“Uma ótima obra para quem quer uma visão mais ‘business’ da nossa área. Bem didática e acessível, porém sem deixar de se aprofundar com propriedade nos temas de maior relevância. Uma ótima leitura pra quem já é da área e também para quem está pensanmdo em ingressar.”
Comentário deixado no post – http://bit.ly/aJTvE8 – Renato
________________________________________________
Editora: Saraiva
Autor: ANTONIO CARLOS M. MATTOS
ISBN: 8502049801
Origem: Nacional
Ano: 2005
Descrição
Um dos termos mais utilizados na área digital é sistema. Um sistema é constituído de dois elementos: uma coleção de objetos, por um lado, e uma relação lógica entre eles, por outro. Esses elementos físicos e lógicos fazem com que o sistema se comporte como um organismo. Assim, o Sistema Bancário é constituído pelos Bancos (objetos), que seguem uma série de regras e leis específicas do setor (relação lógica). O Sistema Solar é constituído pelo Sol e seus planetas (objetos), que seguem as leis gravitacionais de Newton (relação lógica). Um Sistema de Informação Empresarial é constituído por uma série de emissores e receptores de dados conectados por canais de comunicação (objetos) por onde fluem dados relacionados com o funcionamento da empresa (relação lógica).
Este livro foi concebido para fornecer ao executivo um conjunto de informações sobre o Sistema de Informação, necessário à tomada de decisões com segurança e conhecimento de causa. Em 15 capítulos são abordados assuntos como o significado de TI, tipos de computadores, sistemas operacionais, bancos de dados, Internet e comércio eletrônico, segurança, confiabilidade e desperdício em TI, projeto e implantação de sistemas, inteligência artificial e, por fim, o que o futuro pode reservar. O autor, Antonio Carlos M. Mattos, procurou evitar o excesso de chavões e termos técnicos, porém, quando necessário, o texto traz cuidadosa explicação dos vocábulos, seguida de exemplos práticos.
Sistemas de Informação: uma Visão Executiva é um livro atual e abrangente que apresenta casos reais obtidos de jornais, revistas, Internet e da própria experiência do autor. Mais de cem imagens enriquecem seu conteúdo.