Frequentemente, os investimentos em projetos são direcionados para a solução a ser implantada, acreditando-se que por si só produzirá os resultados esperados e que, quando uma solução mostra-se relevante e lógica, a adesão das pessoas é uma conseqüência natural.
A experiência mostra que vários fatores humanos e do contexto interferem no nível de interesse e adesão das pessoas a novos processos, procedimentos, ferramentas, valores e modelos de gestão e que estes fatores são gerenciáveis.
Os responsáveis por mudanças organizacionais podem planejar ações para que os fatores humanos sejam adequadamente tratados (Gestão de Mudanças – Change Management) e seus projetos tragam os resultados esperados – ROI.
Assim como a disciplina de Gerenciamento de Projetos, a de Gestão de Mudança contempla conceitos, atividades e ferramentas que devem ser contemplados na metodologia de implantação de projetos e programas de mudança organizacional.
As atividades de Gestão de Mudança podem ser agrupadas em Estruturais e Estratégicas.
Estruturais
- Estão ligadas à necessidade de conhecimento e à capacidade das pessoas de atuarem em conformidade com as definições da nova solução (ferramentas, processos e procedimentos, valores e modelo de atuação).
- São percebidas como necessárias nas organizações, usualmente consideradas em projetos de dimensões e complexidade significativos, mas não são suficientes para garantir a implantação de mudanças.
E incluem:
- Comunicação;
- Capacitação;
- Alinhamento Organizacional – estruturas, papéis e pessoas.
Estratégicas
Representam um desafio maior, pois estão associadas à estrutura de poder e controle na organização, expectativas de posição e carreira, status, entre outros fatores que muitas vezes tornam as iniciativas organizacionais não prioritárias ou indesejadas.
Incluem:
- Patrocínio;
- Alinhamento Executivo;
- Envolvimento e Suporte Gerencial;
- Alinhamento da Cultura (valores, modelo de gestão, práticas de negócio, processos de recursos humanos, etc.).
Vale ressaltar que o sucesso de qualquer iniciativa depende ainda da organização e da gestão do projeto em si:
- Quem participa e de que forma participa;
- Como a solução é desenvolvida e principalmente validada;
- Qual o nível de compreensão dos envolvidos sobre as variáveis críticas para a sustentação da mudança proposta.
Desta forma, a Gestão da Mudança deve ainda atuar, em parceria com a Gestão do Projeto, na organização do projeto e na dinâmica de funcionamento da equipe responsável por sua implantação, no projeto e com o seu público-alvo.
Artigo de Sergio Fernandes, parceiro do Ezencutivo.
2 Comentários
Legal, gostei do blog!!!