1. IDENTIFICAÇÃO
Nível: Não Executivo
Reporte: Coordenador de Help Desk
Área: Tecnologia da Informação
Diretoria: TI
Posição na estrutura: 317 pontos
2. MISSÃO DO CARGO
Administrar, manter e garantir a integridade dos dados, visando sempre à satisfação do cliente e de encontro com o plano estratégico da empresa.
3. DESAFIO / COMPLEXIDADE / SOLUÇÃO DE PROBLEMA
- Busca contínua por recurso e aperfeiçoamento técnico, de forma a garantir a disponibilidade e a confiabilidade das informações.
- Realizar as atividades pertinentes à área de Administração de Banco de Dados.
- Recomendar as melhores práticas na área de Banco de Dados voltadas para os negócios da empresa.
4. ORGANOGRAMA
5. RESPONSABILIDADES PRINCIPAIS
- Todas as atribuições designadas ao DBA Junior.
- Experiência comprovada em administração de banco de dados Oracle em sistemas plataforma Unix (Solaris, HP-UX e AIX), linux e windows.
- Sólida experiência em implementação e administração de rotinas de backup/restore utilizando a ferramenta RMAN..
- Conhecimento em Projectos de Tuning e Performance aplicacional (SQL e PL-SQL) em RDBMS SQL Oracle (Todas versões) e troubleshooting de servidores em ambiente critico.
- Apoio técnico a equipe de desenvolvimento de sistemas.
- Conhecimento em Bases de Dados tanto OLTP como OLAP.
- Experiência de scripting básicos e avançados (Shell script).
- Experiência em Instalação, Configuração e Implementação de ambientes de alta disponibilidade (RAC, Cluster, Standby (dataguard), Advanced Replication).
- Experiência em desenvolvimento de Procedures, Views, Triggers e Functions.
- Experiência em utilização das ferramentas utilitárias para Oracle.
- Experiência em criação de rotinas de carga e conversão de dados.
- Modelagem de dados.
- Análise de infra-estrutura/Capacity planning (projeção de crescimento vegetativo em banco de dados), análise, execução e acompanhamento junto aos clientes.
6. PRÉ-REQUISITOS NECESSÁRIOS À FUNÇÃO
6.1 ESCOLARIDADE:
Superior completo ou cursando na área de exatas. Certificações do fornecedor Oracle
6.2 EXPERIÊNCIA:
Desejável entre 2 a 3 anos de experiência em funçõoes técnicas de suporte.
6.3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
- Habilidade em Administração de Banco de Dados (Preferencialmente Oracle)
- Conhecimento em Linguagem SQL-Ansi
- Experiência em ambiente UNIX, WINDOWS e LINUX.
- Conhecimento básico em Shell script Unix e batch Windows.
- Conhecimento em controle de acesso e segurança da Informação.
- Gerenciamento de Backup e Recovery
- Experiência em controle de acesso e segurança da Informação
- Experiência em Tuning do RDBMS e aplicativo
- Experiência em gerenciar grandes volumes
- Experiência em Ambiente de Alta Disponibilidade
- Inglês Intermediário
6.5 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
- Foco do cliente.
- Negociação.
- Comunicação.
- Bom relacionamento interpessoal.
- Boa argumentação.
- Criatividade.
- Iniciativa e pró-atividade.
- Raciocínio lógico.
- Saber trabalhar em equipe.
- Saber trabalhar sob pressão.
- Boa comunicação verbal e escrita.
Conteúdo destinado a profissionais da área de remuneração que estão na busca de informações para construir estruturas de cargos de TI.