos positivos e negativos do título.
Apesar de seu mundo complexo, grande e de suas muitas quests, skills e sistemas, uma das características mais famosas do jogo é sua gigantesca comunidade de mods para computador. As modificações gratuitas liberadas pelos usuários fazem de tudo: desde corrigir erros do jogo até introduzir novos itens, personagens, áreas no mundo, histórias, magias, opções de personalização e sim, é até possível jogar com o Naruto, Shrek e vocaloids dentro do game. Mas o mod de Skyrim que mais chamou a atenção do público nos últimos meses é, sem dúvidas, a integração da IA do jogo com o ChatGPT.
ChatGPT no mundo medieval de Skyrim
Visando aumentar o realismo do jogo e corrigir algumas linhas de diálogo repetitivas, especialmente pensando em jogadores da versão VR de Skyrim, mods como “Herika” do criador “tylermaister” e “Mantella” do criador “Art from the Machine” usam a API de acesso do ChatGPT, juntamente com programas transformadores de texto em voz, para que as interações dentro do jogo sejam respondidas pela inteligência artificial de forma realista, mas dentro do universo do game.
Isso quer dizer que o jogador se torna livre para entrar em uma taberna e pedir uma garrafa de hidromel, e o atendente responderá de forma realista e natural, em tempo real. Graças ao poder do ChatGPT de se adaptar a diferentes contextos, é possível tentar criar laços de amizade, brigas, negociações, pedir informações, mentir, entre milhares de outros tipos complexos de interação que jamais seriam possíveis com as opções pré-programadas pelos escritores da versão tradicional do jogo.
Em realidade virtual, a imersão é ainda maior, já que o jogador pode simplesmente falar com seu microfone em tempo real – sem precisar ajustar sua linguagem ou clicar em alguma opção. O jogo simplesmente responde de forma realista, levando em consideração até mesmo para qual personagem o jogador está olhando no momento.
Apesar de versões mais avançadas do mod ainda estarem em fase de testes fechado, vídeos na internet já demonstram as interações possíveis e comentários de jogadores em plataformas como o Reddit e Twitter indicam que a interação entre o ChatGPT e o mundo do jogo não é somente bem recebida, mas de fato transforma por completo a experiência. Para alguns, essa tecnologia é ainda mais importante do que os avanços gráficos obtidos nos últimos anos.
Apesar de não existir alguma confirmação de que o próximo título na franquia utiliza alguma tecnologia semelhante, é de se imaginar que pelo histórico dos desenvolvedores da Bethesda e o sucesso do mod para Skyrim se traduzam em alguma tentativa de melhorar a IA de The Elder Scrolls 6, que ainda está em desenvolvimento.
Seja através de uma conexão com servidores externos ou fazendo uso do hardware de IA encontrado em placas de vídeo modernas, uma versão simplificada do ChatGPT e criada especialmente para o mundo do game podem garantir uma experiência imersiva e com infinitas possibilidades para jogadores no futuro.